Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    olá.comprei casa em 2000 com a minha ex-companheira,e vivi em uniao de facto até março de 2007,altura em que ela saiu de casa,e foi viver para casa da Mãe com o nosso filho.Em Dezembro de 2009,ela voltou para casa com o meu filho,e eu,dada a impossibilidade de convivencia em comum,decidi alugar uma casa para mim.Durante o período em que vivi em casa suportei a prestação da casa sozinho,e ela as despesas com o nosso filho.Mesmo no IRS,eu sou quem declara a casa.Oque se passa é que desde Dezembro de 2008,que me vejo obrigado a pagar metade da prestação da casa,a qual não tenho usofruto,e ela recusa-se a pagar por inteiro.Ela não quer vender a casa,prejudicando as visitas por parte de interessados compradores,afirma que vai adquirir a mesma,mas ainda não tomo qualquer medida para tal.que devo ou posso eu fazer para terminar com esta situação?Existe algum prazo para que ela tenha que me dar o valor da metade a que tenho direito?obrigado
  2.  # 2

    nao vai gostar do que lhe vou dizer, mas faça um esforço pelo seu filho, o senhor nao tem usofruto , mas tem o seu filho e o senhor tem obrigaçao de lhe forneçer comida, roupa e tecto...soluçao paro o seu caso? deixe de pagar a sua parte!... mas um dia ... o seu filho ... pode perguntar-lhe, "porque nao ajudas-te a mamã?"
  3.  # 3

    Colocado por: joaocostanao vai gostar do que lhe vou dizer, mas faça um esforço pelo seu filho, o senhor nao tem usofruto , mas tem o seu filho e o senhor tem obrigaçao de lhe forneçer comida, roupa e tecto...soluçao paro o seu caso? deixe de pagar a sua parte!... mas um dia ... o seu filho ... pode perguntar-lhe, "porque nao ajudas-te a mamã?"


    Desculpe, mas não concordo com esses estereotipos. Vivemos em tempos modernos. Porque não é o pai a ficar com a criança e a mãe a sustentá-los? Só porque não é socialmente bem-visto? Tretas... Essa de sustentar o filho não pega, pois todos sabemos que metade da pensão de alimentos é gasta pela mãe em si própria. Caro Bigodes, lute pelo que sai do seu suor. Se lhe custa a ganhar o seu, gaste-o somente consigo e com o seu filho. Concordo que tenha de dar um tecto ao seu filho, mas à mãe do seu filho só dá se você quiser (não concordo que dê, mas isso já é opinião pessoal).
  4.  # 4

    marcoaraujo, faz a minina ideia se o Bigodes quer/pode ter a guarda do filho?!
  5.  # 5

    Colocado por: marcoaraujo
    Colocado por: joaocostanao vai gostar do que lhe vou dizer, mas faça um esforço pelo seu filho, o senhor nao tem usofruto , mas tem o seu filho e o senhor tem obrigaçao de lhe forneçer comida, roupa e tecto...soluçao paro o seu caso? deixe de pagar a sua parte!... mas um dia ... o seu filho ... pode perguntar-lhe, "porque nao ajudas-te a mamã?"


    Desculpe, mas não concordo com esses estereotipos. Vivemos em tempos modernos. Porque não é o pai a ficar com a criança e a mãe a sustentá-los? Só porque não é socialmente bem-visto? Tretas... Essa de sustentar o filho não pega, pois todos sabemos que metade da pensão de alimentos é gasta pela mãe em si própria. Caro Bigodes, lute pelo que sai do seu suor. Se lhe custa a ganhar o seu, gaste-o somente consigo e com o seu filho. Concordo que tenha de dar um tecto ao seu filho, mas à mãe do seu filho só dá se você quiser (não concordo que dê, mas isso já é opinião pessoal).




    tretas salvo seja ... ha mtas pensoes de alimentos que rondam os 150€ ... e quando sao dadas .... sera que a mae gasta para ela 75 € .. porque sera que um filho de gastos mesais 75€ chegam ??? tudo depende da carteira de cada um ...
  6.  # 6

    Colocado por: catarinam
    Colocado por: marcoaraujo
    Colocado por: joaocostanao vai gostar do que lhe vou dizer, mas faça um esforço pelo seu filho, o senhor nao tem usofruto , mas tem o seu filho e o senhor tem obrigaçao de lhe forneçer comida, roupa e tecto...soluçao paro o seu caso? deixe de pagar a sua parte!... mas um dia ... o seu filho ... pode perguntar-lhe, "porque nao ajudas-te a mamã?"


    Desculpe, mas não concordo com esses estereotipos. Vivemos em tempos modernos. Porque não é o pai a ficar com a criança e a mãe a sustentá-los? Só porque não é socialmente bem-visto? Tretas... Essa de sustentar o filho não pega, pois todos sabemos que metade da pensão de alimentos é gasta pela mãe em si própria. Caro Bigodes, lute pelo que sai do seu suor. Se lhe custa a ganhar o seu, gaste-o somente consigo e com o seu filho. Concordo que tenha de dar um tecto ao seu filho, mas à mãe do seu filho só dá se você quiser (não concordo que dê, mas isso já é opinião pessoal).




    tretas salvo seja ... ha mtas pensoes de alimentos que rondam os 150€ ... e quando sao dadas .... sera que a mae gasta para ela 75 € .. porque sera que um filho de gastos mesais 75€ chegam ??? tudo depende da carteira de cada um ...


    Um filho foi concebido a meias, logos as despesas devem ser efectuadas a meias. Sou contra a existência de pensões de alimentos. Os pais devem os dois pagar as coisas a meias e ponto final!
  7.  # 7

    sim ... mas isso é kdo sao civilizados, o que é raro encontrar .., porque geralmente quando se chega a essa parte ja se perdeu o discernimento todo .. atençao nao falo so dos homens ... Falar é lindo .. o pior é quem ta nelas. e media geral sao as maes que ficam com os filhos .. e media egral os pais nao ajudam as maes a sustentar os filhos :!!! ha sempre a excepçao da regra .. mas é mesmo uma excepçao .
  8.  # 8

    Vou me explicar melhor.A minha ex-sogra vendeu a casa que estava em nome da filha(a minha ex-companheira),e fez o truque da cartola,mas ao contrário,ou seja,deu o sumiço.Eu,jovem e parvo,consenti que a minha ex manifestasse a venda da mesma no nosso IRS.O ano passado recebi uma notificação para pagar uma divida de 1800 euros sobre a mais valia.A ex-sogra descartou-se,e quem paga a divida sou eu,forçado claro,e a ex,forçada tambem,claro,porque quando apresentei a questão pela primeira vez,não quiseram saber de nada.A mesma ex-sogra,pediu que pedíssemos por ela 5000 euros,e eu ,jovem e parvo,dei a cara com a ex-comp,num empréstimo ao Millenium.Oque aconteceu,é que a senhora nunca pagou qualquer prestação.Assim sendo,eu,com uma casa para pagar,um filho para alimentar,um carro e contas inerentes à habitação,trabalhava em 3 sitios diferentes,enquanto que a minha ex,fazia sala no café,até ao dia em que disse que iria sair de casa porque estava apaixonada por um"poeta de café",vulgo desocupado.O resto já vos contei.Hoje fui á loja do cidadão,e tenho 168 euros de electricidade e 50 euros de gáz para pagar,porque os contratos estão em meu nome.o que pergunto é se hei-de esperar por justiça,ou faço-a?Secalhar,segundo a opinião do João Costa,eu vou morar pra debaixo da ponte,e o meu filho,mãe e avó vão construindo um património á conta dos homens,que infortunadamente passam pela vida das mesmas.
  9.  # 9

    Conclusão,apesar de estar separado há 2 anos e meio,continuo a sustentar não só o meu filho,como a mãe.
  10.  # 10

    Pode começar por mandar cortar água, gás e luz, sempre poupa algum e alguém vai abrir a pestana.
  11.  # 11

    clasegundo a opinião do João Costa,eu vou morar pra debaixo da ponte,e o meu filho,mãe e avó vão construindo um património á conta dos homens,que infortunadamente passam pela vida das mesmas.


    Antes demais peço desculpa se foi desagradável na 1ª resposta, não fazia ideia dos motivos, e da maneira que o problema foi exposto levou me a pensar outra coisa como certamente a mais pessoas.

    Parece que você casou com uma "brasileira" ou vigara, nao é o 1º caso que ouço falar e digo-lhe , você está metido numa alhada, e se a "tipa" for esperta você pode ter que ficar a trabalhar para ela.

    1º sugiro lhe uma consulta a um advogado, falando na possibilidade de lhe retirar a criança, afinal ela não trabalha e como tal não a pode sustentar,
    2º sugiro tb que corte imediatamente os serviços de agua e luz,telefone, etc
    3º contacte os serviços sociais e informe os do seu problema , sendo verdadeiro e da possibilidade de uma criança passar fome
    4º fale com o banco e diga lhes que pode deixar de pagar a casa, pois não está para manter "vadias",
    5º declare o menos possível ao fisco, fale com o seu patrão ,
    6º pense também no seu filho, ele não tem culpa de nada
  12.  # 12

    Pois é caro Bigodes, não lhe invejo a sorte, mas de facto há gente que não interessa ao menino jesus e nasceram para viver á custa dos outros.

    Se ela não trabalha e o "poeta de café" idem, não será muito difícil ficar com a guarda da criança, e se ela fôr de calibre mandriona ainda mais fácil é.
    Quanto á luz água e gás, não tem que aturar isso, ela que mande instalar em nome dela, e pague a renda, depois nas partilhas ela terá de lhe dar a sua parte e descontar aquilo que não pagou e que lhe pertencia, como também tem uns bons meses a haver dela pode ser que fique ela por ela.
    Depois de ficar com a guarda da criança, exija-lhe mensalmente o valor e no 1º mês que não pagar vai logo para tribunal com ela, para não haver confusões, e ao fim de uns 2 ou 3 anos, esqueça porque a casa se ela a comprou deixou de a pagar e ficou sem ela, e está ausente em parte incerta, e possívelmente não volta mais, se voltar para ver o filho, vai ter de ir a tribunal para conseguir essa proeza, e aí vai pagar tudo até ao último tusto.

    Mas cá para mim e sem água luz e gás, é bem possível que ela saia de casa, e aí você entra, muda as fechaduras, faz de novo os contratos e se paga ao banco pelo menos usa até a vender, não esquecendo e levando testemunhas em como ela abandonou a casa, para não dizer depois que você a meteu de lá para fora.
    Por agora não paga nem a metade da prestação, diz que não tem dinheiro para tal e fim de papo tipo desenrasca-te, o que das duas uma, ou ela faz realmente aquilo que diz e fica com a casa para ela ou acaba por sair porque não vai sustentar a casa sózinha, e o poeta por certo muito menos. A mãe decerto que ajuda uns meses e depois deixa-se disso, porque começa a ver o poeta encostado á sombra da bananeira.

    No entanto deve de imediato contratar um advogado, para tratar do assunto, quer para a custódia do filho, quer para o problema da casa, para fazer tudo como deve ser sem cometer ilegalidades das quais se poderá arrepender depois, ou se as cometer é devidamente aconselhado.

    Cumps e boa sorte que bem precisa
  13.  # 13

    Colocado por: Bigodesonclusão,apesar de estar separado há 2 anos e meio,continuo a sustentar não só o meu filho,como a mãe.

    Tente a custódio do seu filho, e aí "livra-se" de vez da mae...
 
0.0159 seg. NEW