Iniciar sessão ou registar-se
    • ik
    • 27 agosto 2016

     # 21

    Também sou da opinião do emad, e nessa configuração a sucupira dá um bom contraste
  1.  # 22

    Colocado por: attoazInquilinopt,
    por enquanto não tenho novidades, o construtor está de férias.
    De qualquer forma, toda a gente nos diz que é muito dificil "igualar" o Cerdeña... por isso vamos optar pelo Canárias e mesmo assim, porque já tinhamos decidido que portas, rodapés e roupeiros seriam brancos (lacado mate) e assim só temos de nos preocupar com a escada.
    Apesar de tudo estou com receio porque na moradia ao lado da nossa, o carpiteiro fez da forma que se ve na foto. Supostamente as escadas/rodapés/portas são e castanho natural... só não sei porque não fizeram em carvalho, não é adequado ou será mais caro???

    Enfim, continuo confusa!


    Essas escadas estão em castanho ou em carvalho? De facto o contraste não está lá muito bonito... e esse rodapé nessa cor destoa bastante.
    Por isso já estou a ver que nem o Carvalho Canárias nos safa, acho que vamos ter mesmo de optar pelos lacados. A questão é que painéis (revestimento de paredes, portas de armários, etc) em madeira natural são capazes de durar mais tempo incólumes do que os lacados... nestes últimos qualquer risquinho fica logo a notar-se, enquanto que na madeira, com os veios e afins, acabam por passar mais despercebidos. Isto além do risco de os lacados ficarem amarelados com o tempo / sol se o trabalho não for bem feito.

    As escadas também me parecem que ficam melhor em sucupira.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  2.  # 23

    Colocado por: attoazEmad,
    concordo em absoluto com a questão do vidro! Nós queremos transparente mas os vizinhos escolheram este...

    Outros vizinhos colocaram as escadas em sucupira, fazendo esse contraste mas a verdade é que as portas/roupeiros brancos são algo que queria mesmo muito e, por outro lado, detesto madeiras escuras...

    Não sei o que faça...
      11693917_1036596229717180_1106160715528390890_n.jpg

    Eu sei. Em primeiro lugar pede para colocar o pavimento con junta perdida que fica bem melhor. De seguida pede para fazer as escadas em carvalho para que não haja grande quebra estética no veiado da madeira uma vez que as escadas são muito visíveis juntamente com o pavimento da sala. De seguida, como você não quer madeiras escuros pede para fazerem o acabamento das escadas com um "wood stain" branco e depois convém que o acabamento das escadas seja feito com pelo menos 1 demão de primário e no minimo dos mínimos 2 de verniz. E tem de ser um sistema de acabamento preparado para alto tráfego.
    Atenção que nem toda a gente sabe trabalhar com "wood stain" e é um trabalho que carece de mão de obra especializada pois o objectivo é deixar o veio do carvalho completamente á mostra e a ideia passa por a madeira parecer genuinamente que já saiu da árvore branca. A partir daqui pode utilizar o resto da carpintaria toda lacada a branco que já nada irá destoar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: attoaz, pensador
  3.  # 24

    Se for ao tópico da fino oficio pode ver uma mudança de tonalidade de um soalho. Naquele caso fiz o mesmo ás escadas mas nunca postei. Não é o melhor exemplo pois os clientes naquele caso queriam uma tonalidade wengué. Mas dá para ter uma ideia.
  4.  # 25

    Este é só mais um dos muitos motivos pelo qual não aprecio pavimentos laminados. São brutalmente limitativos e regra geral influenciam negativamente o resto dos acabamentos de carpintaria... como é o caso.
  5.  # 26

    Creio que o mesmo sucede com soalhos em madeira, uma vez que existe laminado nas mais diversas tonalidades. É mesmo uma questão de gosto quanto à tonalidade do piso, seja ele de madeira ou laminado.

    Mas é como tudo, no final é a carteira que dita as escolhas que se fazem. E em bom rigor, no caso dos laminados, se custarem metade do que custaria um soalho de madeira, há que pensar que daqui a 15 ou 20 anos, se precisarem de uma reforma, é só trocar todo o pavimento por um novo e fica-se com um piso novo para mais 15 ou 20 anos :) .
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  6.  # 27

    Colocado por: inquilinoptCreio que o mesmo sucede com soalhos em madeira, uma vez que existe laminado nas mais diversas tonalidades. É mesmo uma questão de gosto quanto à tonalidade do piso, seja ele de madeira ou laminado.

    Mas é como tudo, no final é a carteira que dita as escolhas que se fazem. E em bom rigor, no caso dos laminados, se custarem metade do que custaria um soalho de madeira, há que pensar que daqui a 15 ou 20 anos, se precisarem de uma reforma, é só trocar todo o pavimento por um novo e fica-se com um piso novo para mais 15 ou 20 anos :) .

    São opiniões e opções.
  7.  # 28

    Um piso de madeira de tom de carvalho natural vs um piso de laminado também de tom de carvalho natural não vão condicionar de forma semelhante a escolha dos tons das restantes carpintarias? É a isso que me refiro, porque sendo o laminado uma reprodução de madeira, os aspetos cromáticos são precisamente os mesmos.
    Nesse aspeto só vejo vantagem para a madeira no evento de ser possível ter madeira do mesmo lote quer para o soalho quer para os revestimentos de portas, paredes, rodapés, etc e na versatilidade que a madeira tem quanto a poder ser tratada com produtos que permitem "acertar" a homogeneidade da cor. Mas claro que isso também traz custos que nem sempre se conseguem encaixar no orçamento.
    Eu percebo que tenha mais afinidade com soalho de madeira, mais que não seja pela sua ligação profissional a esse material. Também não ponho em causa a qualidade que um piso de boa madeira tem, porque acho que isso é incontornável. Agora convenhamos que a opção por um laminado não é apenas uma "opção"... trata-se de algo que tem um impacto muito grande no orçamento dos acabamentos de uma casa e infelizmente para o comum mortal há sempre um tecto orçamental a limitar-nos. Não fosse isso e andávamos todos aqui a discutir grandes casas com acabamentos de topo.
    E sinceramente, não me parece que hoje em dia os laminados sejam um produto assim tão mau como o pintam. Em termos de durabilidade e conforto têm muito para dar. Até diria que neste último ponto (conforto) será certamente "the next best thing" em relação ao conforto da madeira e afins. E olhe que venho de uma família que passou décadas a trabalhar com madeiras de soalho (muitos m2 de tacos e parquet me passaram pelas mãos nos meus tempos de adolescente em que fui "servente" do meu pai na construção civil), mas tal como hoje em dia as telhas clássicas no telhado ou a alvenaria nas paredes interiores nem sempre é a melhor solução, o mesmo se passa com os materiais tradicionais usados nos acabamentos.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
  8.  # 29

    Colocado por: Joao Dias
    Eu sei. Em primeiro lugar pede para colocar o pavimento con junta perdida que fica bem melhor. De seguida pede para fazer as escadas em carvalho para que não haja grande quebra estética no veiado da madeira uma vez que as escadas são muito visíveis juntamente com o pavimento da sala. De seguida, como você não quer madeiras escuros pede para fazerem o acabamento das escadas com um "wood stain" branco e depois convém que o acabamento das escadas seja feito com pelo menos 1 demão de primário e no minimo dos mínimos 2 de verniz. E tem de ser um sistema de acabamento preparado para alto tráfego.
    Atenção que nem toda a gente sabe trabalhar com "wood stain" e é um trabalho que carece de mão de obra especializada pois o objectivo é deixar o veio do carvalho completamente á mostra e a ideia passa por a madeira parecer genuinamente que já saiu da árvore branca. A partir daqui pode utilizar o resto da carpintaria toda lacada a branco que já nada irá destoar.


    João Dias,
    deixe-me dizer-lhe que acabei de passar as ultimas 2 horas e tal a ler do início ao fim o tópico onde mostra os seus trabalhos e fiquei maravilhada! Se as circunstancias fossem outras, decerto os meus soalhos seriam seus!
    A "triste" realidade é que comprei 1 casa numa urbanização (ou seja, na prática somos compradores e não propriamente donos da obra) e tenho de me cingir ao que o construtor tem no caderno de encargos. Ainda assim, pudemos escolher muitas coisas mas não podemos escolher os profissionais nem afastarmo-nos demasiado do valor previsto.

    Posto isto, será que me pode ajudar em mais algumas dúvidas?
    - "junta perdida" é cada fiada diferente da outra, certo? Fica como "calhar", começando a 2ª fiada com o que cortou no fim da 1ª?

    - wood stain é o mesmo que velatura?
    (para não fazer figura de burra quando falar com o "carpinteiro")

    - que produto é que acha que pode deixar o carvalho maciço da cor do flutuante "canárias"?
    (não se preocupe com publicidade, eu só preciso de saber o que é que efetivamente funciona, a ver se não me enfiam o barrete, depois logo terei de ver preços e se o homem sabe fazer o serviço - ou se estou tramada...)

    - e qual o melhor carvalho para o efeito? Nacional, frances, americano?

    Bem, penso que já estou a abusar demais da sua paciencia e boa vontade... mas agradeço imenso se me puder ajudar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joao Dias
  9.  # 30

    Colocado por: attoaz

    João Dias,
    deixe-me dizer-lhe que acabei de passar as ultimas 2 horas e tal a ler do início ao fim o tópico onde mostra os seus trabalhos e fiquei maravilhada! Se as circunstancias fossem outras, decerto os meus soalhos seriam seus!
    A "triste" realidade é que comprei 1 casa numa urbanização (ou seja, na prática somos compradores e não propriamente donos da obra) e tenho de me cingir ao que o construtor tem no caderno de encargos. Ainda assim, pudemos escolher muitas coisas mas não podemos escolher os profissionais nem afastarmo-nos demasiado do valor previsto.

    Posto isto, será que me pode ajudar em mais algumas dúvidas?
    - "junta perdida" é cada fiada diferente da outra, certo? Fica como "calhar", começando a 2ª fiada com o que cortou no fim da 1ª?

    - wood stain é o mesmo que velatura?
    (para não fazer figura de burra quando falar com o "carpinteiro")

    - que produto é que acha que pode deixar o carvalho maciço da cor do flutuante "canárias"?
    (não se preocupe com publicidade, eu só preciso de saber o que é que efetivamente funciona, a ver se não me enfiam o barrete, depois logo terei de ver preços e se o homem sabe fazer o serviço - ou se estou tramada...)

    - e qual o melhor carvalho para o efeito? Nacional, frances, americano?

    Bem, penso que já estou a abusar demais da sua paciencia e boa vontade... mas agradeço imenso se me puder ajudar!

    Vai com certeza ter mais duvidas depois das minhas explicações portanto vou-lhe enviar o meu contacto por MP para ser mais fácil esclarecer tudo. Dê-me uma apitadela e eu ajudo no que puder.
    Cumprimentos.
 
0.0184 seg. NEW