Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pelas não respostas dá para perceber que o sistema cupolex ou outro similar não é utilizado em moradias ou estarei enganado?
    Agradeço a ajuda.
  2.  # 22

    Não é de utilização intensiva, mas conheço casos em que foi usado. Um deles bem perto de si
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  3.  # 23

    Estive a ver o vídeo e parece porreiro, em termos de custo fica mais caro ou mais barato que uma laje aligeirada por exemplo?
  4.  # 24

    Colocado por: sposilvaFui informado pelo gabinete que está a tratar do processo que terei de construir com desvão devido ao gás radão.

    se quer tirar a limpo marque reunião com o técnico da freguesia.

    esse terreno não me parece granítico, por Gondomar eu diria que a terra é mais xistosa que granítica, mas poderá existir um filão"" nessa área.


    a vermelho/rosa o granito

    tem ai um lote bastante apertado"", se bem que por Gondomar é normal, está dentro dos parâmetros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  5.  # 25

    Colocado por: j cardosoNão é de utilização intensiva, mas conheço casos em que foi usado. Um deles bem perto de si

    Pode partilhar mais alguma informação?

    Colocado por: jorgferrEstive a ver o vídeo e parece porreiro, em termos de custo fica mais caro ou mais barato que uma laje aligeirada por exemplo?
  6.  # 26

    Colocado por: Skinkx

    Respondendo à questão primordial do tópico, de modo geral é obrigatório o desvão sanitário em zonas onde haja rocha granítica, que julgo ser o caso. Está estabelecido no DL 118/2013 e restante legislação associada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sposilva

    A zona que refere será distrito ou drscriminado de outra forma?
  7.  # 27

    Colocado por: Fernando Gabriel
    se quer tirar a limpo marque reunião com o técnico da freguesia.

    esse terreno não me parece granítico, por Gondomar eu diria que a terra é mais xistosa que granítica, mas poderá existir um filão"" nessa área.


    a vermelho/rosa o granito

    tem ai um lote bastante apertado"", se bem que por Gondomar é normal, está dentro dos parâmetros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sposilva


    É possivel especificar qual o técnico da freguesia a que me devo dirigir?
    Obrigado
  8.  # 28

    Colocado por: sposilvaqual o técnico da freguesia a que me devo dirigir?

    o melhor é perguntar na câmara qual é o técnico para a freguesia onde se encontra o terreno, e marcar consulta.
    há vários técnicos, geralmente com duas freguesias a seu cargo
  9.  # 29

    Esta questão não é o técnico da camara que resolve.

    se estiver em zona granitica, é obrigatório tomar medidas contra o gás radão.
  10.  # 30

    Contatei o técnico da camara e fiz-lhe a pergunta-
    É obrigatório a construção em Gondomar de desvão sanitário devido ao gás radão?-
    Resposta-o técnico que apresntará o seu projeto é que é assina o termo de responsabilidade do mesmo.
    ???
  11.  # 31

    Parece um tipo de xisto
      WP_20160906_001.jpg
  12.  # 32

    Colocado por: sposilvaParece um tipo de xisto
      WP_20160906_001.jpg

    com isso ai já pode construir uma arma nuclear!
  13.  # 33

    Mesmo depois de saber que tem o problema do radão continua com a decisão de construir?
    Parece aqueles casos das famílias à sombra das arribas mesmo com o aviso de perigo à frente do nariz.
  14.  # 34

    Despacho n.º 15793-K/2013

    11.1 Elementos em contacto com espaços não-úteis

    3 - Em edifícios construídos em zonas graníticas, deverá proceder-se à construção de um vazio sanitário fortemente ventilado, ou de qualquer outra solução, como medida preventiva de redução dos níveis de concentração de Radão.

    4 - Para os efeitos do número anterior, inserem-se na categoria de zonas graníticas, designadamente e com particular nota de destaque, os distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco.
  15.  # 35

    Colocado por: pedromdfMesmo depois de saber que tem o problema do radão continua com a decisão de construir?
    Parece aqueles casos das famílias à sombra das arribas mesmo com o aviso de perigo à frente do nariz.


    E desabita-se metade do território continental?
    Concordam com este comentário: sposilva
    • Skinkx
    • 7 setembro 2016 editado

     # 36

    Colocado por: SkinkxDespacho n.º 15793-K/2013

    11.1 Elementos em contacto com espaços não-úteis

    3 -Em edifícios construídos em zonas graníticas, deverá proceder-se à construção de um vazio sanitário fortemente ventilado, ou de qualquer outra solução, como medida preventiva de redução dos níveis de concentração de Radão.

    4 -Para os efeitos do número anterior, inserem-se na categoria de zonas graníticas, designadamente e com particular nota de destaque,os distritos de Braga, Vila Real, Porto, Guarda, Viseu e Castelo Branco.


    Para que fique claro, não é preciso consultar qualquer técnico camarário, a legislação em vigor é clara quanto à obrigatoriedade de desvão sanitário no local em questão ou, em alternativa, outra solução tecnicamente equivalente.

    E não vale a pena fazer disso um grande bicho de 7 cabeças: fazer o desvão será em princípio mais barato do que fazer um piso térreo contra o terreno, tendo até outro nível de impermeabilização às humidades que um piso térreo não tem.
    Concordam com este comentário: sposilva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
  16.  # 37

    Boas
    Estou num dilema.
    o empreiteiro cometeu um erro ( deixou um sapata na cota final do piso) que me obriga a reformular o desvão do piso térreo.
    O solo é xistoso, o fiscal propõe( projetista off)
    geotextil
    camada de 15cm de brita com os drenos
    Filme de politieleno
    Betão limpeza 5 cm
    Caixa de ar de 20cm é o máximo que se consegue
    laje aligeirada
    O que dizem?
    Elimino a brita e o betão para aumentar a caixa de ar uma vez que terreno é xistoso?
    Ou
    Baixar o terreno na zona dos drenos
    Geotextil
    Cupolex 35
    Camada compressão 10 cm
    ?
  17.  # 38

    Caixa de ar de 20 cm é suficiente.
    Pode compensar usar as formas corpulex ou equivalente em vez de fazer laje aligeirada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
 
0.0245 seg. NEW