Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

boa noite

inclui o iva a taxa legal
  2.  # 22

caro r134a,

portanto são apenas 19m€ já com iva, com os paineis solares p/ aqs e os ditos fotovoltaicos e a adaptação da instalação electrica e de aguas bem como a manutenção das instalações durante pelo menos o tempo de investimento ou os 15 anos?

o ganho anual é em média 3,3m€ liquidos?

caso não houvesse inflação ou agora a deflação e juros seria 19/3,3= 6 anos para o investimento estar pago

mas o porquê de assegurarem apenas 5 anos o preço de compra, valor fixo, e não assumirem um aumento proporcional aos aumentos na edp durante os 15 anos - e caso haja algo que seja necessário cessar o contrato a meio?

ab
    Estas pessoas agradeceram este comentário: r134a
  3.  # 23

Estou a construir, e nao pretendo para já colocar paineis fotovoltaicos...mas o que é que convem deixar "a mais" na instalação electrica para um dia mais tarde ser mais facil a sua instalação?

Obrigado
  4.  # 24

tubagem desde o telhado ate ao contador
    • jpd
    • 29 maio 2009

# 25

Colocado por: r134atubagem desde o telhado ate ao contador

Qual o diâmetro do tubo que recomenda ?
  5.  # 26

depende da pot q vai colocar. mas se fizer para a pot max q é o recomendavel tera q passar, caso coloque as 3 fileiras de 8 paineis, vao passar 6 cabos de 4 milimetros.

dps qd decidir a colocar a micro, nao se esqueça de mim.....
  6.  # 27

Colocado por: r134aCom o Decreto-Lei 363/07 esta realidade foi alterada, simplificando o acesso às referidas licenças e criando um conjunto de medidas que permitem tornar-se microprodutor de forma rápida e simples.
    Do ponto de vista económico destaque-se a garantia contratural de venda por um período de 15 anos com garantia de bonificação máxima à data do contrato por um período de 5 anos, possibilitando um retorno do investimento bastante rápido e controlado.
    Uma instalação de microgeração para venda de 3,68kW (potência máxima permitida pelo Decreto-Lei para acesso ao regime bonificado), custará de grosso modo entre 19 e 21 mil euros (preço chave-na-mão) para um sistema fixo. Se considerarmos que esta instalação produzirá uma remuneração de cerca de 3500€/ano, temos um retorno de investimento em 6,3 anos restando ainda quase 9 anos de remuneração. No final deste período poderá optar por renegociar o contrato com a entidade comercializadora ou alterar o sistema para autoconsumo, reduzindo ou mesmo anulando a sua factura de electricidade por seguramente mais 15 anos.

Como é composto um siatema de microprodução fotovoltaico:
    Modulos fotovoltaicos, instalados com ou sem seguimento do sol
    Inversor para transformação de energia electrica DC para AC
    Contador de energia de venda à rede electrica
    Quadros de ligação à rede electrica
    Cabos diversos

Caro r134a,

Desculpe a pergunta de leigo mas, quando diz, " No final deste período poderá optar por renegociar o contrato com a entidade comercializadora ou alterar o sistema para autoconsumo, reduzindo ou mesmo anulando a sua factura de electricidade por seguramente mais 15 anos.". Pergunto, não teria de acumular energia para que ficasse autosustentável? (Baterias???)
  7.  # 28

Penso que o que acontece é que o excesso é injectado na rede e vendido à EDP, durante a noite consome-se luz da rede.Se tivermos em conta que durante o dia muitas casas ficam vazias, é provável que as contas andem ela por ela.
  8.  # 29

Pois resta saber ao final dos anos iniciais do contrato, que poder de negociação tem um cliente que até ao momento apenas pode vender energia à EDP. Imagine que não considero justo o preço de venda sugerido pela EDP, faço o quê? Vendo a quem? E armazenar energia para consumo posterior, é outro mega investimento que transformaria uma vivenda numa central energética e sem dúvida com rentabilidade inexistente. São estas as dúvidas que hoje em dia me impedem de investir em algo que até acredito bastante como principio mas que me pode deixar um "mamarracho" sem grande utilidade.
    • jpd
    • 2 junho 2009

# 30

Colocado por: r134adepende da pot q vai colocar. mas se fizer para a pot max q é o recomendavel tera q passar, caso coloque as 3 fileiras de 8 paineis, vao passar 6 cabos de 4 milimetros.

dps qd decidir a colocar a micro, nao se esqueça de mim.....

Não me qesqueço, mas isso é só para o ano ...
    Temos de aproveitar os BF disponíveis em cada ano.

Já agora qual a marca que representa e quais as dimensões típicas dos painéis ?

Tenho de ir pensando no espaço para os "arrumar" ....
  9.  # 31

Já agora digam-me uma coisa por favor: Essa situação de venda de energia à EDP apenas se coloca em ambientes citadinos, ou também rústicos? Passo a explicar: Essa ideia já me tinha surgido anteriormente, pois possuo um monte no alentejo onde poderia colocar uma bateria de paineis solares para produzir energia para venda. A questão é que esse monte não está servido por qualquer ligação à rede da EDP e fazê-lo implicaria fazer uma grande extensão de cabos até, provavelmente à estrada de alcatrão, a qual ainda fica a uma distância razoável do monte (ainda tenho que fazer uma estrada de terra bastante acidentada até lá chegar).
    Numa situação como esta, haveria alguma maneira de ser exequível essa instalação de painéis e venda de energia?
  10.  # 32

Nao.

teria q pedir uma baixada a Edp para o local. n se esqueça q tem q ter 2m2 de paineis para aquecimento.
    pode´é fazer uma instalação autonoma ou seja produzir para consumir

tem aqui o meu email qq coisa contacte

[email protected]

0.0165 seg. NEW