Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Encontro-me neste momento à procura de um apartamento para comprar. Uma tarefa complicada pois parece-me que em todas que veja ha sempre algo a desejar. Só construindo é que vou encontrar algo que me preencha as medidas a 100% e mesmo assim... Bem, voltando ao que interessa, encontrei uma cada que tem as características que me preenchem. Janelas de cima abaixo com varanda, na sala e nos quartos, localização sossegada, mas de fácil acesso, estacionamento fácil, boa vizinhança... MAS: as paredes são de pladur... naõ revestidas, mesmo de pladur. e as portas também. Ou sejo, a casa parece de brincar. Ela tem um design fantástico realmente, e é muito agradável À vista, mas tenho medo que seja frágil demais. Posto isto falei cim o tecnioca da obra que me diz que isto é a ultima tendência. Acredito que até possa ser... mas vale a pena eu investir numa casa assim? Vai durar ou cair tudo? Peço a opinião de entendidos na matéria. Obrigado
    •  
      FD
    • 11 maio 2009

     # 2

    O PauloCorreia, membro aqui do fórum tem (habita) uma casa com paredes em gesso cartonado (pladur é a marca) há alguns anos e segundo ele, não tem razões de queixa.
    A única preocupação que deverá ter é com o isolamento acústico, se foi convenientemente feito, e com a forma como pendura coisas nas paredes.
    A Ficha Técnica da Habitação (que poderá pedir ao construtor/vendedor) deverá dar-lhe algumas pistas sobre o método construtivo, nomeadamente a espessura dos painéis e o isolamento efectuado.

    Se pesquisar no fórum por pladur vai encontrar muita informação.
  2.  # 3

    FD, o que o Paulo escreveu é que a casa dele foi «forrada» a gesso cartonado, e não que as paredes são feitas EM gesso cartonado.

    Eu também estou farto de fazer paredes (e até paredes "duplas", i.e., com 2 placas de cada lado) em gesso cartonado, mas raramente em habitação.

    De qualquer maneira, paredes em gesso cartonado, ainda vá. Mas... as PORTAS também??!?
    Ou isso é mesmo muito para a frente, ou eu estou muito para trás! :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: garcez
    •  
      FD
    • 11 maio 2009

     # 4

    Colocado por: Luis K. W.FD, o que o Paulo escreveu é que a casa dele foi «forrada» a gesso cartonado, e não que as paredes são feitas EM gesso cartonado.

    Olho clínico Luis, olho clínico. Eu uso lentes de contacto, faltou-me um bocadinho assim <--->. :P

    Alguns dos empreendimentos da Alta de Lisboa foram feitos assim e lembro-me de ler algumas queixas quanto a ruídos. Mas penso que o problema aí residiria no isolamento acústico e não no facto de serem em gesso cartonado, daí a minha chamada de atenção.

    Isso é num prédio novo, certo? Se for, porque é que não chateia os potenciais vizinhos (a existirem) e lhes pergunta o que estão a achar da experiência?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: garcez
  3.  # 5

    Obrigado pelas dicas. Vou tentar verificar essa situação junto dos vizinhos. O prédio realmente é novo, completamente. Mas já ha vizinhos a morarem lá. Tenho só de confirmar a situação das portas. Ms pelo que percevi são de pladur. Tanto é que elas vão até cima. são de cima a baixo.
    •  
      alv
    • 11 maio 2009

     # 6

    Vivam!
    Caramba, eu devo viver noutro mundo.
    Eu faço casas completas em pladur á 22 anos.
    Sempre utilizei duas placas por face, nas divisórias e no revestimento interior das paredes exteriors, isolamentos, juntas de estanquidade, tectos, etc., etc.; vivo numa casa com 13 anos que está como quando entrei; tem 400m²; gasto 700-800l de gásoleo para as águas quentes sanitárias e aqucimento da casa entere os 18 a 20ºC no inverno; das centenas de clientes que tenho que vivem em casas feitas connosco só tenho amigos que trazem novos amigos clientes; não tenho uma única reclamação.
    Que mais querem que se diga das casas bem feitas nos sistemas de PGL (Placas de Gesso Laminado) ou Pladur® como queiram chamar-lhe!!!!!!
    À já agora, e para que conste, também nunca fiz nem vi fazer portas em Pladur.
    "Fassam" parte.
  4.  # 7

    e uma questão, todas as paredes interiores de uma moradia serão feitas no sistema de PGL. Este tipo de estrutura ao por exemplo bater nela dá sempre aquele som de oco, certo?
    •  
      alv
    • 14 maio 2009

     # 8

    Vivam!


    Colocado por: sergyioe uma questão, todas as paredes interiores de uma moradia serão feitas no sistema de PGL. Este tipo de estrutura ao por exemplo bater nela dá sempre aquele som de oco, certo?


    Errado!, Melhor, certo se se utilizar um sistemaa com só uma placa de 13mm por face, o que não é de todo aconselhado. esse sistema simples, o Standard usa-se normalmente em lojas ou escritórios, onde o nivel de exigência não é muito grande. Em Habitação o minimo recomendado é uma placa por face de 15mm, mas melhor ainda e que é o mais corrente é duas placs de 13mm por face, e já tenho feito com duas placas de 15mm por face. Como entendem com 26 ou 30mm de gesso por face, e isolamento acústico no interior, pouco ouco se ouve quando se bate. Já agora em vossas casas andam ás pancadinhas nas paredes para ver se são ocas? Claro que não.
    Quanto a todas as outras características técnicas, são sempre superiores á das paredes convencionais, seja na térmica, seja acusticamente, seja na regulação da humidade, etc..
    "Fassam" parte.
  5.  # 9

    Boas.... você é de que zona do país? gostava mesmo de ver esse sistema aplicado da maneiro como está a dizer.... pois o unico exemplo que tenho é no meu escritório, no eficio Central Park em Linda-a-Velha e lá está, estas paredes parecem mesmo de má qualidade... o tal som a oco ouve-se claramente.

    Esse é o meu grande receio, pois é algo que não gosto mesmo nada... e tal razão é mais q suficiente para não optar por esta solução

    Colocado por: alvVivam!


    Colocado por: sergyioe uma questão, todas as paredes interiores de uma moradia serão feitas no sistema de PGL. Este tipo de estrutura ao por exemplo bater nela dá sempre aquele som de oco, certo?


    Errado!, Melhor, certo se se utilizar um sistemaa com só uma placa de 13mm por face, o que não é de todo aconselhado. esse sistema simples, o Standard usa-se normalmente em lojas ou escritórios, onde o nivel de exigência não é muito grande. Em Habitação o minimo recomendado é uma placa por face de 15mm, mas melhor ainda e que é o mais corrente é duas placs de 13mm por face, e já tenho feito com duas placas de 15mm por face. Como entendem com 26 ou 30mm de gesso por face, e isolamento acústico no interior, pouco ouco se ouve quando se bate. Já agora em vossas casas andam ás pancadinhas nas paredes para ver se são ocas? Claro que não.
    Quanto a todas as outras características técnicas, são sempre superiores á das paredes convencionais, seja na térmica, seja acusticamente, seja na regulação da humidade, etc..
    "Fassam" parte.
  6.  # 10

    Colocado por: sergyioBoas.... você é de que zona do país? gostava mesmo de ver esse sistema aplicado da maneiro como está a dizer.... pois o unico exemplo que tenho é no meu escritório, no eficio Central Park em Linda-a-Velha e lá está, estas paredes parecem mesmo de má qualidade... o tal som a oco ouve-se claramente.
    Esse é o meu grande receio, pois é algo que não gosto mesmo nada... e tal razão é mais q suficiente para não optar por esta solução
    Eu, à partida, não colocaria paredes em gesso cartonado em minha casa. Mesmo com placa dupla em cada face, o ruído não é igual à de uma parede em alvenaria (ok... ou em betão) :-)
    Mas não me incomoda nada o som quando se bate nas paredes.

    (apliquei placa dupla em cada face, há uns anitos, na Escola Antonio Arroio - que, como todos sabem, é um ANTRO de arquitectos) :-)
 
0.0153 seg. NEW