Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Ou, imagine temos um troço em betão, normalissimo para aceder o piso -1... e depois uma escada em chapa de aço, para aceder ao piso +1.... acha que calcularam/ representaram a escada do troço metalico!!!?
    ... depois resolvi.
    Este foi com outro engenheiro.... faz 3 anos...
  2.  # 22

veja la se muda de engenheiro sff;)
  3.  # 23

Lool...
  4.  # 24

Alguém já viu, já fez ou já teve nalguma obra com uma escada em Betao que fosse as escadinhas na face superior e inferior?
  5.  # 25

Colocado por: Pedro BarradasLool...

Por acaso se estiveres interessado;) arranja la uma vaga para mim aí nos teus projetos;) ahah
  6.  # 26

Colocado por: callinasAlguém já viu, já fez ou já teve nalguma obra com uma escada em Betao que fosse as escadinhas na face superior e inferior?

Ja sim sr, nem imaginas a guerra que foi com o empreiteiro para convencer o homem a fazer como estava no projeto, dá um trabalhão na obra em ferro e cofragem!!!
  7.  # 27

Colocado por: callinasAlguém já viu, já fez ou já teve nalguma obra com uma escada em Betao que fosse as escadinhas na face superior e inferior?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas, eei35229
      262_20140407_006.jpg
      262_20141007_1001.jpg
      262_20141022_015_.jpg
      10629350_867230906621589_9135928946860534288_o.jpg
  8.  # 28

•  
      omega
    • 11 setembro 2016 editado

# 29

não aprecio :(
    e essas de betão com madeira, acho horríveis, não combinam minimamente

quanto a chegar lá o serralheiro e toca a andar, com certeza que as escadas não vão cair, acho que as vezes fala-se demais para o que é, mas pronto, já me podem esfolar vivo

um perfil com 4 ou 5 mm de metal deve ser suficiente para não ter grandes vibrações nas escadas, depois depende de como coloca a base do degrau soldado ao perfil
  9.  # 30

Tambem nao gosto muito, ficaria engraçado talvez num sitio que se fizesse conjugação com luzes e sombras
    Concordam com este comentário: riscos
  10.  # 31

Colocado por: omegaessas de betão com madeira, acho horríveis, não combinam minimamente

Não combinam com o quê? Na casa em apreço ficaram ( modéstias à parte) espectaculares....

Só meti aqui as fotos para mostrar ao callinas.
    Concordam com este comentário: treker666, Rui A. B., nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: callinas
  11.  # 32

Colocado por: Pedro Barradas
    Não combinam com o quê? Na casa em apreço ficaram ( modéstias à parte) espectaculares....

Estas pessoas agradeceram este comentário:callinas

Sim estão muito porreiras. Não tem corrimão?
  12.  # 33

Tem. mas não tenho fotos. A solução encontrada está na ultima imagem, do "projecto" de corrimão. Já foi feito no final. Pois foi dificil arranjar consenso na solução definitiva...
  13.  # 34

Sim, vi, pensei que fosse um esquemático para depois em obra pormenorizar.
    Foi executado com painéis de vidro ou ficou assim simples
  14.  # 35

Boa tarde, temos umas escadas em madeira escura que queríamos substituir: são do rez do châo para o 1°andar e fazem uma espécie de L mas sem um patamar ao meio (tipo uma meia espiral para para o andar de cima...). Queriamos mudar os degraus e as guardas. Quanto às guardas ja percebi pelos posts anteriores que um serralheiro nos poderá ajudar, mas quanto aos degraus em si? Onde poderia encontrar preços para degraus em pedra ou mesmo cerâmica? Alguém faria ideia do preço das guardas em vidro temperado e aço? Muito obrigada desde já!
    •  
      omega
    • 11 setembro 2016

# 36

Colocado por: Pedro Barradas

Concordam com este comentário:Rui A. B.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:callinas

não gosto do efeito betão à vista com a madeira, obvio que não são para mim, e portanto a minha opinião vale piners :)
  15.  # 37

Boa noite,
    Ainda ando às voltas com a escada. :)
    Após reflectir um pouco, do ponto de vista estético (e talvez segurança, por causa das quinas com as crianças e de trabalho, por causa do pó), gosto mais de ver a escada em tubo.
    No entanto, informaram-me que o tubo (quadrado de 18cm, com 6mm de espessura) era menos resistente (relativamente a viga HEB).
    Será que essa alteração vai fazer com que sinta a escada mais "solta" (perder a noção de firmeza que tem uma escada em betão)?

Obrigada
    • DM
    • 13 setembro 2016

# 38

SE estiver a comparar o tubo com o HEB180 (mesma altura) isso não é verdade, tanto em resistência como em rigidez (influencia a vibração) o HEB é muito superior. A única vantagem do tubo é não ter problemas de encurvadura por flexão-torção que aqui não será muito importante.

Só para ter uma idéia o tubo que falou tem paredes com 6mm de espessrura o HEB180 o banzo (chapa superior e inferior) tem 14mm...mas também sao 65kg/m de aço para 43kg/m do tubo. É aqui que se faz engenharia, valerá a pena pagar esses kilos extra? Quais as condicionantes de cada um dos perfis? Qual o mais efciciente?
  16.  # 39

Colocado por: DMSE estiver a comparar o tubo com o HEB180 (mesma altura) isso não é verdade, tanto em resistência como em rigidez (influencia a vibração) o HEB é muito superior. A única vantagem do tubo é não ter problemas de encurvadura por flexão-torção que aqui não será muito importante.

Só para ter uma idéia o tubo que falou tem paredes com 6mm de espessrura o HEB180 o banzo (chapa superior e inferior) tem 14mm...mas também sao 65kg/m de aço para 43kg/m do tubo. É aqui que se faz engenharia, valerá a pena pagar esses kilos extra? Quais as condicionantes de cada um dos perfis? Qual o mais efciciente?

Fiquei confusa ao ler o seu e-mail (porque me parece que leu o meu ao contrário).
    No meu último post, o que estou a considerar é a hipótese de fazer em TUBO (pelas questões que enunciei - estéticas essencialmente).
    O que me informaram foi que o tubo era menos resistente. Ou seja, a viga HEB200 seria mais forte e portanto, ao subir e descer, sentia-se menos a diferença para os degraus em betão armado.
    Agora, como disse e talvez se tenha que considerar isso, estamos a falar de uma escada com 6 ou 7 degraus (interior).

Já agora, em termos de tubo, qual seria o equivalente em termos de resistência (considerando essa viga)?
  17.  # 40

Maria, isso é trabalho de engenheiro. Ele que faça as contas e lhas apresente.
    Não lhe vou dar soluções pois isso é projecto de estabilidade e ha um responsável por isso , e não conheço todas as variáveis.

Em betao a escada fica mais económica do que em ferro. Quanto? O seu engenheiro que diga. Se não conseguir chegar a um preço , o eng que lhe indique os m3 de betão é kg de ferro para o empreiteiro lhe dar valor.
    Em ferro esse heb200 será um exagero no tamanho é no tipo, a não ser que esteticamente seja conveniente um perfil de 20cm ainda assim não faz sentido ter h.
    Em relação à questão do é mais resistente, isso não faz sentido, pois qualquer solução terá que ter a resistência necessária, podendo olhar para o "é mais resistente " como desperdício de material. É como fazer uma panela arroz, uma medida é suficiente e sobra sempre, para quê fazer duas medidas?

0.0237 seg. NEW