Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho em curso um contrato de mediação imobiliária para venda do meu imóvel.
    Aproxima-se o final do contrato e como não pretendo continuá-lo enviei carta registada com aviso de recepção, dentro do prazo previsto no contrato, para rescisão do mesmo.
    Entretanto apareceu um possível comprador interessado, foi acordado preço entre as duas partes, recusei realizar contrato de promessa de compra e venda dado que a cláusula pretendida pelo comprador me pareceu lesar os meus interesses. Entretanto a imobiliária tem vindo desde Maio num " enrolar " de explicações que pouco me convencem e nada parece evoluir no sentido de se fazer a escritura. O mediador diz que o comprador aguarda aprovação do crédito por parte do banco. Desde Maio????
    Conclusão, neste momento, enviei a carta de rescisão mas como se encontra em curso um processo de venda - diz a imobiliária, eu continuo ligado ao contrato que fiz.
    As minhas questões são, durante quanto tempo me podem continuar a "empatar" alegando que o processo está em curso?
    O que posso legalmente exigir para ter a certeza que realmente este processo se está a desenrolar?
    Tenho 72 anos e apesar de me considerar uma pessoa com alguma cultura e desculpem o termo "desenrascado" sinto-me sem saber como sair disto. Só já quero perceber se este negócio é verdadeiro ou simulado e desligar-me definitivamente da imobiliária.

    Muito grato pelas possíveis opiniões.

    Arlindo Oliveira
  2.  # 2

    Tinha estipulado preço pelo qual vendia o imóvel através dessa imobiliária? Se sim, foi esse o valor oferecido pelo comprador? Se sim, acho que só lendo muito bem o contrato sendo que, neste caso, parece-me que a imobiliária poderá ter alguma razão.
    Caso não tenha estipulado preço e caso não tenha assinado nada que o comprometa a vender a casa aquele preço aquele comprador através daquela imobiliária acho que ninguém o obrigará a continuar ligado à imobiliária e a vender o imóvel. Você é que decide porque valor escritura o seu imóvel.

    Uma imobiliária deve mediar duas vontades e não o contrário. Estou farto de ver atitudes de comerciais sedentos de vontade de sugar compradores e vendedores.
  3.  # 3

    Qual era a cláusula? É que o facto de a achar abusiva até pode não ser. Solicitou a alteração ao cpcv por escrito?
  4.  # 4

    @supporter A situação é mesmo essa existe acordo quanto ao preço e documento assinado entre mim e o comprador desde Maio mas não acontece mais nada. O mediador diz que o comprador aguarda aprovação do crédito pelo banco.
    Ou seja a minha questão continua a mesma, durante quanto tempo sou obrigado a aguardar a suposta aprovação do crédito ao comprador?


    @treker666 A cláusula era a devolução do sinal na sua totalidade caso o comprador não conseguisse aprovação do crédito por parte do banco. Não solicitei alteração pois não aceitei fazer cpcv. O mediador solicitou os documentos exigidos pelo banco para analisar a possibilidade de crédito mas desde Maio que espero. Quando pergunto qual o estado do processo, a resposta é sempre a mesma, aguardamos resposta do banco.


    Grato pelos vossos comentários
  5.  # 5

    um pequeno detalhe, tem a identificação do tal comprador que aguarda o crédito?? é que pode dar-se o caso que a imobiliária para não perder o contrato esteja a enrolar até arranjar outro comprador.
  6.  # 6

    @marco1 Conheci uma pessoa que veio ver a casa acompanhada pelo mediador. Posteriormente assinei o documento onde ambos concordávamos com o preço. Esse documento chegou a mim por intermédio do mediador e encontrava-se já com a assinatura do interessado na compra. Não tenho qualquer identificaçao do mesmo e não sei como a obter. Alguma ideia? Agradeço
  7.  # 7

    Parece-me simples
    Nao tem contrato de compra e venda assinado pois não?
    Então qual o problema? Informa a imobiliária que já não quer vender a casa e que tal como tal também quer rescindir o contrato com a mesma!
  8.  # 8

    Bom dia!
    A mim parece-me que é a agência a enrolar só para você renovar o contracto, já não é o primeiro caso que arranjam compradores fictícios perto da renovação de contracto, principalmente se for contracto de exclusividade....depois de renovar o comprador caí!!!
    É contracto de exclusividade?
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  9.  # 9

    Um agente da ERA contactou-me a dizer que tinha visto no facebook o meu anuncio de venda da casa e que tinham um interessado em ir ver a casa e que era uma pessoa com interesse genuíno e com boas probabilidades de comprar a casa.
    Gostava de levar lá o cliente mas para isso precisava de ter o contrato de mediação assinado....
    Assim o concordei e até hoje nem uma visita e a "pessoa interessada" não tem tido tempo para lá ir ver a casa... já passou 5 semanas!
    Apesar de ter contrato com a ERA por mais uns meses se alguma vez me ligarem para irem mostrar a casa não vou permitir!
    Já na primeira vez que tive uma casa á venda o tratamento por parte desta agencia era a mesma, muita gente interessada e depois nem visitas.

    Ter contrato com uma agencia não o obriga a deixar eles ir á casa... é ignorar as chamadas ou dizer que não está disponível!
    • BS_637
    • 1 agosto 2016 editado

     # 10

    Colocado por: LuisPereiraUm agente da ERA contactou-me a dizer que tinha visto no facebook o meu anuncio de venda da casa e que tinham um interessado em ir ver a casa e que era uma pessoa com interesse genuíno e com boas probabilidades de comprar a casa.
    Gostava de levar lá o cliente mas para isso precisava de ter o contrato de mediação assinado....
    Assim o concordei e até hoje nem uma visita e a "pessoa interessada" não tem tido tempo para lá ir ver a casa... já passou 5 semanas!
    Apesar de ter contrato com a ERA por mais uns meses se alguma vez me ligarem para irem mostrar a casa não vou permitir!
    Já na primeira vez que tive uma casa á venda o tratamento por parte desta agencia era a mesma, muita gente interessada e depois nem visitas.


    Lá está... consegui o contracto de exclusividade e depois nada... não aceitem contractos de exclusividade, eu até acho que hoje em dia as agências fazem o mesmo trabalho que qualquer um de nós faz!!! Colocar anúncios na Internet e esperar que os clientes telefonem, o resto da papelada já é fácil de tratar!
  10.  # 11

  11.  # 12

    Colocado por: BS_637

    Lá está... consegui o contracto de exclusividade e depois nada... não aceitem contractos de exclusividade, eu atá acho que hoje em dia fazem o mesmo trabalho que qualquer um de nós faz!!! Colocar anuncios na internet e esperar que os clientes telefonem, o resto da papelada já é facil de tratar!


    Exclusividade... isso é que era bom!
    Não é de exclusividade e aceito todos os agentes desde que sejam sérios e sinceros... ERA já foste! Tratam as pessoas como lixo!
  12.  # 13

    Também já tive esse "problema" ( para mim não chegou a ser, ficou a consideração deles) , tinham uma comissão mais elevada que as outras e queriam que o anuncio deles ficasse com o mesmo preço das outras, mas quem tinha de ceder ERA eu, eles mantinham sempre a mesma comissão!!!
  13.  # 14

    Colocado por: BS_637Também já tive esse "problema" ( para mim não chegou a ser, ficou a consideração deles) , tinham uma comissão mais elevada que as outras e queriam que o anuncio deles ficasse com o mesmo preço das outras, mas quem tinha de ceder ERA eu, eles mantinham sempre a mesma comissão!!!


    Aconteceu o mesmo... ERA tem o valor de venda mais alto que as outras imobiliárias... lol
  14.  # 15

    Colocado por: BS_637Também já tive esse "problema" ( para mim não chegou a ser, ficou a consideração deles) , tinham uma comissão mais elevada que as outras e queriam que o anuncio deles ficasse com o mesmo preço das outras, mas quem tinha de ceder ERA eu, eles mantinham sempre a mesma comissão!!!

    Quando vendo um imóvel, o preço de venda é igual em todas imobiliárias, independentemente da comissão que cada uma cobra.
  15.  # 16

    Colocado por: Picareta
    Quando vendo um imóvel, o preço de venda é igual em todas imobiliárias, independentemente da comissão que cada uma cobra.


    Você diz qual é o seu preço de venda e a imobiliária coloca a percentagem em cima do preço!
  16.  # 17

    Eu digo quanto quero vender a imobiliária tenta vender pelo que lhe bem apetecer... livre concorrência lol
    Eu digo de quanto é o cheque que quero na mão... se quiserem colocar á vend apor um milhão enquanto a imobiliária do lado vende por 200 mil... boa sorte!
    • BS_637
    • 1 agosto 2016 editado

     # 18

    Colocado por: LuisPereiraEu digo quanto quero vender a imobiliária tenta vender pelo que lhe bem apetecer... livre concorrência lol
    Eu digo de quanto é o cheque que quero na mão... se quiserem colocar á vend apor um milhão... boa sorte!


    Exacto, há casos assim!!!
  17.  # 19

    Colocado por: BS_637Você diz qual é o seu preço de venda e a imobiliária coloca a percentagem em cima do preço!

    Isso nunca. O preço de venda é igual em todo o lado.


    Colocado por: LuisPereiraEu digo quanto quero vender a imobiliária tenta vender pelo que lhe bem apetecer... livre concorrência lol

    Um imóvel que apareça em vários locais com vários preços, perde a credibilidade.
    Concordam com este comentário: Supporter
  18.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Isso nunca. O preço de venda é igual em todo o lado.



    Um imóvel que apareça em vários locais com vários preços, perde a credibilidade.
    Concordam com este comentário:Supporter


    Então mas repare... eu coloco o meu anuncio e aparecem varias agências! perguntam, qual o preço, por exemplo 100 e depois uma agencia tem percentagem de 3% e outra de 4% e as mais conhecidas tem de 5%! os preços claro que ficam diferentes ou então ficam os preços todos iguais, mas está sujeito a perder se quem vender for de percentagem 5%!!!
 
0.0226 seg. NEW