Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: electraoTodos falam da Brisa Solar, mas a Represtor parece ter um produto semelhante.

    Já alguém experimentou e tem algo a referir sobre estes produtos?

    http://www.represtor.com/index.asp

    Ou será que há um monopólio com a Brisa Solar?

    Quando se fala de "Brisa Solar", normalmente quer se dizer TIPO Brisa Solar, pois acho que nem uma marca é... Os Alupac da represtor são isso mesmo.
    Colocado por: AnaFrancoNão sou engenheira nem arquitecta...sou psicóloga...e penso que podemos ter bom senso quando falamos em questões tão importantes para a vida das pessoas, como é o caso de construir uma casa...mais importante do que discutir opiniões é mostrar argumentos válidos para as opções das pessoas e responder de forma a permitir que se tenham várias hipóteses de escolha em vez de defender afincadamente um gosto pessoal...já que são técnicos especializados nestas matérias...
    Se para uns o calor é trágico, para outros é excelente...
    Se uns preferem não abrir os estores, outros preferem ter luz o dia inteiro...

    Não está a Ana também a procurar respostas que vão de encontro ao que a Ana gosta??!! É que já várias pessoas lhe disseram os prós e contras de cada solução, e a Ana volta a perguntar: "mas é assim tão grave a questão do calor?". Como que procurando uma justificação para a escolha que quer fazer...
    Os argumentos técnicos já os ouviu. Agora a escolha é sua e só sua! Não tem nada de errado escolher algo que pode não ser o mais eficiente, mas é o que NOS QUEREMOS NA NOSSA CASA!
    Se não gosta de estores exteriores, assume que vai ter de gastar mais uns euritos em climatizar no verão, e está feito. ;)
  2.  # 22

    Curiosamente, numa leitura em diagonal, vejo que existem dois tipos de extores exteriores orientáveis:

    1. Estores Exteriores de Enrolar Orientáveis

    2. Estores Exteriores de Recolher Orientáveis

    Os primeiros enrolam sobre um cilindro ou segundos recolhem para dentro de uma calha. Alguém quer apontar alguma vantagem/desvantagem de um ou outro?

    Uma vantagem nítida em relação aos Brisa Solar é o facto de os perfis não serem perfurados para as guias. Verifiquem nos datasheets.
  3.  # 23

    Boas

    em termos de funcionamento tanto estragam uns como outros, havendo o factor importante que o blackout não tem uma caixa de recolhimento embutida na parede, logo mais praticos se avariarem.


    E no dia a dia? são mais práticos??

    Consegue ter as janelas estar nú dentro de casa e ir abrir as janelas?

    Consegue aplicar janelas com basculante inferior e abri-las com os estores corridos?

    A utilização dos blackouts é meramente estética. NÃO É PRÁTICA, NÃO É FUNCIONAL, NÃO É BOA TERMICAMENTE!!!

    Eu vou colocar estores de enrolar eléctricos... mas se tivesse muito dinheiro ... colocaria janelas até ao tecto... e estores tipo brisa solar... mas isso representaria mais cerca de 10000 euros em relação aos estores aluminio injectados de XPS electricos e janelas com 2.30 de altura...

    Cumps

    Cumps
  4.  # 24

    Kami,
    Mais 10.000,00 euros? Isso é muita janela, não é?

    Estou agora a remodelar outro apartamento onde acabaram com as caixas de estore (em PVC, de enrolar) e vão colocar uns brise-soleil / brisa solar como os desta fotografia.
  5.  # 25

    Colocado por: kamiBoas

    em termos de funcionamento tanto estragam uns como outros, havendo o factor importante que o blackout não tem uma caixa de recolhimento embutida na parede, logo mais praticos se avariarem.


    E no dia a dia? são mais práticos??

    Consegue ter as janelas estar nú dentro de casa e ir abrir as janelas?

    Consegue aplicar janelas com basculante inferior e abri-las com os estores corridos?

    A utilização dos blackouts é meramente estética. NÃO É PRÁTICA, NÃO É FUNCIONAL, NÃO É BOA TERMICAMENTE!!!

    Eu vou colocar estores de enrolar eléctricos... mas se tivesse muito dinheiro ... colocaria janelas até ao tecto... e estores tipo brisa solar... mas isso representaria mais cerca de 10000 euros em relação aos estores aluminio injectados de XPS electricos e janelas com 2.30 de altura...

    Cumps

    Cumps


    "meu amigo(a)" você ponha o que quiser nas janelas e tenha a opinião que quiser, agora não pegue em expressões dos outros para desmentir na sua opinião, parecendo que é a única opinião.
    cumps
  6.  # 26

    Boas

    Mais 10.000,00 euros? Isso é muita janela, não é?


    Pois... se calhar exagerei um bocado... eu para estores tenho vários orçamentos... todos a rondar os 5000 euros. Pelo que vi dos orçamentos aqui apresentados e pelo que falei com instaladores ...para vãos semelhantes aos meus os brisa solar são o dobro do preço. Ou seja 5000 euros a mais.

    As janelas que eu tenho têm 2.30m de altura... e tenho orçamentos dos 20000 aos 30000 em aluminio com ruptura termica e vidro termico... logo se eu tivesse janelas até ao tecto iria ter cerca de 2.60-2.70 ou seja 15% a mais de janela... ou seja 15% a mais de 30000 euros = 4500 euros.

    5000+4500 = 9500 euros! Como vê não anda muito longe dos 10000 euros!

    "meu amigo(a)" você ponha o que quiser nas janelas e tenha a opinião que quiser, agora não pegue em expressões dos outros para desmentir na sua opinião, parecendo que é a única opinião.


    Tudo o que eu disse é a mais pura verdade! Não gosta que o contrariem? Paciência... se calhar é altura de pensar na funcionalidade do que projecta em vez de apenas agradar à vista!!!!

    Cumps
  7.  # 27

    Eu tenho blackout e quero colocar estores exteriores.
    Mas só penso em 2 opções: estores de alumínio de enrolar ou Metalpac/GM200
    Os Brisa Solar parecem-me muito frágeis e não me garantem robustez e obscurecimento total.
    A diferença de preços é colossal. Um MetalPac dá-me para mais de 3 estores de enrolar...
  8.  # 28

    Só agora li esta discussão e estou surpreendido por algumas opiniões supostamente de técnicos.
    Pensei que fosse consensual que os estores exteriores ou os "brisa-solar", são os que garantem melhores condições térmicas de conforto. Se não se colocar um obstáculo que impeça a radiação solar directa sobre o vidro, como se impede o efeito de estufa?
    Os grandes janelões típicos da arquitectura moderna, para além das vistas que podem proporcionar, trazem desvantagens em termos térmicos e acústicos.
    Eu, por experiência própria bem sei a vantagem que é, no Verão, fechar os estores exteriores na minha casa, de manhã quando saio, e abri-los à noite quando chego a casa.
  9.  # 29

    Aproveitando este tópico, gostaria de saber se é viável colocar estores de enrolar electricos
    em janelas rectangulares com 0.6m de altura e 3m de comprimento.
    Que soluções se adoptam normalmente para cobrir este tipo de janelas ?
  10.  # 30

    Colocado por: jfsmoreiraOs Brisa Solar parecem-me muito frágeis

    Parecem-lhe... Mas já esteve perto de algum? Tocou-lhes? São mais resistentes do que "parecem"...
    Colocado por: jfsmoreirae não me garantem robustez

    Isso quer dizer exactamente o que?
    Colocado por: jfsmoreirae obscurecimento total.

    Esta parte é verdade. Mas também os há com lâmina em "Z" e borrachas que obscurem muito, muito mais. Total? Não... (pelo menos do que eu entendo por total).
    Os Metalpac fazem obscurecimento Total?
  11.  # 31

    Os metalpac, não fazem mas aproximam-se bastante do obscurecimento total.

    Em relação à robustez referia-me ao facto de com um vendaval forte aquela cena não abanar e empenar toda.

    Sei que os Metalpac/GM200 são (pelo menos pelos vendedores) os único que podem estar "ao vento forte"... ma spode ser só conversa fiada!

    E em relação à manutenção? Tenho ouvido queixas dos cordeis que suspendem os brise... serão rumores? Ou é mesmo verdade?

    Acho que todos precisámos de ajuda de utilizadores que os detenham... eu preciso colocar (urgentemente) na minha casa, pois não quero virar frango de churrasco.
  12.  # 32



    Tudo o que eu disse é a mais pura verdade! Não gosta que o contrariem? Paciência... se calhar é altura de pensar na funcionalidade do que projecta em vez de apenas agradar à vista!!!!

    Cumps


    devia ter lido os comentarios atrás, mas eu explico melhor - o problema não é brise soleil, pvc, ou blackouts, isso é uma falsa questão porque? porque até chegar ai, tem projectar a casa, e para isso
    tem de ver a orientação do sol aqui ou na nova zelandia, ou seja especificamente para cada lugar, ver onde pode colocar janelas, e como disse evitar sempre luz directa solar, este/oeste, e se isso não estiver bem projectado não interessa se são estores de pvc ou blackouts ou o que quiser, antes de tudo tem que jogar com disposição formal e palas, para depois não andar a remediar fechando completamente as janelas que tanto dinheiro custaram em caixilharia.
    espero que tenham acabado agora as preferencias e as certezas que uma solução é melhor que a outra.

    a solução é pensar na dimensão da superficie envidraçada e na sua orientação!
  13.  # 33


    E em relação à manutenção? Tenho ouvido queixas dos cordeis que suspendem os brise... serão rumores? Ou é mesmo verdade?


    Tenho dois estores brisa solar em minha casa, e cada um deles já partiu um cordel.
    É evidente que dependerá do modelo e da qualidade, mas acho que os elementos (sol, chuva, vento) desgastam imenso o cordel que é algo relativamente frágil.
  14.  # 34

    Colocado por: jfsmoreiraEm relação à robustez referia-me ao facto de com um vendaval forte aquela cena não abanar e empenar toda.

    Tem de ser um vendaval bem forte! ;)
    Colocado por: jfsmoreiraSei que os Metalpac/GM200 são (pelo menos pelos vendedores) os único que podem estar "ao vento forte"

    Os únicos não sei, mas lá que aquilo é bem resistente é...
    Colocado por: jfsmoreiraTenho ouvido queixas dos cordeis que suspendem os brise...

    Mais um ponto onde os Metalpac são superiores... A não ser que o mecanismo mecânico avarie e aí ainda é mais chato....
    Se os Metalpac dessem para os meus vãos, ia-me fazer pensar muito... É que são bem mais caros. Como não dão para os meus vãos, já não tenho essa dor de cabeça. ;)
    Colocado por: jfsmoreiraeu preciso colocar (urgentemente) na minha casa, pois não quero virar frango de churrasco.

    :) :) O nosso companheiro Fernando Gabriel devia prestar atenção a estes comentários de VERDADEIROS usuários de certas soluções que tanto defende... ;)
  15.  # 35


    :) :) O nosso companheiro Fernando Gabriel devia prestar atenção a estes comentários de VERDADEIROS usuários de certas soluções que tanto defende... ;)


    volto a apontar e pedir o favor de não colocar afirmações que eu não disse, o resto está atrás escrito, mas pela última vez dou o meu contributo e respondo, é FALSO sim que os blackouts provocam saunas ou churrascos, o que provoca CHURRASCOS são mesmo as grandes dimensões e quantidade de envidraçados e principalmente a sua localização.quando o projecto for meu podem colocar-me essas questões, ai estejam à vontade mesmo, força, dos projectos dos outros não sou eu que devo responder, queixem-se a quem fez o projecto da vossa casa, desenhador, engenheiro ou arquitecto, e recebeu o vosso dinheiro fazendo saunas, quando pediram uma simples casa, eu queixava-me se queixava, isso é simplesmente um pessimo trabalho, e que vão pagar do bolso com ar condicionados e outros acrescentos energeticos.
    se perguntar ao membro para onde tem essas janelas orientadas e as dimensões delas, de certeza que não se vai ter surpresas. e OUTRA VEZ DIGO NEM COM ESTORES DE PVC deixará de ser churrasco, só se a janela passar a ser mais uma parede passando a estar sempre quase ou totalmente fechada.
  16.  # 36

    Não se enervem.... é verdade... a culpa é dos envidraçados enormes (3 de 3,30mts de largura) que estão virados para nascente e que levam com sol até às 12h00.

    O Sr. Fernando tem razão, o problema está no desenho, mas são raros os arquitectos que pensam nesses pormenores... pelo menos tenho visto muitas poucas casas com esses cuidados.

    O Blackout não vem anular esse problema. Já um estore exterior pode ajudar... por exemplo, na casa dos meus pais, têm janelões enormes virados a sul, sem qualquer tipo de pala, mas usa estores de aluminio... e a casa é muito mais fresca que a minha que apenas leva com sol directo nos janelões a nascente e poente, já que a sul foi projectada uma pala que funciona perfeitamente.

    Um estore do de lâminas orientáveis, consegue atenuar mais este factor na medida que cria um sombreamento pelo exterior e permite ter vista...

    Penso eu de que....
  17.  # 37

    não nós enervamos :), voces têm é que se revoltar com quem projecta essas janelas, 3 x 3,30 !?(xi), nascente!? ui, é pior que eu pensava, jfsmoreira a verdade é que lhe fizeram-lhe um mau trabalho eu não gosto nem se deve meter no trabalho dos outros mas este caso é impressionante, sim os estores exteriores ajudam mas vai reparar que deu um balurdio pela caixilharia e esse vão vai estar sempre quase fechado pela manhã, mesmo com os brise soleil orientaveis vai ver a paisagem aos riscos, ou seja não aproveitar o dinheiro gasto com os vidros que devem ser enormes.

    sem querer meter no projecto, em geral uma solução permanente para minimizar é fazer uma pala sólida ou em reguado no enfiamento do vão, mas neste caso até faria mesmo as duas coisas pala e brise soleil vertical(estores), é que é mesmo um caso extremo este.
    já agora podia dizer a área do compartimento onde estão as janelas e da casa, isto se não for indiscrição claro.
    cumps
  18.  # 38

    Boas a todos.

    Encontro-me numa fase em que tenho que decidir os estores a utilizar, pois a fase de pedreiro e alvenaria, está prestes a começar. Gosto de escuridão total nos quartos, mas gostava de algo diferente para a sala.

    Passo a explicar a casa:
    Tipo Quadrado (moderno...)
    No piso térreo e virado para a rua, tenho a sala, em que as caixilharia vai fazer um canto com duas portas de correr de cada lado, para as grandes portas, gostaria de algo para as fechar/esconder, etc que estéticamente fosse bonito/prático, basicamente tenho três hipóteses: Persiana tradicional (com caixa de estore) e que não queria, laminas tipo Metalpak ou então dois grandes paineis que deslizem para os respectivos lados abrindo sempre na totalidade e expondo as portas.

    Existe forma de conciliar as persianas tradicionais (por fora ou dentro, no andar superior), com estes tipos de solução laminas e paineis móveis?

    Disseram-me que os paineis são mais caros que as laminas, devido à calha, motor etc.

    Algumas ideias?

    Obrigado
  19.  # 39

    Só agora é que vi a resposta do Fernando.

    Vou postar aqui uma foto dos janelões.
      P6290015.JPG
  20.  # 40

    A ideia é fazer um "tunel" a "apanhar" as 3 janelas e nesta caixa em Arpa, colocar o sistema de estores de lâminas orientáveis Brise em Z, ou estores de alumínio ou os GM200.

    Dado a diferença de preço, consideram a opção Brise Soleil lâminas em Z relativamente boas em obscurecimento? É que custa metado dos GM200
      janela2.JPG
 
0.0219 seg. NEW