Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Tenho visto várias imagens de escadas que se adaptem ao que tenho projectado.
    Entretanto vi duas imagens que se ajustam, se "mesclar" ambas.
    Queria com viga de ferro central (imagem 1) e com a guarda simples em inox (imagem 2 e 3).

    Questino-me sobre o seguinte:
    1 - as guardas quadradas não serão perigosas (por causa das quinas)?
    2 - as que têm apenas um varão fininho redondo serão suficientemente fortes?
    3 - o inox não ganha ferrugem (têm-me dito que agora há falsificações)?

    Alguém tem experiência nesta matérias?

    Vi um pormenor que achei interessante mas não sei se será viável e durável.
    Na imagem em anexo tem uma espécie de L (visto de lado). Julgo que deve ser para não ficar apenas um buraco entre os degraus, para quem olha de frente.
    Não sei se é por uma questão apenas estética ou se há algum objectivo de segurança ou comodidade.

    Por fim, andei a pesquisar no google e não encontrei muitas empresas a fazer escadas, na zona de Aveiro.
    Serão os serralheiros que fazem?!

    Obrigada
      Escada-de-Ferro.jpg
      r0702-escada-reta-suporte-z-ferro-madeira-inox.jpg
      SNC00330.jpg
      e6a65735131768b04c1ebb0ad882f603.jpg
    •  
      omega
    • 14 agosto 2016 editado

     # 2

    se for inox não ganha ferrugem
    é fácil ver, pega num íman, se colar, não é inox

    as escadas da minha casa são como as da primeira imagem e o corrimão é semelhante ao da sua terceira imagem, mas na curva quis as barras de inox ligadas em curva, deu trabalho mas ficou bem, não gosto delas esquinadas, prefiro redondo.
    tem um tubo grosso, em cima e quatro finos por baixo, são bastante estáveis.
    pegue nestas fotos, leve a um serralheiro, facilmente lhe farão isso, os que não conseguirem, logo lhe dirão que não.

    Mande pintar a viga de metal com tinta de forja, fica muito bonita
    o degrau de madeira convém ter um entalhe para assentar no metal da viga e ficar ao mesmo nível, mas aí já é uma questão de gosto.
    a ultima imagem não tem nada a haver com as restantes.

    isto chama-se "escada de degrau vazado"

    identicas as de minha casa, apesar de não gostar da cor e modelo deste corrimão
    • emad
    • 14 agosto 2016

     # 3

    Maria, as minhas foram fixadas na parede, ou seja os degraus. Que os fez foi um serralheiro que e tio da minha esposa. Se fosse mais perto recomendaria. De certeza que encontra algum perto.
    Quanto as guardas veja bem o que coloca, caso contrario pode matar a beleza das escadas.
  2.  # 4

    omega, então quem lhe fez as escadas foi uma empresa especializada ou foi o serralheiro que fez o resto da casa?
    O empreiteiro disse-me que convinha adjudicar o trabalho das escadas por causa das estruturas que eventualmente fiquem dentro das paredes.
    Procurei empresas especializadas e fiquei um pouco desapontada pois encontrei poucas.
  3.  # 5

    habitualmente quem faz é o serralheiro que pode ser o mesmo da caixilharia ou não.
    •  
      omega
    • 15 agosto 2016

     # 6

    quem fez as escadas foi o serralheiro, e fez nas paredes os orificios necessários, depois chumbou-se normalmente.
    empresa especializada é..... o serralheiro :)
  4.  # 7

    Colocado por: mariafernandes1 - as guardas quadradas não serão perigosas (por causa das quinas)?

    serão mais propicias a acidentes que as boleadas sim, recomendo sempre que possível, redondas ou boleadas.

    mas atenção que as redondas quando são mal executas, podem ser perigosas também, o caso que mostra é um exemplo.
    aquelas varetas suspensas são muito perigosas. um exemplo a não seguir!!
  5.  # 8

    Boa noite,
    Relativamente à escada já tenho orçamentos.
    No entanto surgiu uma questão.
    É melhor ser viga de ferro HEB ou em tubo?
    Disseram-me que o tubo é melhor porque é mais forte (não precisa de ser tão grosso) e que não tem problemas de acumular pó (ao passo que a viga em H tem).
    Alguém tem esta experiência?
    As foto que partilharam acima, por acaso, ou não, são em tubo (só reparei agora).
    Obrigada!
  6.  # 9

    Depende do perfil, depende do tubo, depende da classe de resistencia do ferro do perfil, depende da espessura da parede do tubo, e em particular doa gostos.
  7.  # 10

    Colocado por: callinasDepende do perfil, depende do tubo, depende da classe de resistencia do ferro do perfil, depende da espessura da parede do tubo, e em particular doa gostos.


    O que acha melhor (do ponto de vista da resistência)?
    A nível estético, o que espero é o que está nas fotos acima.
  8.  # 11

    Alguém que tenha escadas em viga de ferro HEB, confirma ou desmente se ganhar muito pó?
  9.  # 12

    HEB fica feio, não decida pela resistência porque o projetista adopta a secção do perfil para o necessário. para a escada que pretende com um único perfil fica melhor o SHS ou RHS (tubos quadrados, ou retangulares. atenção que quanto mais ligeiro for o perfil mais vai sentir a vibração na escada, o que pode ser desconfortável. atenção também á espessura do cobertor adopte por um cobertor com com alguma altura.
  10.  # 13

    Nem em perfil H nem em tubo... Há soluções ainda mais bonitas, pelo menos para mim.
  11.  # 14

    Colocado por: Fernando Gabriel
    serão mais propicias a acidentes que as boleadas sim, recomendo sempre que possível, redondas ou boleadas.

    mas atenção que as redondas quando são mal executas, podem ser perigosas também, o caso que mostra é um exemplo.
    aquelas varetas suspensas são muito perigosas. um exemplo a não seguir!!


    Mal executadas?!? Aiiii
  12.  # 15

    Que raio deixar aquelas varas assim!!
  13.  # 16

    Colocado por: riscosporque o projetista adopta a secção do perfil para o necessário.


    Riscos.. mas qual projectista!!! vai ser meia bola e força pelo serralheiro ;)
  14.  # 17

    Então mas a casa não é nova? ou é remodelação interior?
  15.  # 18

    Colocado por: riscosEntão mas a casa não é nova?

    Mas a escada em projecto de estabilidade deve ter sido laje tipo em betão .. e está a andar.
  16.  # 19

    lol AI MAEEEE!!! com cada uma
  17.  # 20

    Colocado por: riscoslol AI MAEEEE!!! com cada uma

    então... é que mais vejo de colegas seus!!! mesmo que a escada esteja representada de outra qq maneira na arquitectura.

    Faz dois anos que tive de alertar um seu colega que a laje de escada não dava para a escada representada em projecto de arquitectura. ( fez a escada novamente de modo correcto.... nem por isso)
    Pois não era uma simples laje inclinada com enchimento para os degraus..., mas sim uma laje "nervurada" com o formato do espelho/ cobertor de escada de uma ponta à outra, em betão aparente...
 
0.0219 seg. NEW