Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde

    Tenho em vista a compra deste terreno (na fotografia) com a casa amarela da direita, mas antes do negócio se concretizar, tenho de ver bem a viabilidade de construção, pois o edifício do lado esquerdo tem janelas voltadas para o terreno em questão.

    A ideia é comprar para construir em altura, mas e se a Câmara me obriga a recuar o meu prédio, por causa das janelas? (que julgo estarem ilegais, pois não aparecem no projecto licenciado da altura).
    Mesmo estando ilegais, a Câmara (ou os proprietários dos pisos) têm algum direito de manter as janelas e podem inviabilizar qualquer projecto que eu faça para aqui?

    Agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar...
      FORUMCASA.jpg
  2.  # 2

    A casa que compra, construído em altura não interfere com as janelas, uma vez que existe um afastamento entre essas janelas e o limite do vizinho, o seu, por um terraço talvez não acessível.
    À semelhança do vizinho terá se recuar ligeiramente , muito provavelmente.
  3.  # 3

    Faça um pedido de informação prévia para saber se o que quer construir pode ser feito.
  4.  # 4

    O espaço que refere de afastamento entre o vizinho (edifício cinzento) e a casa amarela (note-se que estamos a falar daquela porta verde entre ambos), é de acesso às traseiras da casa amarela, pelo que fica já no terreno que eu pretendia comprar.

    O rés-do-chão e sobre-loja teria de recuar sim (à semelhança do vizinho), mas a partir daí para cima já a construção viria para o alinhamento do cinzento, pelo que iria tapar as janelas...

    Não há qualquer coisa sobre "direitos adquiridos", ao final de alguns anos...?
  5.  # 5

    Colocado por: callinasexiste um afastamento entre essas janelas e o limite do vizinho, o seu, por um terraço talvez não acessível.

    Callinas, por acaso está a referir-se a um aparente afastamento a partir do 3º piso que na verdade é só distorção da imagem?
    Concordam com este comentário: callinas
  6.  # 6

    A questão é que aquelas janelas na lateral nunca deveriam ter sido licenciadas.... Pois não salvaguardou os direitos do terreno vizinho se o mesmo quiser crecer em altura.


    OS juristas que se pronunciem...
    Concordam com este comentário: MrcsMglhs
  7.  # 7

    Quase de certeza que vão obrigar a recuar pelo o alinhamento do piso 0, ou seja, pela linha vermelha...

    Image and video hosting by TinyPic
  8.  # 8

    O R/C e a sobre-loja devem recuar para o alinhamento da linha vermelha, sim, mas os pisos de cima deveriam avançar de modo a ir buscar o alinhamento da fachada vizinha...não fossem as ditas janelas.

    Se não estão licenciadas (e nem deveriam ter sido licenciadas, porque estão em incumprimento), então o projecto poderá tapá-las...sim, não, talvez?
  9.  # 9

    Conheço esse prédio, só não sei onde.
    A ideia desse prédio foi fazer as janelas que dá muito jeito. Provavelmente a casa ao lado tardaria a ser mexida, muito menos a ser construída na altura.
    O tempo passa, e julgam que ganharão direitos sobre os vizinhos que construísse, sendo o prédio o lado construído e mantendo área livre na zona das janelas. Provavelmente as janelas até entraram nas telas finais... E mais uns trocados nalgum lado, e lá passou...
    Agora se você quiser fechar as janelas vai ter uma carga de trabalhos , vai optar por prejudicar a sua construção em detrimento das janelas do vizinho.
    Venham os juristas opinar
  10.  # 10

    O edificio em altura deveria ser demolido ( é uma aberração urbanística e arquitectónica)... refazer com altura não superior a 4/5 pisos... e o vizinho, agora efectuar o mesmo ;)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, DEEPblue, Dos Santos, tozepalma
  11.  # 11

    por muito atropelo que possa haver, duvido que as janelas tenham nascido assim de forma tão prepotente. o que de certeza se passou é que o plano de alinhamentos no terreno das casas baixinhas prevê mesmo um recuo até porque do lado de cá faz depois uma esquina. dai que o que aqui há a fazer é tirar o máximo partido da capacidade construtiva cumprindo os alinhamentos e cérceas estabelecidas no pdm e integrar da melhor forma possível com o dito mamarracho que duvido que haja alguma hipótese de ser demolido.
  12.  # 12

    Colocado por: marco1integrar da melhor forma possível com o dito mamarracho que duvido que haja alguma hipótese de ser demolido.

    Claro.. mas como houve o exemplo do predio "coutinho"... Em Viana do Castelo.
 
0.0167 seg. NEW