Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou com dúvidas acerca do que devo colocar no exterior do terreno.
    Li alguns tópicos aqui mas não fiquei totalmente esclarecida.
    O empreiteiro deixou a terra um pouco abaixo do nível final.
    Falou-me agora que deveria regularizar o piso e mediante isso, "enchia" mais ou menos (julgo que deve estar a refereir-se a gravilha - tout venant).
    A ideia que tenho neste momento sobre os 3 tipos que estou a considerar é a seguinte:

Calçada Portuguesa:
    Acho que fica bonita e tenho ideia que é durável (estava a considerar de 7cm) (foto em anexo).
    No entanto, como vão passar carros, tenho receio que começem a soltar-se os blocos de granito.
    Tenho visto fotografias de uma empresa Roc2c. Tem diversos tipos.
    Pretendia que as juntas estivessem todas com cimento mas não sei se é boa prática.
    Relativamente ao piso, este tipo de pavimento assenta directamente em cima da gravilha?

Pavê:
    O modelo que me agrada mais é o que tem retangulos pequenos (foto em anexo).
    No entanto, tenho visto alguns pavimentos em que com o tempo começaram a ficar todos desalinhados.
    Por outro lado, conheço um local onde tem tanto este como a calçada portuguesa e os retangulos estão todos certinhos e a calçada toda torta (passam muitos carros lá todos os dias).
    Por outro lado, penso que as marcas de óleo ou outras ficam sempre marcadas e talvez na calçada fiquem menos.
    Relativamente ao piso, este tipo de pavimento assenta directamente em cima da gravilha?

Lajetas de betão salientes:
    Neste gostei das escuras para o acesso à garagem e talvez umas mais claras para o acesso pedonal.
    Será que são resistentes e duráveis? O facto de serem escuras, tem algum problema com o sol?
    No caso destas aconselharam-me a regularizar o piso com gravilha, depois fazer uma regularização do piso com betão com malhasol (não sei a espessura) e só depois colocar as lajetas.
    Alguém tem experiência com estes materiais?

Obrigada
      calcada_portuguesa_05.jpg
      lajeta_betao_01.jpg
      pavimento-paralelo.jpg
  2.  # 2

Reportando apenas ao aspeto visual, sem dúvida preferia a calçada portuguesa.
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  3.  # 3

Calçada portuguesa
  4.  # 4

Mais um voto para a calçada!
  5.  # 5

Cubo granito 11x11
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Vai decidir conforme o numero de opiniões aqui no forum ou conforme o seu gosto/bolso?
    Já agora, na minha opinião o granito é intemporal....nunca saiu de moda.
  7.  # 7

Calçada à Portuguesa 1000% sem dúvidas, até cubo 7X5 fica bem.
  8.  # 8

Colocado por: callinasCubo granito 11x11

Porquê tão grandes? Deslocam-se menos?
  9.  # 9

Colocado por: BelhinhoVai decidir conforme o numero de opiniões aqui no forum ou conforme o seu gosto/bolso?
    Já agora, na minha opinião o granito é intemporal....nunca saiu de moda.

Obviamente que penso pela minha cabeça mas se tiver várias opiniões, posso ter novas perspectivas.
    • r.v
    • 30 julho 2016

# 10

o cubo quanto mais pequeno for mais caro é.
  10.  # 11

Colocado por: mariafernandes

Porquê tão grandes? Deslocam-se menos?

Sim desloca-se menos, é mais barato de assentar e deforma-se menos quando sujeito a tráfego
  11.  # 12

E é considerado área permeável?
  12.  # 13

É se os assentar mas sem ser com junta seca.
  13.  # 14

Já pensou em grelhas de enrrelvamento?
    • tnjp
    • 30 julho 2016

# 15

Vou acompanhar pois vou ter a mesma dúvida: tipos de pavimentos que mantêm o solo permeável.
  14.  # 16

Colocado por: PandRE é considerado área permeável?

Não.
  15.  # 17

Na câmara cá do sitio, cubos de 11 ou grelhas são entendidos como permeável.
  16.  # 18

Colocado por: callinasNa câmara cá do sitio, cubos de 11 ou grelhas são entendidos como permeável.

Entendem mal, porque a calçada não é permeável, ou terá uma permeabilidade muito baixa, mesmo as grelhas de enrelvamento são permeáveis, mas não a 100%, veja as seguintes com permeabilidade de 95%.

file:///C:/Users/Cliente/Downloads/catalogue_salvaverde_en%20(1).pdf
  17.  # 19

Relativamente a ser permeável, do ponto de vista técnico, qual é o problema se for impermeável?

Do ponto de vista legal, quais são as implicações, se não for?
    No meu caso são perto de 160m2, de um total de perto de 600m2.
    É por %?
  18.  # 20

Colocado por: callinasJá pensou em grelhas de enrrelvamento?

Não gosto dessas grelhas. Isso ia-me dar muito trabalho no futuro e não podia sair do carro de saltos!

0.0201 seg. NEW