Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, venho aqui pedir a vossa ajuda para escolher entre 2 apartamentos novos com preços muito semelhantes (diferença de 5 mil €).
    Deixo aqui as plantas:

photo 20160727_233952.jpg

O apartamento do Rés-do-chão bloco 1 (com elevador para garagem) tem outro apartamento colado ao quarto grande (para trás) e mais 2 pisos em cima, além de ter 3 pisos do lado esquerdo separados pela porta de acesso ao bloco.
    O quarto pequeno tem uma janela pequena virada para uma passagem pedonal com escadaria. O terraço encontra-se murado com 1.8 de altura.

O apartamento do piso 1 bloco 2 tem elevador também com acesso à garagem além de ter mais 2 pisos por cima. Também tem mais dois apartamentos colados atrás e do lado direito do respectivo apartamento.

Nota: Estão ambos virados para poente - oeste, à excepção das janelas do rés-do-chão estarem viradas a sul.

Com estas informações, preciso da vossa ajuda para me decidir entre os prós e contras de um e de outro.
    PS: Primeira vez que compro/vivo num apartamento.
  2.  # 2

Eu vivi num rés-do-chão e jurei para nunca mais:
    1 - Maior insegurança
    2 - Menor privacidade
    3 - Se um dia quiser vender é muito mais complicado
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fiat_uno, larkhe, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelson_duarte85
    •  
      larkhe
    • 28 julho 2016 editado

# 3

Nunca vivi num rés de chão,e duvido que alguma vez vá viver.....

Concordo plenamente com o João Pina
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Supporter
  3.  # 4

Normalmente os RC são os últimos apartamentos a vender, e os apartamentos nos últimos pisos, os primeiros. É uma questão de preconceito, de se gostar viver "em cima" dos outros, é símbolo de estatuto , LOL

Vivo num res-do chão e adoro. No prédio onde vivo, sempre me perguntaram porque fui para o RC, fui o primeiro a escolher e habitar o prédio e escolhi o apartamento que quis. Tem um grande terraço para aliviar o stress e o stress dos miúdos. No verão dá para ter cadeiras, mesa e guarda sol, bem como piscina para os miúdos. Não ando preocupado que os miúdos se empoleirem em guardas.
    Não preciso de andar de elevadores nem subir ou descer escadas.

Em relação à segurança , há janelas, portas e persianas, nunca me senti inseguro. Quem vai assaltar entra pela porta de casa, que é mais resguardado, que pelo exterior, a trepar portas e janelas, podendo ser visto.

Em relação à privacidade, depende do prédio, normalmente os RC são elevados o que corta a visão (julgo ser o seu caso). Já as Sr.as não passam sem cortinados, por isso a privacidade não faz sentido. Quando passam na rua, vão olhar para a rua e o seu "ruído" visual, ou andam sempre a cuscar para o interior dos edifícios, a apanhar pokemons? Uns estores de lamelas orientáveis, também são uma solução.

Deduzo que nem se tenham dado ao trabalho de analisar as planta. O Res do chão é muito melhor, grande terraço, boa disposição, lavandaria exterior(o outro nem lavandaria tem), melhor cozinha.

Acho um pouco absurdo neste exemplo não escolher o res do chão
    Concordam com este comentário: emad
    •  
      larkhe
    • 28 julho 2016 editado

# 5

Colocado por: callinasNormalmente os RC são os últimos apartamentos a vender, e os apartamentos nos últimos pisos, os primeiros.É uma questão de preconceito, de se gostar viver "em cima" dos outros, é símbolo de estatuto , LOL

Vivo num res-do chão e adoro. No prédio onde vivo, sempre me perguntaram porque fui para o RC, fui o primeiro a escolher e habitar o prédio e escolhi o apartamento que quis. Tem um grande terraço para aliviar o stress e o stress dos miúdos. No verão dá para ter cadeiras, mesa e guarda sol, bem como piscina para os miúdos. Não ando preocupado que os miúdos se empoleirem em guardas.
    Não preciso de andar de elevadores nem subir ou descer escadas.

Em relação à segurança, há janelas, portas e persianas, nunca me senti inseguro.Quem vai assaltar entra pela porta de casa,que é mais resguardado, que pelo exterior, a trepar portas e janelas, podendo ser visto.

Em relação à privacidade, depende do prédio,normalmente os RC são elevados o que corta a visão (julgo ser o seu caso).Já as Sr.as não passam sem cortinados, por isso a privacidade não faz sentido. Quando passam na rua, vão olhar para a rua e o seu "ruído" visual, ou andam sempre a cuscar para o interior dos edifícios, a apanhar pokemons? Uns estores de lamelas orientáveis, também são uma solução.

Deduzo que nem se tenham dado ao trabalho de analisar as planta. O Res do chão é muito melhor, grande terraço, boa disposição, lavandaria exterior(o outro nem lavandaria tem), melhor cozinha.

Acho um pouco absurdo neste exemplo não escolher o res do chão

Esqueceu se do apanhar o lixo dos outros, privacidade do terraço.., se for uma rua movimentada barulho das pessoas a pé e a falar
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgferr
  4.  # 6

Porque?

Colocado por: larkhe

Esqueceu se do apanhar o lixo dos outros, privacidade do terraço.., se for uma rua movimentada barulho das pessoas a pé e a falar

Colocado por: larkhe

Porque? no segundo ou terceiro andar não apanha lixo dos vizinhos de cima? Ja levei com as cuecas da vizinha de cima na minha varanda, talheres, quando vivia no 2o andar, aliás eram mais porcos nesse bloco que no que estou actualmente onde vivo no RC.
    A varanda como o terraço suja-se. Varrer e lavar faz parte da manutenção de uma varanda ou um terraço, Se não tivesse vizinhos em cima a sujar, teria de varrer e lavar à mesma. Mais uma vez questão de preconceito. Tenho de varrer e lavar o terraço, mas sinto-me mal pois os meus vizinhos também o sujaram?
    A privacidade colmata-se com um grande guarda sol ou uma tenda tipo tenda de loudge. Não tenho problema em andar semi-despido no terraço, ou com os miudos na piscina. Os espaços são para se viverem. O RC convida a isso, com uma grande abertura para o terraço da zona da cozinha e sala.

Se a rua for movimentada, provavelmente mais se incomoda com os carros a passar que provavelmente com as pessoas. Nesse caso tanto incomodam no RC como no piso 1 ou 2. Para isso há janelas, para isolar acusticamente os espaços. Provavelmente estaremos a falar de uma zona residencial , pouco movimentada, e não numa arteria muito movimentada.

É o meu ponto de vista, agora cada um tem de pegar na sua consciência e pesar.
  5.  # 7

acho o apartamento do RC melhor distribuído, e com uma sala bastante maior
  6.  # 8

As plantas foram analisadas muito bem, mas mesmo assim surgem duvidas de quem nunca viveu num apartamento. Sei dos prós e contras de um e de outro. O Rc nao é elevado. É à altura do piso zero ou seja ao nivel da rua. Ambos estao virados para uma estrada nacional nao muito movimentada. Tem uma rua de acesso aos blocos entre a nacional e os edifícios. Existe algum barulho sim mas como sao de vidros duplos penso que melhora a qualidade do ruído.
    De notar que são ambos construidos em betão para nao falar que o RC é um autêntico bunker.

Mas Como neste fórum há mais malta entendida no assunto resolvi cá colocar a questão.
    •  
      MJLP
    • 28 julho 2016

# 9

Colocado por: nelson_duarte85As plantas foram analisadas muito bem, mas mesmo assim surgem duvidas de quem nunca viveu num apartamento. Sei dos prós e contras de um e de outro. O Rc nao é elevado. É à altura do piso zero ou seja ao nivel da rua. Ambos estao virados para uma estrada nacional nao muito movimentada. Tem uma rua de acesso aos blocos entre a nacional e os edifícios. Existe algum barulho sim mas como sao de vidros duplos penso que melhora a qualidade do ruído.
    De notar que são ambos construidos em betão para nao falar que o RC é um autêntico bunker.

Mas Como neste fórum há mais malta entendida no assunto resolvi cá colocar a questão.

Com estas novas informações, fuja do RC o mais rápido possivel para seu bem e da sua familia. Não há espaço nenhum a mais que lhe compense escolher o RC ao nivel da rua.
  7.  # 10

Apesar da sala ser maior os quartos perdem em tamanho.
    Sim é uma zona da periferia da cidade a pouco mais de 1km de distância com mais 2 predios identicos na zona, tirando isso só resta a estrada nacional e algumas habitações mais antigas, nao sendo nenhuma artéria.

Ps Ambos levam estores eléctricos.
  8.  # 11

.
    O segundo quanto do rc é mais pequeno, mas se reparar os quartos são mais amanhado no rc que no piso 1. O quarto secundário do piso 1 é maior, com roupeiro menor , espaço mais irregular.

Nas plantas onde é rua?
    Uma foto do local ajudaria!
  9.  # 12

O RC fica exactamente do lado esquero do outro apartamento. Mas fica mais recuado em relação ao 1 andar. As plantas mostram o contrario pois eu coloquei uma ao lado da outra.
    A Rua é exactamente à frente do jardim do terraço do Rc e do outro apartamento
  10.  # 13

Sao revestidos a capoto e eficiência energética A
  11.  # 14

Não deu para perceber.
    No rc, a rua é em cima, baixo, à direita ou à esquerda?
  12.  # 15

Colocado por: callinasPorque?

Porque? no segundo ou terceiro andar não apanha lixo dos vizinhos de cima? Ja levei com as cuecas da vizinha de cima na minha varanda, talheres, quando vivia no 2o andar, aliás eram mais porcos nesse bloco que no que estou actualmente onde vivo no RC.
    A varanda como o terraço suja-se. Varrer e lavar faz parte da manutenção de uma varanda ou um terraço, Se não tivesse vizinhos em cima a sujar, teria de varrer e lavar à mesma. Mais uma vez questão de preconceito.Tenho de varrer e lavar o terraço, mas sinto-me mal pois os meus vizinhos também o sujaram?
    A privacidade colmata-se com um grande guarda sol ou uma tenda tipo tenda de loudge. Não tenho problema em andar semi-despido no terraço, ou com os miudos na piscina. Os espaços são para se viverem. O RC convida a isso, com uma grande abertura para o terraço da zona da cozinha e sala.

Se a rua for movimentada, provavelmente mais se incomoda com os carros a passar que provavelmente com as pessoas. Nesse caso tanto incomodam no RC como no piso 1 ou 2. Para isso há janelas, para isolar acusticamente os espaços. Provavelmente estaremos a falar de uma zona residencial , pouco movimentada, e não numa arteria muito movimentada.

É o meu ponto de vista, agora cada um tem de pegar na sua consciência e pesar.

Ainda bem que gosta , eles tem de os vender/alugar a alguém. A mim não seria certamente.

Como é lógico depende de alguns factores , principalmente a consciência dos vizinhos , normalmente essa é muito má

Eu tenho um primeiro andar com uma varanda , os restantes por cima não tem varanda , e lixo lá nunca falta, desde bonecos, pastilhas pão , sei lá .

Já foi discutido varias vezes em Assembleia de condominio e é sempre mais do mesmo.
  13.  # 16

Vou tentar colocar aqui um esboço
  14.  # 17

photo 20160728_133451.jpg

É algo assim.
  15.  # 18

Eu também comprei um apartamento com grande terraço num prédio com 9 andares. O meu é o do rés do chão, no entanto, não é ao nível da estrada (tem lojas por baixo) e tenho outro prédio de 9 andares uns metros á frente, no entanto adoro lá morar e a única razão pela qual o comprei foi precisamente pelo terraço, precisamente pelas razões já indicadas: cadeirinhas para relaxar ao fim do dia, piscina para os mais pequenos, churrasqueira e forno...um ótimo espaço exterior ( que se agradece no Verão) com pouca manutenção (nem quero saber dos vizinhos) Claro que se apanha sempre mais sujidade e vai depender muito dos vizinhos ( mas isso é em todo o lado).
    O apartamento que apresenta do R/chão, parece-me melhor, tem um quarto com closet o que é ótimo :)
    Pode sempre colocar umas treliças bonitas para fazer uma vedação.
    O do r/chão é o mais barato correto?
  16.  # 19

Sinceramente tem duas hipóteses.
    Compra o primeiro anda, e vive enclausurado no apartamento apesar da varandinha.
    Ou compra o res do chão, no qual pode optar por viver da mesma forma, "enclausurado". Mas se é para viver enclausurado, então compra o RC que tem melhor relação entre espaços e é mais funcional. Arranja um programador e coloca junto à porta de saida , que lhe descerá todas as persianas eletricas quando sai de casa(preocupação da segurança). Nos meses de verão coloca umas treliças, ganha privacidade, algum isolamento acústico, para poder estar no terraço, jantar no exterior, almoçar ao fim de semana no exterior. arranja um assador e tem outra qualidade de vida.

Como vê há vantagens e desvantagens em tudo. A casa vai ser sua e terá de a comprar em consciência.
  17.  # 20

O RC por acaso é o mais caro. Qualquer moradia tem res do chao por isso.

0.0241 seg. NEW