Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: SkinkxEm abono da verdade, também não é bem flutuante que costumam colocar nas suas obras, costuma ser mais na ordem de multicamada de contraplacado folheado, aplicado com recurso a cola. Ou seja, similar a soalho colado e não a laminado flutuante.
    não confunda as obras que eu executo com o que publico no forum, pois no forum só publico coisas diferentes ou com especial interesse,

o soalho estratificado só foi aplicado em 4 das mais de 20 obras de PRH que executei nos últimos 3 anos, repito mais de metade são com flutuante.
  2.  # 2

os consumos andam por ai, recordo que por vezes adiciono contadores de energia para saber verdadeiramente o consumo dos equipamentos, como por exemplo estes:
      2016-06-24 17.08.15.jpg
      2016-03-07 15.08.54.jpg
  3.  # 3

Colocado por: Skinkx
    Quando aos COP sazonais medidos, sejam lá porque quem forem, se tiverem sido feitos nas condições padrão é IMPOSSÍVEL que tenham obtido valores tão díspares. E quando falo em condições padrão é preciso saber do que se fala, porque aquele COP é obtido em determinados perfis e as BC não têm culpa de nem as pessoas nem alguns instaladores saberem escolher/indicar o modelo adequado a determinada instalação. Mas isso é outra conversa.

Aí é que está o problema. As condições padrão não têm nada a ver com as condições reais de utilização. Tal como nos automóveis os consumos declarados pelas marcas não têm nada a ver com consumos em condições reais. E depois vejo aqui vendedores a apregoarem COP de 5, quando na realidade se for metade disso já é com sorte. Quantos instaladores é que já mediram a energia térmica útil que chega aos pontos de entrega, sem ser com os pseudo-medidores dos displays das BC?

Para mim é igual, não sou vendedor nem estou comprador de climatizações. Já agora, se interessar a alguém, analisem e tirem conclusões:

https://forumdacasa.com/?CommentID=914996

https://forumdacasa.com/?CommentID=915000

É que estes relatórios já cá andam há meses e nenhum técnico conseguiu explicar a diferença entre o que anunciam e o que é medido.
  4.  # 4

Colocado por: fiat_unoE depois vejo aqui vendedores a apregoarem COP de 5
    eu registei e publiquei scop superior a 5 em condições perfeitamente identificadas no terreno e em PORTUGAL, sem malabarismos nem conversas de café.

mas cuidado com as suas alegações pois não gosto que me chamem de mentiroso quando as medições até foram comprovadas pelos utilizadores.
  5.  # 5

Colocado por: fiat_unonenhum técnico conseguiu explicar a diferença
    deixa-me ser politicamente correcto,
    porque as condições dos testes influenciam os resultados finais.
  6.  # 6

Mas já agora a pergunta para o comum dos mortais.

Dada a experiencia dos vários intervenientes presentes, para uma mesma casa com as mesmas condições de construção e utilização, por alto qual a diferença de consumo entre um chão flutuante e cerâmico?

Apontar para um consumo 5 a 10% a mais no caso de piso flutuante vs cerâmico é realista?

Cumps
  7.  # 7

depois de ler este tópico todo já não sei se querem discutir o revestimento final do pavimento, se querem discutir a eficácia/consumo das bombas de calor.

ora cá vão os meu dois cêntimos:
    - nunca o Jorge Alves me vendeu nada
    - já me tirou muitas duvidas
    - pedi-lhe que viesse ver a minha instalação para ver se afinava configurações
    - podia-me ter vendido equipamento que eu pensei que me fazia falta, e disse-me que não precisava

Posto isto vamos lá dar a minha opinião
    Quem opta por uma bomba de calor, está disposto a pagar mais caro por um equipamento que lhe dá certas vantagens face a outros mais baratos.
    No meu caso, a maior premissa por optar por uma bomba de calor foi PREGUIÇA.
    Não tenho que alombar com pellets as costas, não tenho de andar todos os dias a encher o cilo, não tenho que fazer limpezas nem manutenções, é ligar no botão e toca andar.
    a nível de consumos, não posso dizer que gastava mais ou menos dinheiro se tivesse outro tipo de fonte de aquecimento, mas a nível de comodismo talvez se possa comparar com uma caldeira a gás, que também deve dar pouco trabalho, e isso meus amigos, vale muito dinheiro PARA MIM, o COMODISMO paga-se, é como o controlo remoto da TV, podia-me levantar para mudar de canal, podia, mas não era a mesma coisa.

quanto ao acabamento do piso, tenho 250m2 de piso radiante na minha casa, tenho madeira de de 22mm colada, passei o inverno com temperaturas em casa na ordem dos 21 a 22 ºC nas áreas comuns, nos quartos acho doentio e pus 18ºC

Sentia-me confortável em casa, nunca precisei de andar com mantas atrás, acendia o recuperador na sala e sentia por vezes calor, não necessitava realmente de o acender, mas também não dizia que não sabia bem.

tenho Granito no chão da cozinha e posso dizer que gosto mais de pisar o chão de madeira aquecido do que o chão de granito.
    o granito aquece mais rápido? é possível, mas a madeira é mais agradável,
    PRH é para ligar no inicio do inverno e desligar no fim, não é para ligar/desligar

a minha casa é tudo eléctrico, e não sou daquelas pessoas muito cuidadosas com os electrodomésticos, tenho um computador 24 horas ligado, e routers e boxes e essas coisas sempre ligadas.
    No verão tenho consumos eléctricos na casa do 80 a 90€, no inverno, o mês que paguei mais electricidade, foi 260€.
    Ora, 260-90=170 será o que a bomba de calor gastou e há ainda aí também gastos por parte da resistência eléctrica do deposito dos painel solar, que no inverno não é suficiente.
    neste momento não tenho a bomba de calor a fazer AQS, senão, possivelmente os consumos ainda eram mais baixos.

ora 170€ de aquecimento num mês, não me parece nenhuma exorbitância, numa casa com 250m2 de piso radiante.

Quem gosta de cerâmica no chão, força, que avance, mas quem gosta de madeira e tem medo de colocar porque receia que não aqueça, fica aqui o meu testemunho.
    se as próprias marcas de PRH contemplam a instalação com madeira maciça, não vejo onde está o problema

Não são historias é mesmo o meu testemunho real
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, skypt, enf.magalhaes, rabino, NPRP
  8.  # 8

Colocado por: ptugaMas já agora a pergunta para o comum dos mortais.

Dada a experiencia dos vários intervenientes presentes, para uma mesma casa com as mesmas condições de construção e utilização, por alto qual a diferença de consumo entre um chão flutuante e cerâmico?

Apontar para um consumo 5 a 10% a mais no caso de piso flutuante vs cerâmico é realista?

Cumps

pode nao haver diferença nenhuma de consumo....a instalação do piso tem que ser pensada de acordo com o que vai levar em cima!

Julgo nao ir dizer barbaridade nenhuma..... mas tem tudo a ver com o passo da tubagem.....mesmo em ceramica se o passo for muito grande vai demorar imenso tempo a aquecer...... resumindo, uma instalação bem pensada e bem executada poupa muitos euros no futuro....

eu nao sou tecnico....e o meu piso radiante é electrico mas o principio é o mesmo.....
  9.  # 9

loverscout,

Tendo piso radiante elétrico, gostaria que me informasse o seguinte:

- acha que foi uma boa opção, considerando que toda a gente critica este sistema de aquecimento comparativamente ao prh?

- durante o inverno liga todos os dias ou só nos mais friorentos?

- os consumos são mesmo preocupantes ou aguentam-se bem? É capaz de dar uma ideia de valores tendo em conta a área da sua casa?

Obrigado!
  10.  # 10

como ja foi dito e redito..... o piso radiante nao é para ligar e desligar....é para estar ligado!

se eu tivesse tido euros disponiveis tinha optado pelo hidraulico..... ja disse isto várias vezes no forum! mas a questão do investimento inicial pesou bastante....

Piso electrico --> 3.000 e qualquer coisa euros 185 m2
    Piso hidraulico --> 15.000 euros

em termos de consumo, no primeiro mes sem qualquer cuidado ou controle levei uma bujarda Valente na conta da luz.... o que me "obrigou a educar-me e ser racional".... passo mais de 12 horas fora de casa, pelo que nao necessito de "pedir" ao piso por exemplo 20 graus o dia todo. foram muitas horas a programar decentemente o piso em cada divisao consoante o uso que faço das mesmas, e a fazer reajustes á medida que ia percebendo como se comportava o piso......como tenho controladores digitais em cada divisao, os mesmos permitem de forma individual pedir varias temperaturas ao longo do dia (e ja percebi que o truque está aqui, nao desligar o sistema mas reduzir-lhe a temperatura).

os programadores permitem ainda ter as estações do ano, Inverno/verão, em que é possivel ter programações diferentes ao longo do ano. de verão estou a pedir ao sistema 16º o dia todo a qualquer hora.... conclusão, o piso está ligado mas nao arranca, uma vez que a temperatura dentro de casa é superior aos 16º--Consumo = 0

tambem ja disse varias vezes no forum, que com a devida programação nao considero que gaste muito em luz, se nao programar o sistema e pedir uma temperatura constante e relativamente elevada....prepare-se para uma bomboca na conta da luz! mas tambem acho isso um desperdicio de energia uma vez que nao está ninguem em casa, daí ser necessário uma boa programação de acordo com a vivencia que se faz da casa!

os consumos serem preocupantes é relativo e depende de pessoa para pessoa......nao considero nada chocante as minhas facturas. (excepto aquela que tive o piso a bombar 24h sob 24 horas com uma temperatura elevada)

o meu painel nao tem Resistencia electrica, o apoio é feito por um esquentador a gás, a agua sai do painel vai ao esquentador, se nao estiver á temperatura que pedi no esquentador, o mesmo dispara e compensa. tambem aqui (e nao sou tecnico) fui fazendo ajustes á temperatura pedida, e notei diferenças brutais no consumo de gás....só para terem uma ideia 5º de diferença a menos representa uma poupança considerável de gás, e depois nao vale a pena pedir ao esquentador uma temperatura em que depois temos que estar a misturar agua fria para temperar a agua! (desperdicio de energia)
    tenho 3 televisoes, box's, consolas, computadores, todas as luzes sao leds, todos os electrodomesticos sao eficientes (maquina lavar loiça, frigorifico, maquina lavar roupa, forno, microondas e exaustor) excepto uma arca congeladora que tambem é eficiente mas é menos que os outros!

Media de factura da EDP Inverno --> 150 euros
    Media de factura da EDP Verão --> 35 euros

na factura da EDP está incluido o Gás natural(placa e esquentador)

se me arrependo? nao.... o conforto do piso radiante é inexplicavel! (esqueçam aquecedores e ares condicionados, nao valem uma peida quando comparado com isto) Mas se tivesse tido oportunidade financeira tinha optado pelo hidraulico. A longo prazo compensa.....mas o investimento inicial tambem é diferente.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, larkhe, sousa tavares, skypt, NPRP
  11.  # 11

esqueci-me de referir,, que tambem fui mudando de tarifario da EDP para melhor ajustar ao meu caso. Neste momento tenho o Tri-horario ciclo semanal!
  12.  # 12

por falar na factura da edp.... chegou ha pouco.

e deixo tambem a factura de março deste ano para esclarecer os mais cepticos. e antes que venham com questões relativas ao gás e respective percentagem de factura..... ha 3 meses que nao dou a contagem do gás e ando a pagar estimative, pelo que o peso do gas na factura de Julho nao é real! está muito acima da realidade!
      edp-julho.jpg
      edp-março.jpg
  13.  # 13

Colocado por: loverscoutesqueçam aquecedores e ares condicionados, nao valem uma peida quando comparado com isto
    Concordam com este comentário: jorgealves
      12.jpg
  14.  # 14

Por acaso algum de vocês que fizeram casa e que instalaram sistemas de aquecimento (>10.000 euros) pensaram, eh pá vou antes aplicar esse dinheiro em caixilharias e vidros... e isolamentos TOPO DE GAMA.
    Já sei que vão dizer que os isolamentos não aquecem nem refrescam, mas se o fizessem, na maior parte dos sítios não precisavam de instalarem sistemas de aquecimento caríssimos.
  15.  # 15

os carissimos, são como os baratissimos, aquecem, melhor ou pior, com mais ou menos consumo.

é que por mais isolamento que se tenha, se não houver aquecimento, a casa não aquece por si só :)
  16.  # 16

Colocado por: omegaQuem gosta de cerâmica no chão, força, que avance, mas quem gosta de madeira e tem medo de colocar porque receia que não aqueça, fica aqui o meu testemunho.
    se as próprias marcas de PRH contemplam a instalação com madeira maciça, não vejo onde está o problema

Não são historias é mesmo o meu testemunho real
    exactamente, quem escolhe o revestimento final, nunca é o sistema de aquecimento, o sistema de aquecimento/arrefecimento tem que se adaptar as escolhas de cada um!!
  17.  # 17

No tópico 88 o sr com o nome omega
    precisava de lhe fazer uma pergunta pois tenho percebido que no aquecimento o prh é excelente
    e no arrefecimento?
    nao quero investir num sistema que depois tenha que estar desligado no verao e colocar AC para trabalhar no verão
  18.  # 18

Colocado por: ArcadePor acaso algum de vocês que fizeram casa e que instalaram sistemas de aquecimento (>10.000 euros) pensaram, eh pá vou antes aplicar esse dinheiro em caixilharias e vidros... e isolamentos TOPO DE GAMA.
    Já sei que vão dizer que os isolamentos não aquecem nem refrescam, mas se o fizessem,na maior parte dos sítiosnão precisavam de instalarem sistemas de aquecimento caríssimos.

Normalmente quem instala sistemas acima de 10mil, do tipo PRH pensa no isolamento e boas caixilharias.
    No meu caso só preciso de 6cm de eps e vou colocar 6 a 8cm de eps grafitado.
    Vidros são 5+16+6, auxiliados por palas as fazer sombreamento e estores de lamelas com programação simples para baixar o estor quando ... A definir ainda a programação.
    Onde falha um pouco, vou ter janelas de correr...
    • MNeo
    • 9 agosto 2016

# 19

Um assunto que ainda não foi aqui abordado foi a estanquidade da casa, por forma a garantir menores perdas de arrefecimento e aquecimento...

Ai vão ter menores custos de aquecimento e arrefecimento.

Ao terem uma casa estanque têm que garantir a renovação de ar, de modo ter uma boa qualidade do ar interior...
  19.  # 20

Colocado por: callinasNormalmente quem instala sistemas acima de 10mil, do tipo PRH pensa no isolamento e boas caixilharias.

Discordo, instalam uns cortizos e já é um pau... dá mais status dizer que se tem prh com bombas de calor ou caldeira a pellets (mesmo que sejam rascas).
    Colocado por: callinasNo meu caso só preciso de 6cm de eps e vou colocar 6 a 8cm de eps grafitado.

...precisa só 6cm pq os 6cm é o usual é o chapa 5.
    Para ficar bem Coloque mas é o dobro do que lhe dizem.

0.0289 seg. NEW