Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: ghost12

Valente sapata contínua que aí colocou! Que medida tem? 1,40x0,5m?

Quantos andares tem essa moradia?

A sapata do muro? 1,40 x 0.60

Moradia de 3 pisos. com 250 m2 por piso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
  2.  # 562

Colocado por: riscos

Armando Simões & Filhos, Lda

Obrigado riscos..não conheço..pensei de ser outro..SCLC..
  3.  # 563

Colocado por: riscos

A sapata do muro? 1,40 x 0.60

Moradia de 3 pisos. com 250 m2 por piso
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ghost12

Estes engenheiros levam os donos de obra à falência! :)
  4.  # 564

Colocado por: ghost12Estes engenheiros levam os donos de obra à falência! :)

E os fiscais ao desespero.
    Aquilo deve ser uma catrefada de ferros, ferrinhos e pintelhices que um gajo até troca os olhos.
  5.  # 565

Colocado por: hpaivaUnifamiliar? 750m2 de moradia?

Sim..depois desta feita, terá outra simétrica ao lado

Colocado por: ghost12Estes engenheiros levam os donos de obra à falência! :)

Os arquitetos é que levam as pessoas à falência e os eng ao suicídio para corresponderem ás arquiteturas ;)

Colocado por: zedasilvaE os fiscais ao desespero.
    Aquilo deve ser uma catrefada de ferros, ferrinhos e pintelhices que um gajo até troca os olhos

Nann aquilo é quase tudo ferro 10 afastado a 15...
  6.  # 566

Colocado por: riscosNann aquilo é quase tudo ferro 10 afastado a 15...

Assente em calhaus de mármore?
    É pá engenheiros desses não apanho eu.
  7.  # 567

Colocado por: zedasilva
    Assente em calhaus de mármore?
    É pá engenheiros desses não apanho eu.

Não me digas que vai oxidar o ferro, por bocados de mármore.
  8.  # 568

Qual é o drama do mármore enquanto espaçador?
  9.  # 569

Colocado por: riscosNão me digas que vai oxidar o ferro, por bocados de mármore.

Mesmo que eu diga tu não acreditas
    :(
    Agora mais a sério, se pensar-mos bem, não existe qualquer critério ou preocupação na escolha desses pedaços de pedra polida para funcionar com espaçadores.
    Se eu tenho um pedaço em que apenas a face inferior e superior está polida, e todas as outras irregulares, até acredito que não haverá grandes problemas.
    Agora imagina, um pedaço em que para além da face inferior e superior, tenho por exemplo duas das laterais dessa pedra tb polidas. Ora, nestas laterais polidas o betão tem tendência a criar uma micro fissura. Isto é suficiente que em determinadas circunstâncias pode ter nessas micro fissuras uma pequena infiltração de humidade. Agora imagina que logo acima dessa micro fissura está um barão.
    Aquilo começasse-me a carcomer o ferro todo e em 3 tempos tenho a casa no chão.
    Concordam com este comentário: Goncalo D.
  10.  # 570

Um exemplo, ainda que esta pedra nem seja muito má, agora imaginem isto com mármore polido
      lixo3.JPG
  11.  # 571

zé até compreendo essa "pintelhice" e como fazemos fiscalização também temos cuidado com as "pintelhices", mas não acredito de maneira nenhuma que isso ocorra em pedações de pedra tão pequenos e rogosos.. gostava de ver um estudo de uma peça com 30 anos de uso em que isso acontece-se, que fossem partir uma sapata de 60cm de altura para verificar o estado da armadura.
    Desculpa que te diga mas parece me um preciosismo desnecessário numa obra :)
  12.  # 572

Colocado por: zedasilvaAquilo começasse-me a carcomer o ferro todo e em 3 tempos tenho a casa no chão.

Esta parte então é de um exagero....e como se pedir a uma formiga para derrubar um elefante ..ahah
  13.  # 573

Não deixas de ter razão, contudo bem sabes que o pessoal ao betonar não tem cuidado nenhum.
    É um pontapé nas armaduras, é levanta-las com a grua para o betão penetrar melhor, é o diabo a sete.
    Ninguém me garante que aqueles calhaus se vão manter todos no sitio certo.
    Ninguém me garante que numa viga de 5m a meio vão aquilo não está tudo assente no fundo da cofragem.
    Isto era tudo muito lindo se o processo construtivo fosse tipo intervenção cirúrgica em que tudo é controlado à mais ínfima parte, mas todos sabemos que infelizmente não é assim
  14.  # 574

Isso para oxidar precisa de oxigénio. Até pode oxidar qualquer coisa no ponto da fissura, mas o resto da estrutura duvido que sofra sequer cócegas.

Quanto muito, alguma humidade ascensional, mas mesmo aí acho um perigo pequeno.
    Concordam com este comentário: sposilva
  15.  # 575

Então como deveria fazer, zé? Amarrar o espaçador ao arame?
  16.  # 576

Colocado por: ClioIIAmarrar o espaçador ao arame?

Sim.

Colocado por: SkinkxQuanto muito, alguma humidade ascensional, mas mesmo aí acho um perigo pequeno.

É sem duvida um perigo pequeno, por isso vou permitindo tb algumas situações similares.
    Contudo a função de fiscalização é tb ir fazendo alguma "evangelização" dos infiéis de povoam o mercado.
    Fechar completamente os olhos ao pormenor não é defender o DO, é ele que nos paga e merece-nos todo o respeito.
    Concordam com este comentário: riscos, Skinkx
  17.  # 577

Colocado por: SkinkxQuanto muito, alguma humidade ascensional, mas mesmo aí acho um perigo pequeno.

ali não acontece ....pode cair centenas de litros de agua que o solo absorve tudo, por outro lado é muito difícil e improvável a água conseguir subir por capilaridade num volume tão grande de sapata.

Colocado por: zedasilvaNão deixas de ter razão, contudo bem sabes que o pessoal ao betonar não tem cuidado nenhum.
    É um pontapé nas armaduras, é levanta-las com a grua para o betão penetrar melhor, é o diabo a sete.
    Ninguém me garante que aqueles calhaus se vão manter todos no sitio certo.
    Ninguém me garante que numa viga de 5m a meio vão aquilo não está tudo assente no fundo da cofragem.
    Isto era tudo muito lindo se o processo construtivo fosse tipo intervenção cirúrgica em que tudo é controlado à mais ínfima parte, mas todos sabemos que infelizmente não é assim

Se te pagarem para estares na obra no dia da betonagem evitas essa serie de problemas.
  18.  # 578

Colocado por: riscosSe te pagarem para estares na obra no dia da betonagem evitas essa serie de problemas.

Pois mas não cabe a mim essa função, isso é uma responsabilidade do DT
    Mas tb todos sabemos que isso é outro mito
  19.  # 579

LOL quem é esse? esse está lá para defender o empreiteiro, quando está, vai uma xx á obra em 10 meses se tanto...

Não deixas de ter razão, a função do fiscal é averiguar que tudo se encontra de acordo com o projeto e que pode ocorrer a betonagem, não é estar presente a verem a encher..
  20.  # 580

Um pequeno exemplo.
    Tive uma betonagem ontem, foi avisado com menos de 24h de antecedência mas mesmo assim lá vistoriei as armaduras, pedi ao empreiteiro para fazer pequenas correções e não repetir alguns erros na próxima laje. Foi-me garantido que iriam ser feitas as correções logo na manhã seguinte para betonar da parte da tarde.
    De surpresa apareci na obra depois de almoço, como era de esperar só estava corrigido 50% daquilo que tinha pedido. Voltei a dar umas marteladas desta vez ao encarregado, como não pude ficar para verificar acredito que só corrigiram 25% daquilo que faltava.
    O resto era grave?
    Acredito que não.
    Mas é este o panorama geral da nossa construção.
    Por acaso é obra é perto é perto e até deu para lá passar, se fosse uma obra mais longe certamente que a coisa não tinha corrido tão bem.
    P.S.
    Já agora, na obra já tinham estado o DT e o eng da estrutura, nenhum se preocupou com as falhas graves, já nem digo com as pintelhices
    Concordam com este comentário: Goncalo D.

0.1957 seg. NEW