Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Para aquecimento e arrefecimento, uma coisa boa vai-lhe para mais de 15 000 euros
  2.  # 2

Colocado por: JBARROSBoas tardes
    Também gostaria de saber se no caso da minha casa que vou construir aconselham PRH ou ventiloconvetores ?
    Eu estava inclinado para PRH mas agora devido às temperaturas atuais tenho duvidas se o piso consegue arrefecer de uma forma confortável.
    A minha casa será térrea com mais ou menos 250m2
    Terá muito vidro e muita exposiçao solar e fica na cidade de Braga

Tem palas, estores , algum tipo de sombreamento?
  3.  # 3

Colocado por: JBARROSTambém gostaria de saber se no caso da minha casa que vou construir aconselham PRH ou ventiloconvetores ?
    Eu estava inclinado para PRH mas agora devido às temperaturas atuais tenho duvidas se o piso consegue arrefecer de uma forma confortável.
    A minha casa será térrea com mais ou menos 250m2
    Terá muito vidro e muita exposiçao solar e fica na cidade de Braga

assumindo que a componente térmica não é exemplar tem 3 soluções:
    PRH complementado por tecto ou parede radiante
    ou
    PRH complementado por ventilo-convectores nas zonas mais expostas
    ou
    PRH conjugado com uma VMC com bateria de agua fria

se a termica for boa a mediana, basta PRH, por segurança pode deixar uma pré-instalação para futuramente aplicar ventilo-convectores se os cálculos falharem,

obvio que a solução de PRH tem que ser uma que consiga absorver o calor interior como por exemplo esta da Schluter,
  4.  # 4

Eu vou ter estores e a casa terá pala com 40 a 50cm de largura
  5.  # 5

Já agora o que entende por boa térmica numa casa?
    Só para eu saber se tenho ou não
  6.  # 6

Colocado por: JBARROSJá agora o que entende por boa térmica numa casa?

basicamente é um edificio tem um excelente isolamento termico, boa caixilharia e bons vidros.
  7.  # 7

Exteriormente teremos capoto 6cm, tijolo 15 com, caixa de ar de 3cm com almate e tijolo de 11.
    Caixaria de alumínio com corte térmico Navarra 24200 e vidro térmico!
    Acha que é um bom isolamento?
  8.  # 8

Colocado por: JBARROSAcha que é um bom isolamento?
    aparentemente sim, se bem que seria mais eficiente e económico retirar o wallmate de 3 cm e aumentar o ETCIS para 80mm, não esquecendo a cobertura.
    Concordam com este comentário: callinas
  9.  # 9

Pois mas neste momento já temos contrato assinado para este isolamento de paredes! Acha que não irá interferir com a eficácia do PRH? E em relação a cobertura que isolamento aconselha?
  10.  # 10

Colocado por: JBARROSPois mas neste momento já temos contrato assinado para este isolamento de paredes! Acha que não irá interferir com a eficácia do PRH? E em relação a cobertura que isolamento aconselha?
    em termos de eficiencia era melhor e muito mais barato, sendo irrelevante para o prh.

Na cobertura desde que tenha no minimo 8 cm de isolamento termico esta bom.

Estas espessuras de isolamento termico variam vonforme a localização e exposição solar do imovél.
  11.  # 11

Entre pisos, compartimentos climarizados faz sentido colocar isolamento para além dos 4 cm do domino?
  12.  # 12

Colocado por: callinasEntre pisos, compartimentos climarizados faz sentido colocar isolamento para além dos 4 cm do domino?
    eu considero dispensavel, afinal sao ambos espacos climatizados.
  13.  # 13

E no caso de escolher PRH que cuidados devemos ter ao escolher o soalho flutuante? Aconselha alguma marca?
  14.  # 14

Colocado por: JBARROSE no caso de escolher PRH que cuidados devemos ter ao escolher o soalho flutuante? Aconselha alguma marca?

Com flutuante esqueça piso radiante
  15.  # 15

entao no caso de querer PRH terei apenas de colacar ceramica no chao?
  16.  # 16

Colocado por: JoaoPina

Com flutuante esqueça piso radiante
    porquê?
    Mais de metafe das obras que executo levam flutuante.
  17.  # 17

Colocado por: jorgealvesporquê?
    Mais de metafe das obras que executo levam flutuante.

Na minha opinião não será o piso apropriado para tirar o maior rendimento dum PRH mas cada um sabe de si
  18.  # 18

jorge alves que flutuante aconselha colocar em cima do PRH?
  19.  # 19

Colocado por: JoaoPina
    Na minha opinião não será o piso apropriado para tirar o maior rendimento dum PRH mas cada um sabe de si
    pode explicar tecnicamente as suas razoes, ou é somente convicção
  20.  # 20

Colocado por: jorgealvespode explicar tecnicamente as suas razoes, ou é somente convicção

Bem não lhe consigo dar uma aula de física a explicar a inércia térmica mas tem a ver com isso. Madeiras por exemplo são um isolante, claro que aquecem/arrefecem mas demora mais, é necessária muita mais energia para atingir o ponto de temperatura ideal. Agora a malta que instala assume que toda a gente é rica e que liga o PRH em Outubro e só o desliga em Abril. A realidade tuga é que no geral têm mais olhos que barriga e ou nem ligam os sistemas ou ligam e desligam para poupar, pelo que flutuantes, madeiras e afins são muito pior do que as cerâmicas pois demoram muito mais a ter os níveis de conforto de temperatura.
    Concordam com este comentário: fiat_uno

0.0268 seg. NEW