Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 4 agosto 2016 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Após uma forçada ausência, lembrei-me desta vez de vir aqui pedir a vossa ajuda, sendo um leigo total em electricidade, pedindo por isso a vossa paciência e colaboração.

    Estou em processo de mudança para uma casa arrendada. A nova casa é uma moradia, com uma area grande (6 assoalhadas, dois pisos, etc), para habitar diariamente com a minha familia.
    Depois da formalização dos contratos de arrendamento, e antes de efectuar a mudança, fui confrontado com a impossibilidade de aumento de potência por parte da EDP, que não permite mudança acima dos 3,45kva.
    O quadro é recente, e foram feitas instalações novas para permitir um aumento de potência no futuro.
    A casa já teve uma potência bastante superior no passado, em contador trifásico, mas como não era habitada, reduziram para os 3,45kva.

    A pergunta que faço é: tendo como limite 3,45kva, que aparelhos são possiveis ligar em simultaneo? Tenho pessimas experiencias com potências baixas, a disparar o quadro a toda a hora.

    Para aumentar os 3,45kva, o que necessito fazer? É que falam-me em aumentar potência do ramal, e orçamentos de electricistas e orçamentos da EDP, primeiros orçamentos, segundos orçamentos, certificações certiel, etc e coisas complicadissimas.

    Hoje, em conversa com um electricista sobre este assunto, ele perguntava-me qual a potência do quadro, que isso sim seria importante para o quadro não disparar, e não a potência contratada da EDP ? No disjuntor principal no quadro vejo 63A, é possível? Faz algum sentido?
    Outro electricista diz-me que a certificação certiel é complicadissima, e que em casas antigas (como é o caso), leva a esburacarem a casa toda porque embirram com tudo e mais alguma coisa.... mas por poutro lado vejo que as tomadas já foram substituídas (vale o que vale).

    Agradeço desde já algumas luzes que me possam dar sobre este assunto. Preciso mesmo de aumentar a potência para qualquer coisa superior.


    Nota: na casa onde estou actualmente tenho 20kva.
      IMG1.JPG
    • JFTP
    • 5 agosto 2016

     # 2

    Para uma casa de 6 assoalahadas, e com mais de uma pessoa a " gerir o ligar" dos aparelho, 3.45KVA será curto... os aparelho que aquecem, são os mais gastadores,

    exemplos: termoacumulador, ferro engomar, maquina loiça, maq roupa, torradeira, chaleira, aquecedor a óleo, etc. A sua potência destes aparelhos ronda ~ 2 KVA.

    Significa isto que não vai conseguir ter 2 aparelhos destes a funcionar em simultaneo! Ou seja, vai andar sempre a caminho do quadro!

    Nota:
    na sua casa actual não deve ter 20KVA, mas sim 20A, que são ~4.6KVA.

    JFTP
    •  
      GF
    • 5 agosto 2016

     # 3

    Obrigado pela resposta JFTP.
    Fui confirmar na factura, na casa onde ainda estou, sao 10,35Kva de potência, com tudo electrico, nao existe gás em casa, incluindo forno, placa de indução e caldeira.

    Fui agora de manhã experimentar ligar na casa que tem 3,45kva, simultaneamente uma chaleira e um secador do cabelo, aguentou-se bem 10min sem ir ao ar. Ferro de engomar e chaleira idem, e ferro de engomar e chaleira idem. Mas a casa está vazia, nao há sequer ainda uma luz ligada. Parece-me que com as coisas normais ligadas (computador, tv+box, luzes, frigorifico, etc), vai ser muito complicado de gerir. Não sei muito bem o que faça, na EDP recusam-se a aumentar a potência....
    • JFTP
    • 5 agosto 2016

     # 4

    Com 3,45KVA, e 2 aparelhos de aquecimento, deve ter estado muito próximo do disparo... com as cargas permanentes que menciona (PC, frig, box, etc)... vai ficar curto...

    Nessa casa arrendada vai ter Placa eléctrica e/ ou Temroacumulador?
    Se sim, diria que será quase impossivel ter só 3,45KVA. Se estes equipamentos forem a gás, talvez consiga "desenrascar" só com 3.45KVA... mas sempre com atenção ao que vai ligar...

    Quanto à questão da EDP... não sei como ajudar...

    Cump, JFTP
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  1.  # 5

    O importante de perceber é o porquê da recusa do fornecedor em aumentar a potência contratada.

    Se conseguir pôr aqui a justificação talvez seja possível ajudá-lo. Caso contrário, é melhor colocar tapetes resistentes no corredor já que vai estar sempre a ir e voltar para o quadro eléctrico.
    •  
      GF
    • 5 agosto 2016

     # 6

    @JFTP: nao vai ter nem placa electrica, nem fogao electrico, nem termoacumulador. É Tudo a gás.

    @Clioll: justificação da EDP: é preciso reforço do ramal para aumento de potência. Já foi feita obra no passado, com pedido de aumento para 6,9kva, mas a senhoria nao fez a certificação e portanto nunca foi aumentado além dos actuais 3,45kva. Acima dos 6,90kva, só com novas obras.
  2.  # 7

    Isso compete ao senhorio resolver. Você já assinou contrato? Eu não assinava sem isso resolvido. 3.45 kVA dá para uma única tomada à corrente nominal...
    •  
      GF
    • 5 agosto 2016

     # 8

    @Clioll, concordo que tem de ser o senhorio a resolver. O contrato está assinado desde final do mês passado, com três rendas liquidadas de valores elevados, e só agora ao mudar os contratos na EDP fui confrontado com esta situação.... Já arrendei algumas dezenas de imoveis, a minha àrea é mais o direito e outras àreas relacionadas, e nunca me passou pela cabeça ir verificar a potência instalada num imovel antes de assinar um contrato, mas estou a ver que devia tê-lo feito.

    Agora estou com duas casas arrendadas, a antiga onde ainda vivo e onde ainda não dei aviso de saída, a aguardar desenvolvimentos desta nova situação, e a nova, cuja mudança estaria por dias, e que por causa disto, terá provavelmente de ser adiada.

    Percebi que para aumentar a potência para 6,90kva, bastaria a certificação da certiel, uma vez que o reforço junto da EDP está feito. Alguem me pode dar umas luzes sobre isto, com base em experiência própria ? Quanto custa? Tempo aproximado? etc

    Obrigado desde já pela atenção.
  3.  # 9

    Acho que com base neste pequeno pormenor pode rescindir o contrato com a devolução do sinal...
    • JFTP
    • 5 agosto 2016

     # 10

    Se calhar o Senhorio não "acha" a mesma coisa...
 
0.0134 seg. NEW