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    • nmex
    • 7 agosto 2016

     # 1

    Numa rampa de garagem com "alguma" inclinação, devido ao grande desvnivel vertical para a pequena distância horizontal disponível (plano que une os dois extremos tem cerca de 13º), necessita de ser ajustada para permitir o acesso automóvel sem bater na entrada/saída dos planos horizontais com a rampa.

    A ideia será dividir a rampa em pequenos segmentos iguais, em que se vai ajustando o ângulo de cada segmento, em vez de se tentar ajustar toda a curva da rampa (em corte).

    Os cálculos estão mais ou menos feitos, mas certamente vão sofrer alguns ajustes, consoante a solução escolhida (exemplo: dimensão dos segmentos).

    A questão é que método construtivo/material sugerem para que simplifique a implementação, garanta alguma aderência e não torne os custos demasiadamente caros para o objecto em questão (uma rampa).

    Algumas soluções já ventiladas foram:

    calçada:
    dúvidas quanto a aderência e a necessidade de ter que acertar praticamente "pedra a pedra"

    cimento na zona de passagem e calçada na restante:
    cofragem com os ângulos correctos, malhasol e cimento, a calçada nas zonas onde não existe passagem, eventualmente com uns degraus para facilitar acesso pedonal

    cimento, ou pavimento continuo:
    necessidade de marcar todos os ângulos

    pavê ou "pedras":
    segmentos dimensionados pelo tamanho de cada placa, mas eventualmente terá que ter algum suporte tipo betonilha, os ângulos teriam que ser definidos na betonilha o que leva a solução do cimento/pavimento continuo

    obrigado
  1.  # 2

    Mostre lá essa rampa em planta e em corte sff..
    Não percebi nada, e dúvido que seja necessário assim tanta "mariquice"
    • nmex
    • 7 agosto 2016

     # 3

    Não tenho planta nem corte, mas é simples:

    em planta, um rectângulo de 5940 de comprimento por 3250 de largura
    em corte, um triângulo de 1500 de altura e 5940 de base

    o comprimento do plano inclinado (hipotenusa) e os respectivos ângulos, calculam-se.

    O que posso ajudar no que não percebeu?

    o ângulo da entrada na rampa em baixo, não deverá ser superior a (aproximadamente) 12º no primeiro metro e meio e o ângulo nos últimos dois metros antes do nível da rua deverá ser também 12º e a diminuir para a horizontal.

    para evitar ter inclinações elevadas (19/20º) nas zonas intermédias, já não é fácil...construtivamente, tenho as dúvidas apresentadas, as 'mariquices' terei todo o gosto em ouvir como evitá-las (e se necessário, profissionalmente)

    obrigado
  2.  # 4

    Ou seja é uma rampa recta simples, com 3 zonas de inclinações diferenciadas ( 3 planos/segmentos), por forma a não bater com a viatura.
    Agora percebi.
    Isso não tem ciência nenhuma, estava a ver a coisa mais complicada. pode usar qq tipo de revestimento (desde que apropriado) para executar isso).

    Pode fazer em calçada, em blocos de Paver, em cimento esquartelado. no que quiser.
    As escadas , precisa mesmo meter? Se sim, a inserir no eixo da passagem, terão de ser escadas rampeadas e de modo a não terem os seus vertices acima do plano rodoviário.
    • nmex
    • 7 agosto 2016

     # 5

    ok, novamente

    no "papel", a rampa tem essas dimensões que referi acima

    na prática:

    se for uma recta simples, com uma inclinação (os tais 13º aproximadamente) os carros batem adentrar e a sair em cima e em baixo

    se for os 3 planos/segmentos, até pode não bater - mas se fizer as contas, o segmento intermédio ficará com um ângulo bem mais acentuado e eventualmente batera também na mudança de plano

    a solução é segmentar ainda mais (no limite uma curva tipo spline) e ajustar os ângulos para as transições entre segmentos sejam as menor possíveis

    as escadas, é detalhe e pode ficar para depois - para ja a duvida é

    rampa com 18º a subir para acesso automóvel, que material/aderência?
    qual das soluções, para garantir os ângulos dos segmentos - assumindo que se serão vários (com placas de 40 seriam pelo menos 15 segmentos)
  3.  # 6

    Para "spline", o ideal será o PAVER. mas é mais tramado em obra cumprirem com a geometria preconizada.
    • nmex
    • 7 agosto 2016

     # 7

    Exacto Pedro, a duvida é mesmo essa!

    para simplificação da "spline", seria dividir nos tais segmentos, que atingindo a geometria requerida, simplificavam o trabalho em obra/custos - porque uma spline onde ser um conjunto de pequenos segmentos de recta.

    fazer em calçada, bloco de 11x11, e ir ajustando pedra a pedra, quase que é uma spline, mas eventualmente dará muito trabalho, colocar "placas" de 40x40 (exemplo) facilita no cumprimento da geometria, se forem assentes como a calçada (imagino, mais ou menos areia por baixo) agora se forem com betomilha, já pode complicar ....

    ideias?
  4.  # 8

    Acho que se está a preocupar demasiado, um bom calceteiro faz-lhe isso nem qq problema, desde que as sub-bases estejam em condições, desenha o perfil definitivo no muro e é so tirar pontos e níveis...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nmex
 
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