Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Pretendemos construir uma casa mas estamos em duvida em fazer uma cave ou não.
    Existe um declive de 1m e a área de implantação é de 160 m2.

Alguém consegue me indicar o que implica fazer uma cave, em termos de obra bem como de custos ? Estamos a falar de 3000 € ou 40 000 €?
    Não fazemos a mínima ideia

Obrigado pela ajuda.
    • riscos
    • 4 agosto 2016 editado

# 2

Essa pergunta é muito complicada de se responder. É o seu técnico que consoante a arquitetura pode dar uma estimativa do preço
  2.  # 3

Colocado por: cferre02Estamos a falar de 3000 € ou 40 000 €?

com 160m2, gasta mais de 40.000€ seguramente.
  3.  # 4

40 000 só para a cave picareta?
  4.  # 5

pois...já ouvi dizer entre 200 e 300 euros por m2 para a cave....em estado bruto :S
  5.  # 6

pessoalmente acho uma barbaridade....."só" vejo uma laje adicional...umas paredes em betão adicionais....e nada mais.....
  6.  # 7

Colocado por: cferre02pessoalmente acho uma barbaridade....."só" vejo uma laje adicional...umas paredes em betão adicionais....e nada mais.....

lol gostei....
  7.  # 8

(riscos) estou enganado ?
  8.  # 9

pode considerar 350 euros m2, mas não está incluído as paredes de betão as fundações...
  9.  # 10

Colocado por: riscospode considerar 350 euros m2, mas não está incluído as paredes de betão as fundações...

??
  10.  # 11

uma paredes em betão, como a cave leva, são substancialmente mais caras, do que umas em tijolo. depois existe a questão das terras, se o terreno tem apenas um metro de declive, ainda é preciso tirar muitas terras.

no entanto duvido que precise de uma cave com os 160m2 de implantação da cave, equacione fazer uma mais pequena, mas se tiver espaço no terreno para fazer uma garagem e uns arrumos, fica melhor servido do que com uma cave.
  11.  # 12

Colocado por: enf.magalhaes40 000 só para a cave picareta?

eu disse: mais de 40.000 !!!
    :-)))
  12.  # 13

Colocado por: pauloagsantosuma paredes em betão, como a cave leva, são substancialmente mais caras, do que umas em tijolo. depois existe a questão das terras, se o terreno tem apenas um metro de declive, ainda é preciso tirar muitas terras.

no entanto duvido que precise de uma cave com os 160m2 de implantação da cave, equacione fazer uma mais pequena, mas se tiver espaço no terreno para fazer uma garagem e uns arrumos, fica melhor servido do que com uma cave.

Obrigado ! Efetivamente, é uma opção...reduzir a área da cave.

Ao nivel das paredes exteriores dos pisos "normais", o que se usa mais : tijolo ou betão ? Ao nível térmico, ouvi dizer que o betão é muito melhor. Confirmam ?
  13.  # 14

Colocado por: cferre02pessoalmente acho uma barbaridade....."só" vejo uma laje adicional...umas paredes em betão adicionais....e nada mais.....

Pois isso é resultado da ignorância. Digo ignorância porque nem tentou perceber, acha caro porque sim
  14.  # 15

Mais de 40 K ? Deixe lá a cave
  15.  # 16

Colocado por: cferre02Ao nivel das paredes exteriores dos pisos "normais", o que se usa mais : tijolo ou betão ? Ao nível térmico, ouvi dizer que o betão é muito melhor. Confirmam ?

Desconfirmo!!! tijolo, agora dentro do tijolo tem vários métodos construtivos. A "qualidade/conforto" térmico que quiser é alcançável com adaptações aos métodos construtivos. não sei se me fiz entender?
  16.  # 17

Para além das questões já referidas, há que considerar a possibilidade de problemas adicionais como:

- Natureza do terreno (escavar em areia não é a mesma coisa que desmontar pedra)
    - Niveis freáticos circundantes (podem exigir bombagem de águas e impermeabilizações mais complexas)
    - Ventilações.

Logo, há que considerar muito mais que umas simples paredes...200 a 300€/m2 pode até ser um orçamento bastante curto consoante o tipo de contexto envolvente.
  17.  # 18

Colocado por: riscos

Desconfirmo!!! tijolo, agora dentro do tijolo tem vários métodos construtivos. A "qualidade/conforto" térmico que quiser é alcançável com adaptações aos métodos construtivos. não sei se me fiz entender?

Peço desculpa mas não entendi.
  18.  # 19

Colocado por: tiagotPara além das questões já referidas, há que considerar a possibilidade de problemas adicionais como:

- Natureza do terreno (escavar em areia não é a mesma coisa que desmontar pedra)
    - Niveis freáticos circundantes (podem exigir bombagem de águas e impermeabilizações mais complexas)
    - Ventilações.

Logo, há que considerar muito mais que umas simples paredes...200 a 300€/m2 pode até ser um orçamento bastante curto consoante o tipo de contexto envolvente.

Acho que tenho a minha resposta: tentar fugir a cave. Obrigado a todos pela vossa ajuda !
  19.  # 20

Até porque a vivência para o exterior de um terreno com cave, não se apresenta tão prática tendo uma garagem na cave .

Acho preferível ter a zona de cozinha/sala para o exterior onde seria possível aproveitar melhor a zona exterior . É o facto de ter menos escadas também é mais conveniente.

Tal como ter uma casa de um só piso é melhor dia que ter dois andares, mas nem sempre os terrenos que temos de propiciam ao que idealizamos.
    Concordam com este comentário: JoaoPina

0.0208 seg. NEW