Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: valtores

pode usar uma tomada normal, ou ter um kit de carregamento rápido (que as marcas vendem como opção se quiser).

A ficha que conheço ê está
  2.  # 2

Colocado por: callinas
    Quanto tempo demora o carro a carregar?
    Depois será que há vaga na bomba de eletricidade?
    Depois de o anterior carregar o carro tenho que esperar que ele venha de almoçar para colocar O meu a carregar?
    Conheço um espaço público com posto de abastecimento, mas curiosamente está lá sempre o mesmo carro de manhã à noite , a carregar.

geralmente há vários pontes de carregamento em cada bomba, mas pode ter que esperar sim.

Um carregamento demora cerca de meia hora (é o tempo da pausa a meio da viagem para o xixi e café.

Aqui onde trabalho há vários pontos (uns 10, sendo 3 deles à frente da garagem da minha empresa). Dos 3 que vejo aqui na garagem, vejo no máximo 1 ocupado, havendo ainda 2 vagos. Depois há outros espalhados nas ruas acima e abaixo.
      Falo da zona centro de Lisboa.

Outra vantagem: carros electricos não pagam parquimetro em lisboa.
    •  # 3

Colocado por: callinas

A ficha que conheço ê está
      //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.e.height&&c<=b.e.width)}a&&(b.a.push(e),b.d[e]=!0)};p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});var r=function(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.g&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(s())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);t=a;if(d){c=b.f;b=b.h;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(u){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}},s=function(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("pagespeed_url_hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].k&&a.height>=b[e].j)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b},t="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return t});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/45134/2/mobilidade-electrica-em-portugal/','ru-31rbADx',true,false,'OPMNx-cift0'); //]]>

existem vários tipos... mas qualquer eléctrico se pode carregar de duas formas: ou a convencional, através da tomada lá de casa, ou carregamento rápido (que é o que temos nas ruas e bombas de gasolina).
    •  # 4

o tesla vai puxar o preço dos electricos para baixo. É um carro de luxo, topo de gama, Não sei a que preço vai ser cá, mas repare que os electricos não pagam tantos impostos, por isso à partida será apenas adicionar o IVA aos 30.000 dollares, e com algum incentivo que haja em vigor pelo estado, é capaz de ficar nos 40 e tal mil, talvez os 50.000. Mas são 50.000 por um dos carros mais avançados do mundo, tecnologicamente, e com maior autonomia. Estabelece quase um tecto maximo para os valores dos electricos. A partir daí todos os outros vão ter que se ajustar.
      Ora, se o tesla custa 50.000, um bmw i3, que é uma coisinha pequena, sem grande tecnologia, com autonomia extremamente limitada, vai ter que ficar muito abaixo disso, senão não vende. A mercedes está a entrar nos eléctricos, idem... não chegam nem perto dos tesla, por isso terão que ser mais baratos. Se os mercedes e BMW's baixam os preços, tambem os nissans e vws e audis electricos que vão sair no próximo ano, e que andavam na roda dos 30 ou 40 mil, vão ter que baixar os preços significativamente. E os que andam nos 20 e muitos mil actualmente, acabam por sentir também a pressão...

Isto é um dos efeitos do tesla. Mas depois temos o chevy bolt (Bolt, e não o Volt), com uma autonomia de mais de 300km, e que se estima que custe 30 a 35 mil euros.

Se um carro com 300km de autonomia custa 30 mil, nunca um bmw i3 ou nissan leaf podem custar o que custam hoje, a não ser que aumentem muito significativamente as autonomias (sobretudo o i3).

O que vejo é que está a chegar muita pressão para todos, ou para baixarem os preços para se manterem competitivos, ou aumentando significativamente a autonomia para conseguirem manter os preços. Seja como for, parece-me que no próximo ano vai haver uma grande evolução nestas questoes de mobilidade electrica.
      Concordam com este comentário:jcfcid

Obrigado valtores, era precisamente isso que queria dizer. Faço das tuas as minhas palavras. O Tesla Model 3 deve vir para portugal por volta dos 40k €, isto a versão base. Entre dar 40k por um Tesla Eletrico, topo de gama ou 30k por um BMW Serie 1 a gasoleo ( e nao pode ser topo de gama), qual preferiam?

Estou também ansioso para ver se o Bolt vai cumprir com tudo o que promete, porque o Tesla já sabemos que sim.

Esta nova era da tecnologia, agrada-me imenso,
      • RCF
      • 11 agosto 2016

# 5

Colocado por: valtoresjá pode, desde a semana passada :)

Com carregamentos que demoram 30 minutos...? E se estiverem dois ou três carros à frente, tendo de esperar pela vez?

Acho interessante e de valor o que está a ser feito para promover este tipo de carros, mas ainda lhes falta um pouquinho mais...
    •  # 6

Colocado por: RCFNão trocou em 2011, nem em 2012, nem em 2013, nem em 2014... mas, chega um momento em que, o carro (ou os padrões da pessoa) atinge o limite e, entretanto, mesmo em crise, as pessoas sempre poupam qualquer coisa, permitindo-lhes trocar de carro em 2015 ou 2016.

eu vejo pessoas com carros novos todos os dias. Pode não ser o mesmo volume que era em 2005, mas continua a haver gente a comprar carros novos, e as vendas têm vindo a aumentar. Seja como for, venham os electricos, venha a concorrencia, para podermos ter acesso mais facilmente a este tipo de veiculos. Acho que veio em optima altura, porque ajudam muito a poupar mensalmente no gasoleo (com 1 euro de electricidade fazemos 100km num carro electrico).
    •  # 7

Até haver um preço para a electricidade consumida pelos automoveis com super impostos..... sim porque o estado não pode perder.
      Concordam com este comentário: RCF
    •  # 8

Colocado por: RCFCom carregamentos que demoram 30 minutos...? E se estiverem dois ou três carros à frente, tendo de esperar pela vez?

existem varios postos de carregamento. Antigamente tinha que sair das autoestradas e ir a um ponto qualquer numa cidade mais proxima. Agora já o pode fazer na auto estrada. Não ha apenas um ponto de carregamento. Geralmente existem vários. Mas sim, podem estar todos ocupados na pior das hipoteses. Mas eventualmente o primeiro a ter chegado já deve estar perto da hora de saída, e não tem que esperar os 30 minutos (a não ser que tenham todos chegado ao mesmo tempo ao ponto de carregamento). De qualquer forma, havendo ainda tão poucos electricos em Portugal, não me parece que vá haver uma grande luta pelos pontos disponiveis. e quando isso acontecer, aumentam os pontos (por isto é, afinal, tambem um negócio).

Os centros comerciais e outras zonas já começam a ter pontos de carregamento tambem. O ikea ja manifestou interesse em ter zonas de carregamento electrico gratuito (nao sei se ja tem ou nao).

http://www.ikea.com/gb/en/campaigns/electric_vehicle_charging.html
    •  # 9

Colocado por: larkheAté haver um preço para a electricidade consumida pelos automoveis com super impostos..... sim porque o estado não pode perder.

o preço da electricidade para automoveis é o mesmo preço que a electricidade para o seu frigorifico.
    •  # 10

o preço da electricidade para automoveis é o mesmo preço que a electricidade para o seu frigorifico.

Eu sei, mas isso é agora, contudo quando 50%( se tanto) dos automoveis forem electricos onde é que o estado vai buscar o dinheiro que esta a perder com a falta de consumo de diesel gasolina é que no preço destes existe cerca de 70% de imposto.
      Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
      • RCF
      • 11 agosto 2016

# 11

Colocado por: valtoresexistem varios postos de carregamento. Antigamente tinha que sair das autoestradas e ir a um ponto qualquer numa cidade mais proxima. Agora já o pode fazer na auto estrada. Não ha apenas um ponto de carregamento. Geralmente existem vários. Mas sim, podem estar todos ocupados na pior das hipoteses. Mas eventualmente o primeiro a ter chegado já deve estar perto da hora de saída, e não tem que esperar os 30 minutos (a não ser que tenham todos chegado ao mesmo tempo ao ponto de carregamento). De qualquer forma, havendo ainda tão poucos electricos em Portugal, não me parece que vá haver uma grande luta pelos pontos disponiveis. e quando isso acontecer, aumentam os pontos (por isto é, afinal, tambem um negócio).

Cheira-me que o Valtores, ou já está, ou está a pensar vir a estar, metido no negócio de carros elétricos... (estou a brincar).

Direi que se está a ir no caminho certo, mas este é longo e não será assim tão fácil.
      Depois, como o larkhe referiu, o Estado não pode ficar sem o atual proveito que retira dos combustíveis fósseis. Se deixar de ter esse proveito nos combustíveis fósseis, terá de o transferir para outro setor ou produto, apresentando-se a eletricidade como o substituto natural. A ver vamos! Entretanto e independentemente disso, a mais valia ambiental é um argumento muito forte.
      Concordam com este comentário: larkhe
    •  # 12

Colocado por: RCFCheira-me que o Valtores, ou já está, ou está a pensar vir a estar, metido no negócio de carros elétricos... (estou a brincar).

nada disso... é um tema que me interessa há vários anos e tenho estado atento porque acho que é muito benéfico para os consumidores.

O estado ganha impostos em tudo, mas não nos podemos esquecer que ha objectivos definidos para a redução de consumo de combustiveis fosseis, qualidade do ar, etc etc, e o governo tambem tem que o garantir. E esta é uma das formas de o conseguir. Se o estado tem tanto interesse, porque é que o governo de socrates apostou tanto na mobilidade electrica? este governo do costa tambem esta a apostar bastante. Se não tivessem interesse, faziam-se esquecidos.

Na noruega por exemplo, ha incentivos gigantes para a compra de carros electricos. O automovel mais vendido em toda a noruega é o nissan leaf. Isso diz muito sobre um país, e por muito que em portugal se ande mais devagar, aos poucos, lá vamos avançando.
      Concordam com este comentário: RCF
      • RCF
      • 11 agosto 2016

# 13

Colocado por: valtoresO estado ganha impostos em tudo, mas não nos podemos esquecer que ha objectivos definidos para a redução de consumo de combustiveis fosseis, qualidade do ar, etc etc, e o governo tambem tem que o garantir. E esta é uma das formas de o conseguir. Se o estado tem tanto interesse, porque é que o governo de socrates apostou tanto na mobilidade electrica? este governo do costa tambem esta a apostar bastante. Se não tivessem interesse, faziam-se esquecidos.

Na noruega por exemplo, ha incentivos gigantes para a compra de carros electricos. O automovel mais vendido em toda a noruega é o nissan leaf. Isso diz muito sobre um país, e por muito que em portugal se ande mais devagar, aos poucos, lá vamos avançando.

Concordo. Mas, assim que o setor se instalar, os impostos instalar-se-ão. O Estado (do qual fazemos parte) não vive sem impostos.
      No entanto, pelo mesmo nível de custo (valor de investimento inicial+consumos+manutenção+imposto) e de prestações (rendimento do carro), eu também preferirei o elétrico.
    •  # 14

Colocado por: RCFMas, assim que o setor se instalar, os impostos instalar-se-ão. O Estado (do qual fazemos parte) não vive sem impostos.

se fossemos um país produtor de petroleo e que isso contribuisse para a nossa economia, até faria sentido...

ate a noruega que tem petroleo como uma das principais alavancas da economia, faz tudo o que pode para reduzir o consumo de combustiveis. Porquê? Lá o estado não quer impostos?

Acho é que o beneficio, mesmo para o país, estado, economia, etc, é maior se todos conduzirmos electrico, do que estar dependente dos preços dos magnatas do petroleo (isto para nao falar dos cumprimentos a que somos obrigados pela UE nestas politicas de mobilidade electrica).

se todos tivermos mais dinheiro na carteira para consumir bens (com IVA) porque não gastamos uma boa fatia do ordenado em gasoleo e gasolina, secalhar o efeito para a economia é bastante superior do que o impostozito que o estado ganha nos combustiveis.
      • RCF
      • 11 agosto 2016 editado

# 15

se fossemos um país produtor de petroleo e que isso contribuisse para a nossa economia, até faria sentido...

ate a noruega que tem petroleo como uma das principais alavancas da economia, faz tudo o que pode para reduzir o consumo de combustiveis. Porquê? Lá o estado não quer impostos?

Acho é que o beneficio, mesmo para o país, estado, economia, etc, é maior se todos conduzirmos electrico, do que estar dependente dos preços dos magnatas do petroleo (isto para nao falar dos cumprimentos a que somos obrigados pela UE nestas politicas de mobilidade electrica).

Não confunda impostos à produção com impostos ao consumo.
      Portugal, nos combustíveis fósseis, cobra impostos ao consumo. Se esse consumo reduzir, a cobrança de impostos reduz-se.
      A Noruega tem proveitos, essencialmente, pela produção (extração) de petróleo. E tem proveitos muito reduzidos pelos impostos ao consumo de derivados do petróleo. A Noruega é exportador de petróleo e continuará a sê-lo, porque as grandes indústrias mundiais continuarão a consumi-lo e isso garante-lhes a continuidade dos atuais proveitos. Os aviões e os navios continuarão a consumir (e muito) derivados do petróleo. As viaturas automóveis não são os principais consumidores de combustíveis fósseis, em termos globais, mas o imposto aplicado sobre o gasóleo e a gasolina consumidos por viaturas automóveis são uma das principais fontes de tributação fiscal do Estado português.
    •  # 16

Colocado por: kaloksiEu já tenho um Zoe elétrico e um VW Golf GTE e estou satisfeito.

O que só quer dizer que a sua capacidade financeira é (felizmente) acima da média.

Eu não tenho carteira para um Zoe, quanto mais para um GTE. Um Golf com preço de Supercarro...

A que falou no Chevrolet - eu já era muito feliz se encontrasse um Ampera/Volt a 10mil € :D
    •  # 17

A menos que estejam ambos em aluguer de bateria ( o que em meu entender não compensa economicamente), se tiver um azar e a bateria der o berro fora da garantia por qquer motivo, aposto que a satisfação lhe passa num ápice. Estive a ver num forum de veiculos electricos e uma bateria nova para um Mitsubishi i-miev custa 8 (oito) mil euros mais iva, nem quero pensar custa custa a de Golf GTE...

Colocado por: kaloksiEu já tenho um Zoe elétrico e um VW Golf GTE e estou satisfeito.
    •  # 18

Tanta desinformação por aqui ... falo da minha experiência. As baterias de um carro não morrem por morrer. Além disso os fabricantes dão garantia das mesmas.

A bateria de um i-Miev está feita para durar no mínimo uns 12 anos ...
    •  # 19

quem quer poupar compra um carro a gpl, não eléctrico.
    •  # 20

Tanto falatório sem saberem do que falam. Antes de criticarem conheçam.

0.0264 seg. NEW