Iniciar sessão ou registar-se
    • roscas
    • 7 agosto 2016 editado

# 1

Boa noite
    Acham possível no "móvel torre" onde fica o forno, colocar por cima dentro do armário o esquentador? Seria um esquentador daqueles com ventoinha e abre se um espaço em cima do móvel para o tubo de exaustão que sai quase directamente para o "buraco especifico". O tubo de inox que sai do esquentador fica praticamente sem curva, faço me entender?
  1.  # 2

Nunca o fiz,mas penso nao haver nenhum problema com isso...
  2.  # 3

Sim, não tem qq problema. Desde que fique também assegurado a respiração para o forno. Ficará +e muito alto. mas se couber, não tem problema. Atenção á localização da valvula de corte de gas.
  3.  # 4

Mas o esquentador é estanque? Se não for, tem que se prever uma excelente admissão de ar fresco para esse espaço.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 5

O Pedro diz que sim, mas há mil cuidados a ter, pelo que eu pessoalmente diria, não deve.

Se o quer fazer entao pense sobre o seguinte. Se o quer em coluna, deduzo que queira o forno ao nível dos 87cm da bancada para cima... Certo? Se assim for tem logo o esquentador no nível seguinte.
    Sendo um esquentador normal, este convém receber ar frio... Se tem o forno logo por baixo, este liberta calor que vai direitinho ao esquentador.
    O forno é ventilado e tem coluna de exaustão para o exterior?? Porreiro se assim for. A tubagem de gás deverá ser rígida em cobre ou flexível aço, nunca em mangueira.
    O esquentador é normal;? Não convem, deverá ser tipo estanque, condensação ou com ventilação forçada.
    A coluna deverá ter grelhas de ventilação ou frinchas entre as portas que permita a circulação de ar.
    Se colocar o forno ao nível do chão, então, esteja à vontade. Julgo que já deu para perceber a ideia e os cuidados que deve ter.
  5.  # 6

existe alguma norma que fixe distancias entre o gás e fontes de ignição??( neste caso o forno)
  6.  # 7

O Forno nao será neste caso considerado fonte de ignicao. É estanque no seu contono.
    O forno também não estará assim tão próximo do esquentador, pois tem entradas e saídas de água, entrada de gás, que têm de estar livres e desobstruidas.
    Por exemplo, A entrada do gás está em cima do fogão, aparelho de queima.
  7.  # 8

O forno, sendo de encastre .. quase de certeza que é totalmente eléctrico, certo?
    Concordam com este comentário: joaosantos
  8.  # 9

O forno é eléctrico com ventilação e não me importo que não fique ao nível da bancada, pode ficar um pouco abaixo.
    Concordam com este comentário: joaosantos
  9.  # 10

Boas!

Estou neste momento a remodelar uma cozinha, e tenho algumas duvidas no que toca a exaustor / esquentador

Felizmente tenho na parede exaustão individual para ambos, com 13cm de diametro cada

O unico senão é que o local para instalaçao do esquentador é mesmo ao lado do exaustor.

Ha quem coloque um vidro a separar, para evitar problemas de parte a parte

Uma vez que encomentei um esquentador Junkers WTD 15-4 AME , o qual é ventilado e só por acaso é estanque, penso que consigo contornar a necessidade do tal vidro, fazendo a admissão de ar numa grelha por cima do movel

A exaustão que tenho neste apartamento para o exterior é um tubo simples de 13cm, por aqui não poderei tirar partido do facto de o esquentador poder funcionar como estanque, uma vez que não posso meter na tubagem original do prédio

ENtão a minha ideia seria fazer a exaustão por este tubo de 13cm, mas a admissão em vez de ser tipicamente pela parte de baixo de móvel, estava a pensar em tapar esta parte , deixando apenas orificios com tamanho estritamente necessaria para os dois tubos da agua + 1 do gás, e faria a admissão por cima do móvel (o qual ira ficar fechado até ao tecto , mas colocaria uma grelha para o efeito

Estava a pensar nem colocar qualquer conduta, simplesmente o esquentador "chupa" o ar necessário da parte superir do móvel, a qual entra pela grelha

Vêm alguma contra-indicação nesta ideia ?

Muito obrigado
      SX.Vaio.106692.jpg
      Esquentador2.jpg

0.0138 seg. NEW