Iniciar sessão ou registar-se
    • XR2i
    • 3 agosto 2016 editado

     # 1

    Bom dia,

    Comprei um candeeiro no Ikea para a cozinha, mesmo metendo o mesmo na posição mais alta, como o "chapéu" não é aberto, não tenho qq luz de meio para cima dos móveis. É giro, mas não serve para o pretendido, infelizmente. Apesar de só ter testado com uma lâmpada de 800lm. (Foto 1)

    Posto isto, acham que para uma cozinha de 15m2 um candeeiro destes chega para iluminar bem a cozinha toda? (Foto 2)

    Tem 1600lumens, 18w de potência e 6400k, o diametro é de 20cm.

    Tenho também hipotese de por mais 4€, ir para um de 2100lumens, 25w, 6400k e 40cm de diametro.

    A dúvida prende-se pelo facto de achar que o de 20cm poderá ser pequeno, uma vez que só tenho 1 ponto de luz. Na loja não consigo perceber bem se ilumina o pretendido.

    Acham que devo ir para o de 20cm ou 40cm?

    Cumps.
      foto-candeeiro-suspenso__82183_PE207743_S4.JPG
      thumb.jpg
  1.  # 2

    Eu pessoalmente não gosto dessa temperatura de cor, é muito fria (6400k), recomendo-o ir para uns 4000/ 4200k...

    Como é o candeeiro? Assim a "pulso" isso parece-me pouco, pois tenho uma lampada economizadora de 20W da Philips /2000lm - 3000k e está à justa para um compartimento de 6m2...
    Porque não compra uma armadura linear para lampada T5, de 35W | cor 840( 3300lm) ou mesmo de 49W | cor 840 (4300lm)

    Veja na EEE, gosto muito da série AL ( existe rectangular e quadrado)
    http://www.eee.pt/pt/produtos/produtos_cats_luminarias/scripts/core.htm?p=produtos&f=produtos_cats_luminarias&lang=pt&idfam=3&idsep=5&idcat=74

    Outra hipotese é comprar logo um painel LED.
    Por exemplo:
    http://www.eee.pt/pt/produtos/produtos_flags_lum0/scripts/core.htm?p=produtos&f=produtos_flags_lum0&lang=pt&idfam=3&idsep=5&idcat=78&flag=1

    Cerca de 53W/ 4000k - 6900lm

    PS: esses 15m2 são como?, rectangulo comprido, uma area quase quadrada!?
    Concordam com este comentário: XR2i
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
  2.  # 3

    Via agora as imagens.
    O candeeiro suspenso serve, se for somente para meter sobre área da mesa de refeições pequena, não servi´ra para iluminação geral.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: XR2i
    • Dj_C
    • 3 agosto 2016

     # 4

    Bom dia,
    Tem estes também... http://www.efectoled.com/pt/8-comprar-paineis-led

    Cumprimentos,
    Dj_C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, XR2i
    • XR2i
    • 3 agosto 2016 editado

     # 5

    Obrigado pela ajuda Pedro.

    É uma cozinha, um rectângulo comprido e só tenho um ponto de luz a meio da mesma. Por bem deveria ter 2, mas como já tenho os tectos direitinhos e pintados(por falta de lembrança, poderia ter passado fio mas não o fiz)

    Exactamente, o problema é esse, a "maria" gostou muito desse candeeiro, apesar de lhe ter dito que provavelmente não daria, por ser muito baixo. E como só tenho 1 ponto de luz, tenho de meter lá um que sirva para tudo.

    A minha ideia era essa, comprar logo um Painel de Led. Estes que andei a ver tem estes 2 modelos:

    20cm - 1600lm e 40cm - 2100lm. Presumo que secalhar a melhor solução era mesmo optar pelo maior correcto? A temperatura da cor, vou então optar por uma das que o Pedro referiu.

    Cumps.
  3.  # 6

    Numa cozinha de 14m2 tenho 2 desses com lâmpadas economizadoras fluorescentes de 20 W 6000k

    Um sobre a mesa de refeições e outro na área de preparação de comida , como apoio tenho uma fita led de 4 metros 7w/m por baixo do móvel superior de modo a eliminar algumas sombras

    Pessoalmente na cozinha gosto de luz clara / fria
    Concordam com este comentário: XR2i
  4.  # 7

    2100lm, não chega.

    Deve ir para a AL rectangular
    Numa cozinha de 14m2, tenho esta:
    EEE - ALI 01 235BE Fluorescente G5 35W - IP54

    Tem DUAS lampadas de 35W, ou seja apresenta um fluxo luminoso de 6600lm...

    Custou-me em 2008, 152€ está perfeito. ainda não tive de substituir qq lampada.
  5.  # 8

    Daquele link dos paineis led...
    Esta deve ser boa para o que pretende.
    http://www.efectoled.com/pt/comprar-paineis-led/361-painel-led-slim-120x60cm-72w-moldura-branca.html

    Ainda a pode meter ligeiramente suspensa....

    PS: engraçado como as lampadas T5, conseguem ainda assim ter melhor rendimento luminoso do que estes paineis LED... e claro a fiabilidade, nem se compara... Acreditam que esses paineis LED vão durar mais do que 4 anos!!? depois é lixo. e o que parece barato irá ser na verdade caro.
    Concordam com este comentário: larkhe
    • Dj_C
    • 3 agosto 2016

     # 9

    Como em tudo, neste caso onde pode haver problemas é mesmo na fiabilidade, mas das pesquisas que efetuei sobre paineis led, foi onde encontrei preços razoavelmente interessantes. Esta é uma solução que eu também estou a considerar para a reabilitação de uma moradia que em breve vou iniciar.

    Cumprimentos,
    Dj_C
  6.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasAcreditam que esses paineis LED vão durar mais do que 4 anos!!? depois é lixo. e o que parece barato irá ser na verdade caro.


    Se for para encher o olho na venda de imoveis.. escolha "acertada" é o LED ( as pessoas deslumbram-se com isto), se for para si eu já reconsideraria ( o LED bom é muito caro)... eu considero um investimento de risco... de risco muito elevado, com grande probabilidade de correr mal.
  7.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    PS: engraçado como as lampadas T5, conseguem ainda assim ter melhor rendimento luminoso do que estes paineis LED... e claro a fiabilidade, nem se compara... Acreditam que esses paineis LEDvão durar mais do que 4 anos!!? depois é lixo. e o que parece barato irá ser na verdade caro.


    É relativo.
    Acredito nesse tempo de vida, 4 anos. Depois há outro artigo muito importante...
    http://www.efectoled.com/pt/comprar-accesorios-paineis-led/1416-driver-painel-75w.html
    Mais 15€ e o Led dura mais 4 anos... o led em si à partida não terá muitos problemas, a electrónica (barata) é que é lixada...

    Atenção, todos esses painéis Slim são para tectos falsos. O driver liga ao Led por uma ficha e tem que estar junto ao Led mas dentro do tecto falso... caso contrário onde o esconder?...
    • XR2i
    • 3 agosto 2016 editado

     # 12

    Também já me tinha passado isso pela cabeça, dar 80€ que seja por algo que quando se estragar vai directamente para o lixo.

    Se durar as 30.000 horas que ai diz, não é muito mau...

    Nunca pensei que esta fase da iluminação fosse tão difícil sinceramente, eheh!

    No meu caso não é para tectos falsos, tem de ser um candeeiro saliente, ou pelo menos sort of.

    Cumps.
  8.  # 13

    Colocado por: tozepalmaAtenção, todos esses painéis Slim são para tectos falsos. O driver liga ao Led por uma ficha e tem que estar junto ao Led mas dentro do tecto falso... caso contrário onde o esconder?...


    Mete o drive por cima do painel... e usa o acessório de suspensão, nem que fique a 10cm do tecto ;)..
    • Dj_C
    • 3 agosto 2016

     # 14

    Geralmente o tempo de vida estimado é entre 30000 a 50000h... atualmente estou a testar umas lampadas E27 led de 3W, e parecem razoáveis... mas é a tal coisa o transformador é sempre a parte mais fraca, e onde é possível haver mais falhas.

    Cumps,
    Dj_C
  9.  # 15

    Colocado por: XR2iNo meu caso não é para tectos falsos, tem de ser um candeeiro saliente, ou pelo menos sort of.


    Tem os leds menos slim. Há coisas simples que dão bom aspecto à cozinha, para iluminação geral.
    Depois em cima da mesa pode haver iluminação pontual com um ponto de luz suspenso.
    • Dj_C
    • 3 agosto 2016

     # 16

    Há umas molduras também mais altas... em que o driver cabe por cima entre o painel e o tecto.

    Cumps,
    Dj_C
  10.  # 17

    Eu pessoalmente gosto do cromado, no entanto como não é translucido não permite a difusão de luz, o que torna a luminosidade ainda menos intensa.
    De lâmpadas não percebo muito, mas do pouco que percebo, as led apesar de serem mais economicas durante o tempo de utilização, também são menos económicas no arranque, arrancam rápido, não precisam de aquecer. E não esquecer que apesar da durabilidade delas, também vão perdendo a luminosidade. Agora é ver se compensa o investimento em led, se a luz é para estar muito tempo acesa, ou se só vão a cozinha beber um copo de agua! (a brincar)
    Mas são pontos a ponderar na escolha da lâmpada.
    Bem como a temperatura de cor da mesma! Sabia que nas zonas de refeição a luz deve ser mais amarela? Proporciona assim uma sensação de bem estar e relaxamento, o que se reflecte na forma como comemos, mais calmos e pacientes, a luz também influencia a nossa saúde (e parede abdominal)!

    Cumps,
 
0.0185 seg. NEW