Colocado por: r134atubagem desde o telhado ate ao contador
Colocado por: r134aCom o Decreto-Lei 363/07 esta realidade foi alterada, simplificando o acesso às referidas licenças e criando um conjunto de medidas que permitem tornar-se microprodutor de forma rápida e simples.
Do ponto de vista económico destaque-se a garantia contratural de venda por um período de 15 anos com garantia de bonificação máxima à data do contrato por um período de 5 anos, possibilitando um retorno do investimento bastante rápido e controlado.
Uma instalação de microgeração para venda de 3,68kW (potência máxima permitida pelo Decreto-Lei para acesso ao regime bonificado), custará de grosso modo entre 19 e 21 mil euros (preço chave-na-mão) para um sistema fixo. Se considerarmos que esta instalação produzirá uma remuneração de cerca de 3500€/ano, temos um retorno de investimento em 6,3 anos restando ainda quase 9 anos de remuneração. No final deste período poderá optar por renegociar o contrato com a entidade comercializadora ou alterar o sistema para autoconsumo, reduzindo ou mesmo anulando a sua factura de electricidade por seguramente mais 15 anos.
Como é composto um siatema de microprodução fotovoltaico:
Modulos fotovoltaicos, instalados com ou sem seguimento do sol
Inversor para transformação de energia electrica DC para AC
Contador de energia de venda à rede electrica
Quadros de ligação à rede electrica
Cabos diversos
Colocado por: r134adepende da pot q vai colocar. mas se fizer para a pot max q é o recomendavel tera q passar, caso coloque as 3 fileiras de 8 paineis, vao passar 6 cabos de 4 milimetros.
dps qd decidir a colocar a micro, nao se esqueça de mim.....