Boa noite Acham possível no "móvel torre" onde fica o forno, colocar por cima dentro do armário o esquentador? Seria um esquentador daqueles com ventoinha e abre se um espaço em cima do móvel para o tubo de exaustão que sai quase directamente para o "buraco especifico". O tubo de inox que sai do esquentador fica praticamente sem curva, faço me entender?
Sim, não tem qq problema. Desde que fique também assegurado a respiração para o forno. Ficará +e muito alto. mas se couber, não tem problema. Atenção á localização da valvula de corte de gas.
O Pedro diz que sim, mas há mil cuidados a ter, pelo que eu pessoalmente diria, não deve.
Se o quer fazer entao pense sobre o seguinte. Se o quer em coluna, deduzo que queira o forno ao nível dos 87cm da bancada para cima... Certo? Se assim for tem logo o esquentador no nível seguinte. Sendo um esquentador normal, este convém receber ar frio... Se tem o forno logo por baixo, este liberta calor que vai direitinho ao esquentador. O forno é ventilado e tem coluna de exaustão para o exterior?? Porreiro se assim for. A tubagem de gás deverá ser rígida em cobre ou flexível aço, nunca em mangueira. O esquentador é normal;? Não convem, deverá ser tipo estanque, condensação ou com ventilação forçada. A coluna deverá ter grelhas de ventilação ou frinchas entre as portas que permita a circulação de ar. Se colocar o forno ao nível do chão, então, esteja à vontade. Julgo que já deu para perceber a ideia e os cuidados que deve ter.
O Forno nao será neste caso considerado fonte de ignicao. É estanque no seu contono. O forno também não estará assim tão próximo do esquentador, pois tem entradas e saídas de água, entrada de gás, que têm de estar livres e desobstruidas. Por exemplo, A entrada do gás está em cima do fogão, aparelho de queima.
Estou neste momento a remodelar uma cozinha, e tenho algumas duvidas no que toca a exaustor / esquentador
Felizmente tenho na parede exaustão individual para ambos, com 13cm de diametro cada
O unico senão é que o local para instalaçao do esquentador é mesmo ao lado do exaustor.
Ha quem coloque um vidro a separar, para evitar problemas de parte a parte
Uma vez que encomentei um esquentador Junkers WTD 15-4 AME , o qual é ventilado e só por acaso é estanque, penso que consigo contornar a necessidade do tal vidro, fazendo a admissão de ar numa grelha por cima do movel
A exaustão que tenho neste apartamento para o exterior é um tubo simples de 13cm, por aqui não poderei tirar partido do facto de o esquentador poder funcionar como estanque, uma vez que não posso meter na tubagem original do prédio
ENtão a minha ideia seria fazer a exaustão por este tubo de 13cm, mas a admissão em vez de ser tipicamente pela parte de baixo de móvel, estava a pensar em tapar esta parte , deixando apenas orificios com tamanho estritamente necessaria para os dois tubos da agua + 1 do gás, e faria a admissão por cima do móvel (o qual ira ficar fechado até ao tecto , mas colocaria uma grelha para o efeito
Estava a pensar nem colocar qualquer conduta, simplesmente o esquentador "chupa" o ar necessário da parte superir do móvel, a qual entra pela grelha