Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Constituindo a mobilidade eléctrica uma realidade em crescendo, sou de convosco partilhar as seguintes informações referentes ao novo quadro da legislação da mobilidade eléctrica em geral e dos pontos de carregamento de veículos eléctricos, em particular:

Novos diplomas sobre a Mobilidade Eléctrica:

Portaria 220 de 10-08-2016
    Estabelece as potências mínimas e as regras técnicas a que devem satisfazer as instalações de carregamento de veículos eléctricos em edifícios e outras operações urbanísticas

Portaria 221 de 10-08-2016
    Estabelece as regras, em matéria técnica e de segurança, aplicáveis à instalação e ao funcionamento dos pontos de carregamento de baterias de veículos eléctricos

Outra legislação sobre a Mobilidade Eléctrica:

DL 90 de 11-06-2014 - Procede à terceira alteração ao DL 39/2010, de 26 de Abril, alterado pela Lei 64-B/2011, de 30 de Dezembro, e pelo DL 170/2012, de 1 de Agosto, que estabelece o regime jurídico da mobilidade eléctrica, aplicável à organização, acesso e exercício das actividades relativas à mobilidade eléctrica, bem como as regras destinadas à criação de uma rede piloto de mobilidade eléctrica.

DL 170 de 01-08-2012 - Procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 39/2010, de 26 de Abril, que cria o regime jurídico da mobilidade eléctrica

DL 39 de 26-04-2010 - Regula a organização, o acesso e o exercício das actividades de mobilidade eléctrica e procede ao estabelecimento de uma rede piloto de mobilidade eléctrica, bem como à regulação dos incentivos à utilização de veículos eléctricos.

Breves notas sobre a Mobilidade Eléctrica:

Um dos destaques vai para o carregamento de carros eléctricos fora da via pública. As novas regras procuram facilitar a integração com a rede eléctrica de pontos de carregamento em espaços privados – “designadamente domésticos e condomínios”, como se pode ler no diploma. “No caso [...] dos pontos de carregamento [...] a cargo dos próprios detentores, estes poderão solicitar a integração [dos pontos] na rede de mobilidade eléctrica, de forma a usufruir da possibilidade de fornecimento de electricidade para mobilidade eléctrica ou de outros serviços associados e garantir os acertos de energia com a instalação local”.

Este modelo permite também, por exemplo, que em locais privados de acesso público, como é o caso de centros comerciais, as empresas proprietárias destes estabelecimentos sejam operadores dos sistemas de mobilidade eléctrica, explorando comercialmente esta actividade. Não esquecendo que os utilizadores têm liberdade de escolha e contratação de um ou mais operadores detentores de registo de comercialização de electricidade para a mobilidade eléctrica.

No caso dos pontos de carregamento em novas operações urbanísticas de construção de edifícios “em regime de propriedade horizontal ou de outros imóveis que disponham de locais de estacionamento de veículos”, a lei estipula que devem incluir uma infra-estrutura eléctrica para o carregamento de veículos. Ou, no caso de serem para fins habitacionais, devem ter preparada uma infra-estrutura que permita a instalação de um posto de carregamento em cada lugar do parque de estacionamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reginamar
  2.  # 2

Espero bem que sim, que o número de postos de carregamento no país aumentem exponencialmente especialmente pontos de carregamento com o mínimo de 7.2kW mas idealmente trifásica em 11kW ou 22kW.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  3.  # 3

Evolução, pena os carros terem preços proibitivos.
    Tinha ideia que o carro que ligava a uma convencional tomada de casa, afinal não é assim.
  4.  # 4

Pode ligar muito bem a uma tomada convencional. Os preços não são assim tão proibitivos. Olhe para o mercado de segunda mão. Tem por exemplo este vendedor http://standeletrico.pt/
  5.  # 5

21 mil não é barato para um carro não elétricos da gama dia 10 mil.
  6.  # 6

Experimente conduzir um e depois comente.
  7.  # 7

fiz um test drive a um bmw i3 e fiquei surpreendido. O carro tem uma aceleração brutal. É pequeno e caro mas ha muito boas alternativas, e nos próximos 2 a 3 anos vai haver uma escolha ainda maior (chevy bolt por exemplo). Até marcas mais baratas como kia e hyundai estão a entrar neste mercado com boas ofertas. Eu tenho uma carripana com quase 10 anos, mas acho que vou esperar mais alguns até poder trocar por um eléctrico. Os custos de manutenção compensam o preço.
    Concordam com este comentário: larkhe
  8.  # 8

Neste momento vejo que o futuro será os eléctricos, os que existem agora são caros e tem pouca autonomia, penso que num futuro próximo 5 a 10 anos estes dois problemas sejam ultrapassados.

Contudo acho que a rede portuguesa pelo menos esta muito deficitaria e não esta a acompanhar a evolução do mercado, entretanto começamos a ter filas para carregar o carro.

O meu carro está agora com 6 anos , e ou tinha hipótese de trocar agora ( o que não vou fazer ) ou só vou trocar daqui a outros 6 anos por um electrico altura em que prevejo que o mercado já esteja mais amadurecido.

A partir desta altura começar a comprar carros novos a gasolina diesel vai ser perda total de investimento umas vez que se um carro durar no minimo 8 anos , daqui a 8 anos ja prevejo ser mais vendas de eléctricos que de diesel/gasolina, nessa aluta ng vai querer carros desses.
  9.  # 9

A Tesla vai começar para o ano a entrega do Model 3.

Penso que esse vai ser o ponto de mudança nos veiculos eletricos. Um veiculo eletrico com autonomia para 350 km (versão base) com um design muito bom por cerca de 35000 dolares e com tecnologia de ponta (autopilot, etc).

Estou ansioso para ver o que ai vem , pois tenho um carro com 2 anos e até 2020 faço intenção de o trocar por um eletrico!

Vamos ver!
    Concordam com este comentário: callinas
  10.  # 10

Um carro de 35mil dolares é uma viragem porquê? Isso é um carro na ordem dos 55mil euros cá...e não, não estou a fazer cambio, como é óbvio.
  11.  # 11

Colocado por: JotaPser o ponto de mudança nos veiculos eletricos. Um veiculo eletrico com autonomia para 350 km (versão base) com um design muito bom por cerca de 35000 dolares e com tecnologia

o tesla vai puxar o preço dos electricos para baixo. É um carro de luxo, topo de gama, Não sei a que preço vai ser cá, mas repare que os electricos não pagam tantos impostos, por isso à partida será apenas adicionar o IVA aos 30.000 dollares, e com algum incentivo que haja em vigor pelo estado, é capaz de ficar nos 40 e tal mil, talvez os 50.000. Mas são 50.000 por um dos carros mais avançados do mundo, tecnologicamente, e com maior autonomia. Estabelece quase um tecto maximo para os valores dos electricos. A partir daí todos os outros vão ter que se ajustar.
    Ora, se o tesla custa 50.000, um bmw i3, que é uma coisinha pequena, sem grande tecnologia, com autonomia extremamente limitada, vai ter que ficar muito abaixo disso, senão não vende. A mercedes está a entrar nos eléctricos, idem... não chegam nem perto dos tesla, por isso terão que ser mais baratos. Se os mercedes e BMW's baixam os preços, tambem os nissans e vws e audis electricos que vão sair no próximo ano, e que andavam na roda dos 30 ou 40 mil, vão ter que baixar os preços significativamente. E os que andam nos 20 e muitos mil actualmente, acabam por sentir também a pressão...

Isto é um dos efeitos do tesla. Mas depois temos o chevy bolt (Bolt, e não o Volt), com uma autonomia de mais de 300km, e que se estima que custe 30 a 35 mil euros.

Se um carro com 300km de autonomia custa 30 mil, nunca um bmw i3 ou nissan leaf podem custar o que custam hoje, a não ser que aumentem muito significativamente as autonomias (sobretudo o i3).

O que vejo é que está a chegar muita pressão para todos, ou para baixarem os preços para se manterem competitivos, ou aumentando significativamente a autonomia para conseguirem manter os preços. Seja como for, parece-me que no próximo ano vai haver uma grande evolução nestas questoes de mobilidade electrica.
    Concordam com este comentário: jcfcid
  12.  # 12

Eu já tenho um Zoe elétrico e um VW Golf GTE e estou satisfeito.
  13.  # 13

Colocado por: kaloksiExperimente conduzir um e depois comente.

Está evolução chegou na hora errada. Em tempo de crise global, é complicado comprar um carro pelo dobro do preço, só porque pensamos no ambiente.
    Tenho um carro a gasolina a GPL, e 10 mil euros da para muitas revisões seguros e GPL a 0,49 cent.
    Um híbrido ainda vai sendo aceitável. . .
    Sim é um carro diferente, tem outra condução, é silencioso e as revisões, são básicas... Mas afinal quem se pode dar ao mimo de ter um elétrico? Que se pode dar ao mimo de comprar um carro novo ou usado com poucos anos.

Mas no meio disto tudo, só queria saber que características tem de ter a tomada na minha garagem para lá poder carregar o meu futuro carro elétrico.
    • RCF
    • 11 agosto 2016

# 14

Colocado por: callinasMas afinal quem se pode dar ao mimo de ter um elétrico?

que apenas serve para as voltinhas, não permitindo fazer uma viagem Lisboa-Porto ou Lisboa-Algarve e que, por isso, será apenas um segundo carro?

Para mim, este é o principal obstáculo
    Concordam com este comentário: larkhe
  14.  # 15

15.  # 16

Colocado por: callinas
    Mas no meio disto tudo, só queria saber que características tem de ter a tomada na minha garagem para lá poder carregar o meu futuro carro elétrico.

pode usar uma tomada normal, ou ter um kit de carregamento rápido (que as marcas vendem como opção se quiser).
    •  # 17

Mas para breve ir de Lisboa ao Porto será possível, estão a instalar postos de carregamento nas AE.
      Quanto tempo demora o carro a carregar?
      Depois será que há vaga na bomba de eletricidade?
      Depois de o anterior carregar o carro tenho que esperar que ele venha de almoçar para colocar O meu a carregar?
      Conheço um espaço público com posto de abastecimento, mas curiosamente está lá sempre o mesmo carro de manhã à noite , a carregar.
    •  # 18

Colocado por: RCFque apenas serve para as voltinhas, não permitindo fazer uma viagem Lisboa-Porto ou Lisboa-Algarve e que, por isso, será apenas um segundo carro?

já pode, desde a semana passada :)

http://economico.sapo.pt/noticias/va-de-carro-electrico-ate-ao-algarve-sem-ficar-sem-bateria_255706.html
    •  # 19

Será uma utopia?
      f
      Concordam com este comentário: Dj_C
      • RCF
      • 11 agosto 2016

# 20

Colocado por: valtoresCrise? Qual crise?

A venda de carros tinha, necessariamente, de aumentar.
      Mesmo que a crise se mantivesse (e talvez mantenha), as pessoas retraíram-se durante uns anos. Quem, em condições normais, teria trocado de carro em 2011, não trocou, por causa da crise. Não trocou em 2011, nem em 2012, nem em 2013, nem em 2014... mas, chega um momento em que, o carro (ou os padrões da pessoa) atinge o limite e, entretanto, mesmo em crise, as pessoas sempre poupam qualquer coisa, permitindo-lhes trocar de carro em 2015 ou 2016.

0.0236 seg. NEW