Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    tenho lido bastantes posts sobre caixilharia aluminio e pvc. Tenho lido a terminologia (ou caracteristicas) dos vidros, por exemplo 4/16/6.
    O que significa isto? é uma janela de vidro duplo, sendo o vidro do exterior 4mm, o interior 6mm e entre eles 16mm?
    mas na prática, o que é melhor? vidros mais grossos? um vão entre eles menor? com algum material especifico no meio a separar os vidros? e janelas de vidros triplos? compensa a diferença de preço?

    às vezes leio que têm "gás" no meio. Estou a fazer uma grande confusão ou é mesmo possível?

    O que é melhor, tendo em conta o isolamento acústico e térmico?

    Muito obrigado a todos que contribuem para este tão fantástico forum
  2.  # 2

  3.  # 3

    Colocado por: apcorreiaTenho lido a terminologia (ou caracteristicas) dos vidros, por exemplo 4/16/6.
    O que significa isto? é uma janela de vidro duplo, sendo o vidro do exterior 4mm, o interior 6mm e entre eles 16mm?

    Neste caso em concreto significa que é um vidro duplo constituído por um vidro de 4mm + 16 mm de caixa de ar (se não possuir mais nenhuma designação é normalmente ar) e um vidro de 6mm

    Colocado por: apcorreiaàs vezes leio que têm "gás" no meio. Estou a fazer uma grande confusão ou é mesmo possível?

    É mesmo possível, tipicamente Argon ou Krypton, mas fica bastante mais caro. Quando não diz nada assume-se que é ar (que por sinal também é um gás ;)

    Colocado por: apcorreiaO que é melhor, tendo em conta o isolamento acústico e térmico?

    - Janelas de abrir (giratórias) são melhores que de correr, quer em termos acústicos quer em termos térmicos.
    - Utilizar sempre vidros de espessuras diferentes (melhora o isolamento acústico)
    - Os gases Argon ou Krypton melhoram o isolamento mas são caros. Normalmente é melhor e mais barato melhorar o vidro através da aplicação de películas.

    Como exemplo um vidro 6/16/4 com ar possui um U de 2.7 W/m2.ºC, com 85% de Argon na caixa de ar possui um U de 2.6 W/m2.ºC. Com ar na caixa de ar mas com uma película Planitherm XN possui um U de 1.4 W/m2.ºC
    Concordam com este comentário: Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apcorreia, Skinkx
  4.  # 4

    Obrigado pelos esclarecimentos tão enriquecedores.
  5.  # 5

    Colocado por: Nuno Nunes


    Esta película planitherm é colocada aquando a construção da janela ou poderá ser colocada à posteriori?
    (peço desculpa se estiver a questionar alguma barbaridade)

    Obrg
  6.  # 6

    Colocado por: apcorreia
    Esta película planitherm é colocada aquando a construção da janela ou poderá ser colocada à posteriori?
    (peço desculpa se estiver a questionar alguma barbaridade)

    Obrg

    A que estou a falar é aplicada na construção do vidro duplo.
    Existem empresas que aplicam películas à posteriori em vidros no entanto não tenho dados sobre este tipo de películas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apcorreia
  7.  # 7

    Obrigado Nuno
  8.  # 8

    Colocado por: Nuno Nunes
    A que estou a falar é aplicada na construção do vidro duplo.
    Existem empresas que aplicam películas à posteriori em vidros no entanto não tenho dados sobre este tipo de películas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:apcorreia


    Julgo que são apenas películas de obscurecimento, sem quaisquer particularidades em termos de desempenho térmico melhorado para além disso. Aliás, estas películas podem ser aplicadas em qualquer face e as películas de baixa emissividade são sempre aplicadas nas faces que ficam viradas para o interior da caixa-de-ar de vidros duplos.
  9.  # 9

    em relação a películas para vidros, tem aqui mais info:
    http://sotermica.pt/arquitectura/proteccao-solar/

    agora a questão prende-se com a veracidade dos dados apresentados (Não sei se há ensaios feitos por laboratórios acreditados), e a durabilidade das mesmas.

    Claro que não é comparável às "peliculas" que vêm de origem nos vidros, mas pode ser uma boa alternativa em algumas situações.
 
0.0135 seg. NEW