Iniciar sessão ou registar-se
    • emad
    • 5 março 2018
    Colocado por: enf.magalhaesMas também não é isso que está em causa ! Acima dos 10 mil euros acho um abuso.

    Agora com o que eu sei, ate pagava a um arquitecto 20000€ se ele fizesse uma casa em que eu conseguisse poupar 50.000€ comparado com o que eu gastei na minha actual.
    Concordam com este comentário: riscos
  1. Colocado por: enf.magalhaesDisse bem : tudo o que são desenhos ... mau era ...
    E o texto todo que é a maior parte ?


    Por exemplo, num projecto de redes hidráulicas tenho a memória descritiva base e depois condições de execução para:
    # Águas
    - PEX
    - Multicamada
    - Aço Inox
    - PPR
    - PEAD
    - PB
    - PVC
    - PVCC

    # Esgotos
    - PVC
    - PP
    - PP corrugado


    Mesmo quando é "cortar e atar", estão aqui centenas de horas investidas em compor todos estes textos prescritivos para diferentes tipos de técnicas.

    Ou seja, mesmo na "palha" tem lá muito trabalho. Não é como os termos, onde basta trocar Joaquim por Manuel e Freixo de Espada à Cinta por Santa Marta de Penaguião.
  2. Palha que foi feita uma vez e que tidos que vem atrás pagam também, mas nada contra, .... só não me venham dizer que é tudo de raiz para todos os projectos.
  3. Colocado por: Picareta1 hora de um bom projectista não tem nada a ver com a mesma hora de um mau projectista.


    Voltamos sempre ao problema do costume: como é que eu, leigo no assunto, distingo um bom de um sofrível arquiteto?

    Visto que à porta do mesmo não vou encontrar qualquer elemento classificativo da sua competência emitido pela OA, nem tenho lá estrelas Michelin,

    como é que escolho um técnico que me garanta um serviço de qualidade? Não é pelos honorários, de certeza...
    Concordam com este comentário: JotaP
  4. Oh emad .... nem parece seu ... acha mesmo que ia mudar alguma coisa ? Já não teve experiência que chegue nesta área para perceber a sua dinâmica???
    Concordam com este comentário: jorgferr
  5. Enf. Magalhães percebo onde quer chegar com a "palha" mas acho que pode ver isso de outro prisma: a palha é no fundo como uma ferramenta, você até pode comprar uma máquina para uma obra, mas o custo vai ser diluído nas obras seguintes onde for usada.
    Essa palha pode ter sido feita em 100h (exemplo) para o primeiro projecto mas não são debitadas na primeira obra mas sim em todas. Sem contar com as actualizações.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo1710, Skinkx
  6. Colocado por: manelvcEnf. Magalhães percebo onde quer chegar com a "palha" mas acho que pode ver isso de outro prisma: a palha é no fundo como uma ferramenta, você até pode comprar uma máquina para uma obra, mas o custo vai ser diluído nas obras seguintes onde for usada.
    Essa palha pode ter sido feita em 100h (exemplo) para o primeiro projecto mas não são debitadas na primeira obra mas sim em todas. Sem contar com as actualizações.

    É verdade, é assim que deve ser entendido.. Partindo do pressuposto que a palha não foi um copy/ paste abusivo...
    PS: Acho piada a quantidade de pessoas( técnicos) que muitas vezes "pedem", para lhe enviar um projecto , por exemplo de SCIE, ou MEdidas de autoprotecção.... Mas esta gente pensa que as coisas não saem do coiro!!!? Tenho documentação e estruturas de documentos que me levaram muitas horas e cabelos brancos, bem como horas de pesquisa e formação (paga)

    Há pessoal com muita "lata"....
  7. Grande parte dessa palha, leva pelo menos 1 dia de trabalho só para adaptar à obra.
    Tirar cópias, cortar e dobrar, é mais um dia de trabalho, e ainda falta contabilizar o custo de impressão.
  8. Eu vou dar este exemplo. Vi há tempos um eng com um portefólio do ****, muito experiente a dar-me um orçamento com projectos de execução e tudo abaixo dos 2600 euros+iva. Pensei, é pah isto é um bom negócio.....até que vi que o gajo mete a palha toda no CYPE e é o que sair. Estimativas orçamentais, etc, sai tudo do CYPE, dizia o gajo que era o Ferrari dele. Depois disto vim a saber que projectos destes de chouriço a sair so CYPE arranjam-se a partir dos 1500 euros.
    Concordam com este comentário: riscos
  9. Colocado por: Pedro Barradashoras de pesquisa e formação (paga)

    Isto é algo que muita gente desconhece.
    Um técnico que sai da escola e nunca mais investe em formação, é um muito mau técnico.
    Como em todas as áreas, a construção está em constante mudança. Os técnicos têm que investir muitas horas e euros em formação e investigação
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  10. Depois do armazém (hangar para bivalves no Barreiro) mais umas especialidades, armazém com 120m x 90m com estrutura Pre-fabricada, estrutura metálica e betão in sito.

    Colocado por: jorgferrsai tudo do CYPE, dizia o gajo que era o Ferrari dele


    Por aqui trabalha-se de Renault 4L, para não despistar nas curvas :)
      ARMAZEM.jpg
      544.15.CM.EST.001.00-CONCREMAT.jpg
  11. Colocado por: sousa tavarescomo é que eu, leigo no assunto, distingo um bom de um sofrível arquiteto?

    Boa pergunta mas não sei responder, até pode ter um bom portefólio, mas ser uma besta no trato, e não perceber nada de licenciamentos.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  12. Colocado por: Picaretacomo é que eu, leigo no assunto, distingo um bom de um sofrível arquiteto?

    leve a sua mulher à primeira reunião, elas costumam ter um sexto sentido apurado nas escolhas:))
  13. Colocado por: riscoselas costumam ter um sexto sentido apurado nas escolhas


    Olhe que não, olhe que não!!... Para esta escolha elas não pescam nada do assunto. No que respeita a tralhas, a conversa já é outra.
  14. Colocado por: sousa tavaresPara esta escolha elas não pescam nada do assunto.

    Verdade!
    Os arquitetos têm todos um ar assim um bocadinho abichanado.
    Todas a gente sabe que as mulheres até atinam com isso. É meio caminho andado para dar asneira.
  15. Colocado por: zedasilvaOs arquitetos têm todos um ar assim um bocadinho abichanado.


    Se fosse o Arqº da Mhouse, dava-te uma no lombo .:)
  16. Colocado por: riscosSe fosse o Arqº da Mhouse, dava-te uma no lombo .:)

    É pá, não lhe dês ideias.
    Eu ainda estou traumatizado com o que ele fez às pobres das moscas.
  17. Colocado por: JoelMPortefólio e referências sao um bom começo! Uma boa conversa também dá para entender a maneira de pensar e de abordagem!
    (basicamente a mesma maneira para saber se um serralheiro ou empreiteiro, outro qualquer técnico é "bom")
    se for novo ou a começar? serão postos de lado? podem ser exelentes, mas se ninguem lhes der oportunidade... ;) ou se não for abichanado..
  18. Colocado por: antonylemosse for novo ou a começar? serão postos de lado? podem ser exelentes, mas se ninguem lhes der oportunidade... ;) ou se não for abichanado..

    eu também sou um gajo novo, esse gajo novo começa devagarinho por algum lado, e se for bom rapidamente ganha mercado
    Concordam com este comentário: sousa tavares, antonylemos, Anonimo1710
  19. ... uffa... pensei que um tipo tinha de ser abichanado.. hehehe

    sem desrespeito aos abichanados... nothing wrong with being abichanado...
 
0.7540 seg. NEW