Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá Bom dia,

Gostava de saber se para uma casa nova um sistema de piso radiante com bomba de calor é a melhor opção? Tenho andado a pesquisar para a minha futura casa o melhor sistema aplicar.
    Já agora também se pode aplicar tecto radiante para refrescar no verão? e se o mesmo sistema (bomba de calor) permite o aquecimento e arrefecimento ou preciso de recorrer a um segundo sistema.

Obrigado
  2.  # 2

Se houver euros disponíveis, piso radiante com bomba de calor para aquecimento e arrefecimento e paíneis solares é melhor solução, da para aquecimento da casa e de águas sanitárias e arrefecimento no verao.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Henriques
  3.  # 3

Essa pergunta somente você poderá responder ponderando os prós e os contras da solução.

No entanto é a solução que garante o maior conforto interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Henriques
    • emad
    • 1 agosto 2016

# 4

Rui, aqui no fórum defendem muito essa solução. Existem ate pessoas credenciadas a instalar. A mim ainda nao conseguiram convencer. Elevado investimento inicial.
    Eu sou a favor de um bom ar condicionado. Menor investimento e também da para verão e inverno.
    Faz-me confusão em caso de avaria no sistema de tubagens por debaixo do piso.
    Concordam com este comentário: JVBaltazar
  4.  # 5

Colocado por: emadFaz-me confusão em caso de avaria no sistema de tubagens por debaixo do piso.
    esse detalhe é exactamente uma das enormes vantagens desta solução pois os tubos embebidos se forem respeitadas as indicações dos fabricantes são virtualmente eternos.
  5.  # 6

E como andam os sistemas de ar condicionado para quem sofre de alergias? Eu quando tenho de andar de avião passo o voo todo aflito por causa do ar condicionado. Alguma coisa que se possa fazer para evitar isso?

Penso que a solução do PRH resolvia isso, mas o investimento é grande.
  6.  # 7

Colocado por: emadEu sou a favor de um bom ar condicionado. Menor investimento e também da para verão e inverno.
    não deixando de ser uma das soluções possíveis mas não é uma solução comparável pois somente climatizaça algumas divisões da imóvel enquanto que o PRH climatizaça tudo principalmente cozinha e wc que raramente são considerados noutras soluções e com quase o mesmo senão menor consumo global de energia primária pois ainda permite tirar partido do solar térmico com custo quase nulo.

PS: deve saber tão bem de inverno pisar o chão da wc quentinho (o meu é gelado como o raio que o parta).
  7.  # 8

Colocado por: jcfcidE como andam os sistemas de ar condicionado para quem sofre de alergias?
    com as actuais tecnologias existentes e com boa gestão isso pode ser ultrapassado, mas somente com máquinas de gama alta.
    • emad
    • 1 agosto 2016

# 9

Colocado por: jcfcidE como andam os sistemas de ar condicionado para quem sofre de alergias? Eu quando tenho de andar de avião passo o voo todo aflito por causa do ar condicionado. Alguma coisa que se possa fazer para evitar isso?

Penso que a solução do PRH resolvia isso, mas o investimento é grande.

Se fosse a si passava a andar só em aviões com piso radiante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GANDAREZ
  8.  # 10

Se fosse a si passava a andar só em aviões com piso radiante.

Habemus engraçadus! :)

Antes fosse assim :)
  9.  # 11

Colocado por: emad
    Faz-me confusão em caso de avaria no sistema de tubagens por debaixo do piso.

diria que em 90% das habitações em Portugal toda a tubagem electrica, canalização e esgotos é embebido no chao ou paredes.... porque razao so o piso radiante é que lhe faz confusão?
    • emad
    • 1 agosto 2016

# 12

Ja estou mais descansado.

Colocado por: jorgealvesnão deixando de ser uma das soluções possíveis mas não é uma solução comparável pois somente climatizaça algumas divisões da imóvel enquanto que o PRH climatizaça tudo principalmente cozinha e wc que raramente são considerados noutras soluções e com quase o mesmo senão menor consumo global de energia primária pois ainda permite tirar partido do solar térmico com custo quase nulo.

PS: deve saber tão bem de inverno pisar o chão da wc quentinho (o meu é gelado como o raio que o parta).

A mim faz-me mais impressão sentar o rab* quente na sanita gelada.
  10.  # 13

Colocado por: emadA mim faz-me mais impressão sentar o rab* quente na sanita gelada.
    compre uma sanita turca, assim já não apanha frio.
  11.  # 14

Colocado por: jcfcidE como andam os sistemas de ar condicionado para quem sofre de alergias? Eu quando tenho de andar de avião passo o voo todo aflito por causa do ar condicionado. Alguma coisa que se possa fazer para evitar isso?

Ande de avião só quando for necessário, e peça à companhia os locais menos abrangidos pelo AC,.
    Em relação ao AC em casa, a minha mulher tem asma e temos AC. O que fazemos, na divisão onde estamos desligamos o AC. Todos os compartimentos da casa têm AC, incluindo a cozinha e excepto o WC. Hoje punha AC no WC. Quando não estamos em casa o AC está a trabalhar pie forma a quando chegamos podermos com algum conforto desligar alguns aparelhos.
    Na minha casa vou colocar piso radiante.
  12.  # 15

Colocado por: emadJa estou mais descansado.

A mim faz-me mais impressão sentar o rab* quente na sanita gelada.

Tampos de sanita aquecidos http://m.archiproducts.com/pt/1464/acessorios-para-casa-de-banho-assentos-de-sanita-aquecidos-at531.html
  13.  # 16

Colocado por: callinasO que fazemos, na divisão onde estamos desligamos o AC
    mas não precisa de desligar, basta nao direccionar o fluxo de ar para onde está e não seleccionar temperaturas baixas ou altas conforme a estação.

nos aviões em voo não existe arrefecimento interno, o que existe é ar extremamente seco.
  14.  # 17

Podem dar-me uma ideia de preço para um sistema de PRH c/ paineis solares, para aquecimento e arregimento para uma casa com 170m2? Eu sei que é bastante subjectivo mas queria ficar com uma ideia. como disse estou na fase de projecto da minha futura casa e estou a estudar as melhores soluções possíveis. e relativamente ao custo, posso deixar tubagens instaladas agora e mais tarde instalar os equipamentos ou não?
  15.  # 18

Jorge Alves ! Sem dúvida!
  16.  # 19

Boas tardes
    Também gostaria de saber se no caso da minha casa que vou construir aconselham PRH ou ventiloconvetores ?
    Eu estava inclinado para PRH mas agora devido às temperaturas atuais tenho duvidas se o piso consegue arrefecer de uma forma confortável.
    A minha casa será térrea com mais ou menos 250m2
    Terá muito vidro e muita exposiçao solar e fica na cidade de Braga
  17.  # 20

Colocado por: Rui HenriquesPodem dar-me uma ideia de preço para um sistema de PRH c/ paineis solares, para aquecimento e arregimento para uma casa com 170m2? Eu sei que é bastante subjectivo mas queria ficar com uma ideia. como disse estou na fase de projecto da minha futura casa e estou a estudar as melhores soluções possíveis. e relativamente ao custo, posso deixar tubagens instaladas agora e mais tarde instalar os equipamentos ou não?
    localização do imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas

0.0227 seg. NEW