Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

estou a pensar em comprar um terreno que tem uma moradia bastante antiga mas completamente em ruínas, apenas tem algumas paredes e uma parte ainda com um bocado de telhado, a minha dúvida é como funciona o restauro se já não existe metade da casa, nem dá para entender como era a casa, e como ela já deve ter mais de 70 anos nem sei se terá projecto. não dará para fazer restauro? terei de tratar das licença como se fosse para uma casa nova?
    Concordam com este comentário: Erga Omnes
  2.  # 2

Quem está mais habilitado para responder a essas perguntas é a Câmara Municipal.
    Informe-se primeiro na Câmara quais são as possibilidades para esse imóvel, a partir daí poderá idealizar a sua casa.
    É sempre possível partir para um restauro, mas se lhe faltam as paredes exteriores é difícil determinar a geometria e a volumetria que a casa tinha.
    Este factor, poderia quando muito facilitar o processo de licenciamento.
    Se fosse a si ia falar com os técnicos da Câmara e ia também à conservatória do registo predial ver se a casa tem alguma penhora.
  3.  # 3

Na caderneta predial (obtenível nas finanças) deve aparecer o descritivo do imovél com a área do terreno e da construção (isto a menos que a casa nunca tenha sido registada) , portanto logo aqui fica com uma ideia da volumetria.

Colocado por: Rita alex Silvaestou a pensar em comprar um terreno que tem uma moradia bastante antiga mas completamente em ruínas, apenas tem algumas paredes e uma parte ainda com um bocado de telhado, a minha dúvida é como funciona o restauro se já não existe metade da casa, nem dá para entender como era a casa, e como ela já deve ter mais de 70 anos nem sei se terá projecto. não dará para fazer restauro? terei de tratar das licença como se fosse para uma casa nova?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

Colocado por: Rita alex Silvanão dará para fazer restauro?

restauro quase impossível, restauro implica deixar a casa exactamente como estava antes, se não tem registos diria impossível.

Colocado por: Rita alex Silvaterei de tratar das licença como se fosse para uma casa nova?

pode tratar do processo como reconstrução ou alteração...mas tem de seguir metodicamente o RJUE, que define essas operações. caso contrário não poderá enquadrar a licença nessas duas operações e remete-lo para construção - nova.

em todo o caso se não é restauro terá de licenciar a operação urbanística.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  5.  # 5

Como diz o Fernando, restauro não dará para fazer, poderá fazer uma reabilitação, no entanto convêm mesmo ir à câmara municipal, porque imagine se a casa está numa zona não edificável e se a casa está assim tão degradada, a câmara pode não deixar sequer reabilitar alegando perca da memória do local.

Acho que deveria falar também com o arquitecto para se ir informando melhor sobre os procedimentos.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  6.  # 6

O mais provavel é naõ haver registo nenhum na Câmara. Poderá sempre compor um pouco a ruína, evidenciando a área de implantação existente e só depois levantar a lebre na Câmara, para ter menos problemas. O melhor é mesmo falar com um arquiteto.

0.0124 seg. NEW