A caderneta relativa à minha casa descreve o artigo urbano e dependencias. Esta dependencia trata-se de uma casa velha ainda com paredes boas (algumas partes a reparar) e telhado. Gostaria agora de a remodelar sem aumentar a superficie. Tudo o que queria fazer era levantar um pouco o telhado pois há 2 pisos. O que devo fazer? Posso mudar mais tarde para um art. urbano separado ou terei que mantê-la como dependencia? Obrigada pela vossa preciosa ajuda!
Depende como for feita a alteração. Ao alterar o telhado, por lei, terá de licenciar. Mas se o edifício não for visível da rua, e estiver no meio de uma herdade no meio de nehures...
Colocado por: GrilaTudo o que queria fazer era levantar um pouco o telhado
cuidado, dependências geralmente têm regras diferentes às aplicáveis em habitação principal. geralmente as alturas máximas das mesmas e/ou aos vizinhos são uma dessas regras.
Colocado por: GrilaPosso mudar mais tarde para um art. urbano separado ou terei que mantê-la como dependencia?
em regra eu diria que não pode alterar característica/função da mesma. agora podem existir casos particulares, que podem ser regidos por áreas totais de terreno, índices de ocupações, permeabilização, acessos etc.