Os fardos de palha que vemos pelas searas alentejanas servem também para construir casas extremamente seguras, económicas, termicamente eficazes e... bonitas.
Sabia que com menos de 15.000 euros consegue construir uma casa linda e confortável, que não precisará praticamente de aquecimento no inverno?
Esta é uma solução ao alcance de todos e que está a ser utilizada crescentemente um pouco por todo o mundo. Desde uma pequena casa a uma grande mansão ou mesmo edifício, os fardos de palha são uma das soluções mais práticas para projectos habitacionais sustentáveis.
Um professor inglês que vive numa casa construida com fardos de palha, na Escócia, diz-nos que só tem necessidade de ligar o aquecimento quando o termómetro exterior marca 10 graus abaixo de zero. Podemos pois calcular a poupança desta família. Segundo ele, a construção da casa (3 quartos, sala, cozinha e casa de banho) ficou-lhe por menos de 15 mil euros, em autoconstrução.
Em termos de arquitectura, podemos fazer practicamente tudo o que se faz num projecto de casa convencional, sendo mesmo muito mais fácil ousar um estilo mais «orgânico». Foi o caso do projecto de um hotel de luxo na Africa do Sul, construído com 10.000 fardos de palha ( http://www.didimala.co.za/ ). Os donos queriam um projecto com linhas orgânicas e quando viram a maquete perguntaram-se como fariam para construir aquele sonho. Um dos arquitectos sugeriu, então, que usassem fardos de palha. Ficaram primeiro estupefactos com a ideia, mas quando investigaram mais cuidadosamente o tema, lançaram-se no empreendimento. O resultado foi um deslumbrante hotel de 5 estrelas.
Vejamos, por exemplo, como se constrói uma pequena casa de 10x5 metros com fardos de palha. A fórmula mais simples é fazer um telheiro em madeira com 9x4. Depois, reveste-se o telheiro com fardos de palha, colocados como se fossem tijolos. À medida que se vão colocando os fardos, espetam-se uns paus ou ferros para ajudar a manter a estrutura. Depois de feitas as paredes com fardos de palha estas são revestidas com rede de galinheiro e, finalmente, rebocadas por dentro e por fora com cal hidráulica ou barro.
Existem várias fórmulas de construção, que podem ser vistas neste livro muito útil ( http://www.didimala.co.za/DOWNLOADS/Straw%20bale%20building%20guide1.zip ).
Uma casa de 60 metros quadrados pode ficar por menos de 10.000 euros, se a mão de obra for sua e dos amigos, dado que este tipo de casa é extremamente simples de construir. Em termos térmicos é 85% mais eficiente do que uma casa «normal» com paredes duplas e isolamento no meio. Quanto ao fogo, não se assuste. Já tentou queimar uma lista telefónica? O comportamento dos fardos de palha é idêntico, reforçado pelo facto de se encontrarem protegidos do ar pelo reboco. A palha é um material que pode durar séculos, desde que não apanhe humidade, por isso a questão fundamental é proteger as paredes de toda a humidade, com o reboco bem aplicado.
Colocado por: MikeMelgaFantástico.
Mas se todos começassem a usar palha para fazer casas.....os políticos iam comer o quê? :)
Colocado por: tiyxuse fico a pensar melhor eu acho que 5000 euro chega para fazer um t1 com 50m2 uma casa de banho cozinha sala e quarto para dormir como... ha ha dei vos tema para pensar mas para quem pergunta digo lhe