Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Prezados, eis minha dúvida: há, em Portugal, alguma terra que "não vale nada"? pois, pelo que percebo, terras são terras.... ocorre que estou prestes a realizar partilha de prédios rústicos e tal expressão vem sendo usada pela outra parte(cabeça de casal) para definir a situação....penso que tornar a terra produtiva faça a diferença....Os terrenos são rústicos (terra de semeadura, oliveiras, vinhas, pinheiros) e pretendo introduzir agricultura orgânica...Grata a todos desde já!
    • RCF
    • 16 agosto 2016 editado

# 2

Colocado por: patpaiva
    Prezados, eis minha dúvida: há, em Portugal, alguma terra que "não vale nada"?

Isso é muito relativo. As coisas, terrenos ou outra coisa qualquer, valem aquilo que alguém estiver disposto a pagar por elas.
    Por vezes, usa-se a expressão "não vale nada" para querer dizer que "vale pouco", o que sempre é diferente.
    Por exemplo, um terreno com pouco valor, mas que tenha árvores, sempre vale alguma coisa, quanto mais não seja pelo valor imediato das árvores, se forem cortadas para madeira ou lenha.
    Para mim, o tipo de terrenos com menor valor serão aqueles que, ainda que possam dar algum rendimento (para agricultura ou árvores para lenha), incorporem também o risco de dar despesa. Por exemplo, um terreno que se apoie em muros de sustentação de terras, incorpora o risco de dar despesa, se esses muros ruírem. Se os muros confinarem com uma estrada ou caminho de ferro, maior será o risco, pois em caso de queda o proprietário terá de reerguer os muros ou, pelo menos, libertar a estrada ou caminho de ferro (e com urgência) - se o proprietário não o fizer, a entidade responsável pela gestão da estrada ou caminho de ferro, fá-lo-á e depois apresentará a conta ao proprietário (e fá-lo-á sem preocupações de fazer barato). O mesmo acontecerá (talvez com menor urgência) se confinar com outro terreno de valor ou com utilização. Estes são o tipo de terrenos que, se forem pequenos e não servirem para produzir nada bastante rentável, eu, nem dados os quero (estes, para mim, não valem nada).
    Mas, cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva
  2.  # 3

nao valem nada....é uma expressao muito utilizada que significa que ninguem os quer....que ninguem daria muito por eles....que ninguem estara interessado em lhes "pegar"....que valem meia duzia de tostoes se os quiser vender....

tambem podem valer, e estarem a dizer-lhe isso no sentido de quererem que se desinteresse dos terrenos ; porque nao contacta com uma agencia para fazerem uma avaliacao do terreno ?, é que por vezes o valor patrimonial declarado nas financas está muito por baixo do valor verdadeiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

agora mais a serio, ja procurou por exemplo por hortas comunitarias junto do seu municipio? nao sei se sera isso que procura
  4.  # 5

Colocado por: patpaivaPrezados, eis minha dúvida: há, em Portugal, alguma terra que "não vale nada"? pois, pelo que percebo, terras são terras.... ocorre que estou prestes a realizar partilha de prédios rústicos e tal expressão vem sendo usada pela outra parte(cabeça de casal) para definir a situação....penso que tornar a terra produtiva faça a diferença....Os terrenos são rústicos (terra de semeadura, oliveiras, vinhas, pinheiros) e pretendo introduzir agricultura orgânica...Grata a todos desde já!

Valor ZERO.. não. mas o valor pode ser consoiderado tão anormalmente baixo porque simplesmente não existe comprador.
    Quando da avaliação, o avaliador terá de efectuar varios cenários para determinar o valor. Este valor ´será sempre objecto de contestação... é mesmo assim.

Já tivemos n situações dessas aqui pelo Gabinete.. Seja no âmbito de partilhas ao abrigo de peritagens judiciais, seja a nível particular. Os p´redios rusticos, são dificeis de avaliar...
  5.  # 6

70 centimos o m2 é muito comum em terrenos rústicos.
    Será essa a definição de "não vale nada" ?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: patpaiva, Clerc

0.0088 seg. NEW