Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Noite,

    Já frequento á tempo o fórum da casa, e até já tirei algumas dúvidas que tinha.
    Bem é o seguinte, como o mercado está e eu sem ter terreno ideal para construir estamos inclinados para comprar casa, temos cerca de 25% do valor das casas que estamos em vista.

    As minhas duvidas são para quais os cuidados ou melhor quais as perguntas deve fazer aos vendedores, quer sejam particulares ou agências imobiliárias sobre a casa!
    Pois o que eles querem é vender a casa, mesmo que esta não seja a indicada para nós....

    Obrigado
  2.  # 2

    Não conhece nenhum construtor que esteja a fazer moradias para vender, ou pelo menos um com boas referências? Se sim comece por aí e vá directamente ao construtor.
    Negociar com imobiliárias nunca foi minha opção para além do custo as imobiliárias estão cheias de maus profissionais que são mal pagos ( apenas função variável) e fazem de tudo para vender uma casa...são tudo facilidades! No entanto acredito que hajam excepções.
    Quanto aos 25% de capitais próprios é um bom indicador para conseguir financiamento facilmente.
    Veja as casas, procure humidades, veja se tem caixa de ar no solo, interrogue, peça referências e, tenha um pouco de sorte que também é preciso.
  3.  # 3

    Já agora, como acha que o mercado está e de que zona é?

    Sinceramente acho que o melhor período para aquisição já passou (pico da crise 2010 a 2013). Outra coisa é o crédito, esse sim está mais barato e acessível. Muitos dos que compraram habitação no pico da crise já negociaram os spreads.
  4.  # 4

    Colocado por: SupporterJá agora, como acha que o mercado está e de que zona é?

    Sinceramente acho que o melhor período para aquisição já passou (pico da crise 2010 a 2013). Outra coisa é o crédito, esse sim está mais barato e acessível. Muitos dos que compraram habitação no pico da crise já negociaram os spreads.


    Por acaso não conheço nenhum.

    Como refere não é bem o mercado mas sim os empréstimos serão mais fáceis e baratos, mas também nos sait da imobiliárias com preços riscados e novos preços com valores abaixo uns 20/30 mil, e casa vendida.(como se diz, "pode ser só para inglês ver").

    A níveis de papeis, posso pedir documentos da casa sem saber se a vou adquirir ou não(quais os mais importantes)


    Estou á procura na zona de Mira(Coimbra)

    Obrigado
  5.  # 5

    Então é daqui perto... era só para perceber o seu raciocínio em relação ao mercado imobiliário. Os documentos mais importantes são a caderneta predial e a certidão do registo predial para saber se a casa tem algum ónus. Veja também se a casa não teve alterações ao projecto inicial e, se tiver, se tão legalizadas. Acho que com estas 3 precauções já é um bom caminho. Eu adquiri casa nova na zona de Ílhavo, conhecia o construtor e tornou o processo relativamente fácil.

    Cuidado com o show off das imobiliárias, se conseguir comprar directamente consegue poupar uns 5% do imóvel mas também tem um processo mais a sós na relação com o banco e com o construtor (as vezes as imobiliárias ajudam no crédito mas nem aqui deixam de ser comissionistas).
  6.  # 6

    Colocado por: RcrdPrnt
    As minhas duvidas são para quais os cuidados ou melhor quais as perguntas deve fazer aos vendedores, quer sejam particulares ou agências imobiliárias sobre a casa!
    Pois o que eles querem é vender a casa, mesmo que esta não seja a indicada para nós....

    Obrigado


    Meu estimado, permita-me uma analogia. Você vai ao mercado local e ao passar por uma banca de fruta pergunta: "Minha senhora, estas laranjas são boas?". Esta responder-lhe-à, invariavelmente: "São boas, doces, sumarentas!", sem sequer ter provado uma. Ou "mente" ou não vende...

    Numa qualquer venda, um vendedor dificilmente consegue apontar defeitos à coisa, e quando estes esbarram no seu nariz, são sempre umas questiúnculas sem interesse, uns pequenos pormenores facilmente reparáveis. Mas neste concreto, muitas vezes é-se preso por ter cão e por não o ter: se não pinta a casa, vêm-se as infiltrações (o cliente torce o nariz), por outro lado, se se pintar, escondem-se (cliente agradado - os mais avisados desconfiam de casas recém pintadas)...

    Infelizmente - ainda não é muito usado - mas é de aconselhar que, encontrada a casa mais promissora, se contrate primeiramente os serviços de uma empresa de diagnóstico imobiliário para que um profissional altamente qualificado determine o real estado da construção, detectando assim os potenciais problemas, os quais são posteriormente apresentados em competente relatório técnico indicando, nomeadamente: as anomalias e deficiências, as condições de segurança e de funcionalidade, o estado de conservação do prédio, das suas canalizações de águas, esgotos e gás, das instalações eléctricas e telecomunicações, e das condições acústicas, térmicas e painéis solares, etc...

    Este expediente permite desde logo assegurar uma maior transparência na hora de apreciar a idoneidade do negócio face aos valores pretendidos pelo vendedor. Uma vez mais usado da analogia. Quem nunca se fez acompanhar por um mecânico na hora de ir comprar um carro usado?

    Actualmente é obrigatório o certificado energético. Muito teríamos a ganhar se o fosse também o de diagnóstico.

    Quanto à garantia:

    À semelhança da garantia dos imóveis novos, a garantia de imóveis usados aplica-se durante 5 anos, após a data da entrega do bem imóvel. Contudo, esta garantia só é concedida quando o negócio é enquadrado na actividade profissional do vendedor para uso do consumidor. De salientar que o comprador pode ficar de fora desta garantia se adquirir a casa ao banco (podendo no entanto pedir garantia junto do construtor da casa, se ainda não tiver caducado o prazo e, se aquele entretanto não entrou num processo de insulvência).
 
0.0121 seg. NEW