Iniciar sessão ou registar-se
    • ZP
    • 15 maio 2009

     # 1

    Eu atiro os foguetes e apanho as canas!
    Pois já descobri a solução à pergunta: remate metalfilm onduline.
    Explicado, claro está, no site onduline (desculpem as perguntas de iniciado).
    Já agora, imagino que seja a mesma solução para rematar as placas onduline junto da chaminé, eventualmente com a aplicação de betumline para que a fita agarre ao reboco. correcto?
    ZP
      remate_metalfilm1.jpg
  1.  # 2

    Em termos de madeira, poderá optar pelo Pinho Tratado, em termos de saude não lhe poderei indicar se trazerá problemas, quanto a durabilidade é uma das melhores madeiras do mercado em relação custo-beneficio. Existem outras pex. Riga Nova, a Casquinha, e ponderando em termos de saude...sem dúvida estas...teem um cheiro caracteristico dá a sensação de floresta..
    Quanto a painel OSB, é como tudo..se prefere o forro, é uma opção, eu pessoamente e em termos de durabilidade, resistencia e estética sem dúvida opto por OSB3 ( OSB 2 é menos resistente a humidades). O forro para além de ter um custo mais elevado na colocação, é menos resistente para se deslocar sobre ele mesmo.Quanto a questão de irregulariedades de vigas, se as substituir ou calçar..consegue ajustar o painel que para além de ser um bom isolante térmico, irá também contribuir para o travamento da estrutura.
    No sistema onduline o metafilm faz o remate dos beirados, e o Ondufilm é usado nas cumeeiras, junto ás paredes, e rufos.
    Agora só falta arreagaçar as mangas...e toca a empreender essa Obra.


    Cumprimentos,

    Miguel Ramos
    [email protected]
  2.  # 3

    Colocado por: ZPJá agora, imagino que seja a mesma solução para rematar as placas onduline junto da chaminé, eventualmente com a aplicação de betumline para que a fita agarre ao reboco. correcto?

    Também pode ser, mas é pouco aconselhável. Umas caleiras em zinco nº 12, são a solução tradicional e mais recomendada.

    Colocado por: ZPImagino que o procedimento habitual para a recuperação de telhas seja a raspagem do musgo e virá-las ao contrário para expôr à chuva a face menos deteriorada.

    Nessas telhas é impossível raspar o que quer que seja, nem esse é o procedimento recomendável. Usa um jacto de água de alta pressão e limpa-se de ambos os lados, mas economicamente é um erro, porque o custo de limpeza é quase igual ao das telhas novas e ainda fica com velhas em péssimo estado. Existem telhas com esse aspecto antigo ou rústico. Aliás, pelo aspecto delas, duvido que as tirem e elas aguentem com a pressão da água
    http://www.margon.pt/

    Colocado por: ZPExiste algum truque ou material para tapar algumas pequenas fendas nas telhas de forma a evitar infiltrações?
    Há um muito bom: Telha nova Todos os outros destinam-se a enganar


    Colocado por: ZP2-Forro: ripas de pinho tratadas com cuprinol e unidas com junção macho/fêmea.

    Porquê pinho? Coloque também em casquinha ou melhor ainda em castanho, quer o forro, quer as vigas. Fica com um tecto interior fabuloso
    • ZP
    • 25 agosto 2009 editado

     # 4

    Meus caros:
    graças a este excelente fórum de discussão, em especial a participantes que é escusado nomear, consegui fazer a recuperação de uma modesta casa sem gastar muito dinheiro.
    Aqui ficam as dicas para quem tropeçar em pesquisas sobre "telhados rústicos", apesar da obra ter sido um pouco mais do que isso.
    Espero que ajude como muito me ajudaram a mim.
    Bem-haja a todos.
    Z:-P

    Imagem 1 - O vigamento em casquinha levou um verniz e depois um banho de cal artesanal só por causa das dúvidas.

    Sugestão: no caso de trabalhos no verão, a construção prévia de uma sombra por cima da zona de obra é um investimento que se recupera rapidamente pois dá condições incomparáveis de trabalho aumentando a produtividade e o bem-estar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      01vigas.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009

     # 5

    imagem 2
    Forro também em madeira de casquinha com banho de cal.
    Este forro revelou-se demasiado frágil em especial nas zonas da ligação macho-fêmea.
    A madeira é muito macia e fácil de trabalhar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      02-forro.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009 editado

     # 6

    Imagem 3 - subtelha onduline.
    A escolha da medida adequada revelou-se difícil pois a telha canudo irregular (fruto de muitos remendos) tinha entre 18cm a 20cm de largura e a opção recaíu na onduline BT200 (para telhas até 18cm) em vez de se ter optado pela BT235 (para telhas entre 18,5 a 22cm).
    Como resultado, o canal ficou demasiado apertado, sendo mais provável que venha a entupir com folhas e para além disso, levou cerca de 10% mais telhas do que o esperado.
    Sugestao: levar uma dúzia de telhas à loja e ensaiar o espacejamento nas diversas placas possíveis.
    Atenção: Há que ter cuidado nos remates dos beirados, chaminé e cumeeira.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      03-subtelha.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009

     # 7

    Imagem 4 - telha canudo recuperada.
    Sugestão: pesquisar na vizinhança nas casas que tenham telhados novos e perguntar o que fizeram às telhas antigas. Pode-se encontrar telha usada barata e em estado razoável.
    Para limpar, basta escovar a maior sujidade com uma escova de aço. Tira-se a maior parte do musgo mas mantém-se os traços da passagem do tempo (very tipical!)
      04-telha.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009 editado

     # 8

    imagem 5 - madre em castanho.
    apesar de antigo e com mau aspecto, o madeiramento antigo costuma ser muito resistente.
    Neste caso, aproveitou-se uma madre em castanho que estava com bastantes formigas. A madeira foi raspada, lavada e tratada com um banho de cal.
    As restantes madeiras também foram tratadas com cal, o que retira alguma beleza a quem gosta do tom natural da madeira mas dá mais luminosidade à habitação e seguramente que protege melhor a madeira contra bicho e humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      05-madre.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009 editado

     # 9

    Imagem 6 - Cal, mais uma vez.
    As paredes foram picadas muito levemente apenas nas zonas mais deterioradas.
    Foi aplicada uma argamassa de Cal hidráulica e areia ao traço 1/5.
    Foram aplicadas 3 camadas grossas de calda de cal para impermeabilizar e tornar tudo mais uniforme.
    Os rodapés foram caiados com uma mistura de cal e barro vermelho.
    A Cal Branca e a Cal Preta ou Cal olho-de-mocho (especial para rebocos) podem ser encontradas na aldeia do Barro Branco, concelho de Borba, em mestres artesão que mantém em actividade fornos seculares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      06-cal.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009

     # 10

    imagem 7 - Recuperação de paredes de pedra.
    Ora aqui está um trabalho árduo e moroso.
    Para recuperar uma parede de pedra deve antes de tudo delimitar-se o prumo com um fio ou uma régua.
    Depois, encostar as pedras maiores com as faces lisas viradas para fora.
    O interior será preenchido por pedras pequenas, restos de telha e uma argamassa de cal e barro.
    Convém ter algum músculo, muito olho e muita paciência para se encontrar as pedras mais adequadas e um martelo sempre à mão para limar as arestas mais difíceis.
      07-pedra.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009

     # 11

    imagem 8 - antes.
      antes.jpg
    • ZP
    • 25 agosto 2009 editado

     # 12

    imagem 9 - depois - a recuperação de uma casa rústica passo-a-passo numa sequência de 9 posts.
    a quem interessar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      depois.jpg
  3.  # 13

    ZP

    está muito bem muito bem bem mesmo.
    se mudar de profissão está garantido para o futuro acredite, ironias á parte.
  4.  # 14

    Muito porreiro! :)

    Quando comecei a construir a minha casa tinha um telhado com imensas telha de cana, muito antigas mas em bom estado. Ainda as "ofereci" à Aldeia da Mata Pequena, mas acharam que dava muito trabalho...
    Como eu não tinha interesse, não aproveitei nenhuma!

    Coisas da Casa
  5.  # 15

    Parabéns!! Deve-te dar muito gosto abrir essa porta verde agora!
    Eu também estou inclinado a recuperar um anexo antigo na minha casa com telha de cana também. Espero que me possas ajudar com algumas dúvidas que me possam surgir. Aqui na minha zona o usual é ver as recuperações com cimento, a argamassa de cal e barro de que falas é seguro e estético se quiser ter a pedra à vista?

    Cumprimentos
  6.  # 16

    Espectáculo ...só tenho pena de não ter visto a colocação de um isolante.

    Serra de Portalegre... deve ser muuuito frio
  7.  # 17

    Colocado por: ZPImagem 6 - Cal, mais uma vez.
    As paredes foram picadas muito levemente apenas nas zonas mais deterioradas.
    Foi aplicada uma argamassa de Cal hidráulica e areia ao traço 1/5.
    Foram aplicadas 3 camadas grossas de calda de cal para impermeabilizar e tornar tudo mais uniforme.
    Os rodapés foram caiados com uma mistura de cal e barro vermelho.
    A Cal Branca e a Cal Preta ou Cal olho-de-mocho (especial para rebocos) podem ser encontradas na aldeia do Barro Branco, concelho de Borba, em mestres artesão que mantém em actividade fornos seculares.


    Tenho uma casinha identica mas junto a serra de montejunto gostaria de saber como fez para isolar da humidade nas paredes?
  8.  # 18

    Boa tarde

    Tenho uma casa rustica na zona de PENICHE cujo telhado já apresenta algumas debilidades. As vigas são em Madeira, mas acho que já têm bicho da Madeira.

    Alguém me pode dar uma ideia do custo por m2 aproximado da reparação de telhado com subsituição das vigas, telha e isolamento (e já agora qual recomendam)

    Conhecem alguém ou empresa que faça este tipo de trabalho?

    Agradeço a vossa ajuda
 
0.0198 seg. NEW