Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu e a minha mulher conseguimos, finalmente, encontrar uma casa que nos satisfaz e decidimos avançar com a compra.
    Tendo já feito a compra, segue-se a fase das obras e remodelações, pois a casa data do tempo do Estado Novo e está quase como era nesse tempo.

A casa tem 2 pisos, ambos com 50 a 60m2, sendo que em cima há 3 quartos e 1 wc e em baixo é a sala, cozinha e 1 wc.
    A casa tem ainda uns acessos para a cave que foi construída "à socapa", com 1,80m de altura, funciona apenas como arrumos. Por trás existe um jardim com ~35m2.

A casa situa-se no Porto, quem conhece este tipo de bairros já deve saber como a casa é.
    A casa, originalmente era um T2, mas quando nasceu mais um filho o "Salazar ofereceu" mais um quarto e, portanto, foi construída mais uma parte da casa em cima e em baixo. O que acontece é que atualmente apenas tenho a planta da casa quando era um T2... Como o dinheiro não abunda (pq se abundasse o mais provável era ter entregue tudo a uma empresa) nós andamos à procura da melhor solução para podermos ir habitar a casa, isto porque estamos num T1 arrendado e já temos o nosso rebento a morar connosco :)

O que nós queremos:
    Piso 0: Open space com um wc por baixo do vão de escadas (existem uns arrumos), cozinha com apenas uma ilha a separar da sala. Estamos na duvida sobre onde colocar o acesso à cave, mas o mais provável é que seja pelo jardim...
    Piso 1: Aqui está um desafio, pois o quarto que foi construído depois não ocupa o total da largura da casa, sendo que esse quarto tem uma varanda que fica em " L ", nesse espaço "morto" do "L" pensamos construir um wc para o quarto e talvez um closet pequeno... (ver imagem 3D)

Mas enfim, isto são ideias vagas e por andarmos um bocado à nora decidi vir aqui perguntar qual o próximo passo?
    Tenho um empreiteiro de confiança para as obras, o que não invalida que possa pedir mais orçamentos...

Devo falar com arquitetos para me fazerem um "desenho/projeto"?
    Como posso conseguir a planta atualizada da casa?
    Os arquitetos costumam cobrar para deslocar-se à casa pela primeira vez para depois poder orçamentar?

Deixo duas imagens que tirei do google earth... Agr é que reparei que já fui à casa umas 5 ou 6x e ainda não tirei fotos!!!

3D

fachada
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 2

Se puder, contrate um gabinete de projectos para alterar tudo, mas vá se preparando para gastar mais do que aquilo que pagou pela moradia
  2.  # 3

Colocado por: ikSe puder, contrate um gabinete de projectos para alterar tudo, mas vá se preparando para gastar mais do que aquilo que pagou pela moradia

Como? Para um projeto que contemple mandar paredes abaixo?
    Duvido que o projeto custe mais que 150k...
  3.  # 4

Colocado por: Sergini

Ele quis dizer com a remodelação..não com o projecto em si...
    Concordam com este comentário: ik
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 5

Colocado por: Sergini

Colocado por: Tyrande

Ele quis dizer com a remodelação..não com o projecto em si...

Sim, falo nas obras todas, mas pensei que tinha sido mais em conta o valor de aquisição
  4.  # 6

A casa está habitavél, não está destruída nem nada, eu quero é mandar umas paredes abaixo para a tornar Open space. O orçamento que tenho não me chega a 15k.
    Quanto ao valor, até foi bem em conta, as casas semelhantes costumam custar 20 a 30k mais, isto porque a zona conta muito (é a 1min a pé do parque da cidade- boavista).
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 7

Colocado por: SerginiA casa está habitavél, não está destruída nem nada, eu quero é mandar umas paredes abaixo para a tornar Open space. O orçamento que tenho não me chega a 15k.
    Quanto ao valor, até foi bem em conta, as casas semelhantes costumam custar 20 a 30k mais, isto porque a zona conta muito (é a 1min a pé do parque da cidade- boavista).

Já que vai fazer obras, aproveite e troque toda a canalização, porque se não é hoje vai ser amanha que um tubo vai furar ou deixar de ter água quente porque o tubo de ferro tapou com ferrugem

Troque toda a electricidade, de certeza que tem apenas uma tomada por quarto e os cabos da tv cabo a percorrer a casa

Ao fazer isto tem que reparar as paredes e o chão todo, casas de banho e cozinha..

Acredite que para isto tudo 15mil euros não chegam, essa casa pelo aspecto deve ter à volta de 60 anos e naquela altura usavam paredes resistentes( a placa apoia nas paredes) por isso muito cuidado ao fazer o open space

Espero ter ajudado
    Concordam com este comentário: Picareta
  5.  # 8

Sergini,
    Sim, na minha opinião contacte gabinetes de arquitectura.
    Informa-os do seu plafond (o valor que quer gastar) e o que pretende fazer. Os arquitectos dir-lhe-ão se possível ou não. E sendo possível, irão fazer o trabalho tendo em consideração esse plafond.
    Não sei qual o valor que um arquitecto leva por visitar a casa ou para lhe fazer esse projecto.
    Eu se fosse arquitecto, cobraria sempre a deslocação porque é tempo útil do trabalho deles gasto e também meios para se deslocarem, mas tenho ideia que possa haver arquitectos que não cobrem dentro duma certa distância, acho que li qualquer coisa a este respeito no fórum.
    Por outro lado, o valor do trabalho do arquitecto vai reduzir o valor disponível que tem, os tais 15 mil, mas é um investimento seguro que se faz.
    Tente contactar arquitectos por referências.
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 9

Colocado por: CMartinSergini,
    Sim, na minha opinião contacte gabinetes de arquitectura.
    Informa-os do seu plafond (o valor que quer gastar) e o que pretende fazer. Os arquitectos dir-lhe-ão se possível ou não. E sendo possível, irão fazer o trabalho tendo em consideração esse plafond.
    Não sei qual o valor que um arquitecto leva por visitar a casa ou para lhe fazer esse projecto.
    Eu se fosse arquitecto, cobraria sempre a deslocação porque é tempo útil do trabalho deles gasto e também meios para se deslocarem, mas tenho ideia que possa haver arquitectos que não cobrem dentro duma certa distância, acho que li qualquer coisa a este respeito no fórum.
    Por outro lado, o valor do trabalho do arquitecto vai reduzir o valor disponível que tem, os tais 15 mil, mas é um investimento seguro que se faz.
    Tente contactar arquitectos por referências.

CMartin,

15mil euros não chegam para nada, muito menos se contactar um arquitecto!

Colocado por: SerginiA casa está habitavél, não está destruída nem nada, eu quero é mandar umas paredes abaixo para a tornar Open space. O orçamento que tenho não me chega a 15k.

Sergini,

Se apenas dispõe dessa quantia o melhor que pode fazer é guarda-los e ir imediatamente para a sua nova casa
    Junte até ter o suficiente para fazer as obras todas, caso contrário está sujeito a ficar sem o dinheiro e sem condições para habitar a casa

Entretanto faça um seguro multiriscos para o caso de um tubo agua furar

Sim essa localização é bastante boa e por isso o valor tão inflacionado
  6.  # 10

Acho que 15mil Euros chegam para, pelo menos, contactar um arquitecto e ter um projecto.
    Diz isso, e quem lê, põe logo a ideia de lado. E assim criam-se preconceitos.
    Mas temos aqui arquitectos, podem esclarecer melhor e com maior fiabilidade do que eu.

Colocado por: ik
    CMartin,
    15mil euros não chegam para nada, muito menos se contactar um arquitecto!
  7.  # 11

Ora o que vale é que, pesquisando no forum, temos a papa toda feita.

https://forumdacasa.com/discussion/43277/precos-dos-projetos/
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 12

Colocado por: CMartinAcho que 15mil Euros chegam para, pelo menos, contactar um arquitecto e ter um projecto.
    Diz isso, e quem lê, põe logo a ideia de lado. E assim criam-se preconceitos.
    Mas temos aqui arquitectos, podem esclarecer melhor e com maior fiabilidade do que eu.

O Sergini não quer fazer o projecto com 15K, quer projecto e obras por 15K e isso é impossivel
  8.  # 13

ik, desculpe mas agora está a desconversar.
    Và, và là, e leia o tópico todo desde o início tudo direitinho.
    • ik
    • 18 agosto 2016

# 14

Colocado por: CMartinik, desculpe mas agora está a desconversar.
    Và, và là, e leia o tópico todo desde o início tudo direitinho.

Não estou a desconversar, mas posso ter interpretado mal o Sergini

Vamos esperar uma resposta dele, estou é convencido que quem lhe vendeu a moradia foi com a promessa que com 15 mil euros ficava com uma casa nova, mas não passa de uma especulação minha :)
    • tiyxu
    • 18 agosto 2016 editado

# 15

se so tem 15k para fazer o trabalho e quer plantas tenha em conta que um arquitecto tem de ganhar o dele depois precisa de fiscalização ou nao e depois de um bom construtor ou varios equipas.... normalmente os arq.s tem as equipas deles por isso nao vai chegar 15 k se vai por essa via em troco se vai pela clasica cama um bom empreteiro de comfiança que lhe trata de tudo se consegua por 15 k nao sei normalmente isso e o isco depois vem mais isso mais aquilo e dispara todo...para esse tamnho de oba 15k nao chega com material incluido tem ser mais um bucadinho..
    eu vou fazer um trabalho em setembro +- egual e preço e um poco mais elevado vai levar tratamento no telhado isolamento e pintura exterior nova canalizaçao em 2 CB e 2 cozinhas piquenas, mais electricidade nova.. pintura e retocos interiores por +-27 k por isso o seu nao ta longe diso por isso pensa muito bem aquilo que vai fazer e com quem vai fazer..eu ja sei muitos que tiveram pelo menos 2 equipas a trabalhar nas obras deles...
  9.  # 16

Ok ok, eu posso não me ter explicado bem mas já vai aqui muita especulação :)
    Eu falei que tive 15 de orçamento, incluía eletricidade, paredes, canalização, tectos, e mais algumas coisas, mas não incluía materiais nem o telhado (que não está em. Muito mau estado).

Não foi quem me vendeu a casa que me deu este valor, nada a ver, a casa era de uma senhora de idade e os filhos foram renovando a casa para a mãe ter algum conforto, tem, por exemplo, estores eléctricos e aquecimento central (embora a canalização esteja por fora das paredes).

Agora se me dizem que 15k não dá sequer para um arquiteto fazer o desenho e estudo da casa, isso é mesmo um escândalo que nem quero acreditar que assim seja...

Se in que vou gastar mais de 15k, em parte alguma eu disse que isto era o meu orçamento total, não gostava de ter um valor mais aproximado do que seria necessário gastar (30k já me parece mais razoável).

Obrigado a todos!
    • ik
    • 19 agosto 2016

# 17

Sergini, realmente não percebi a sua dúvida e o Sergini não percebeu o que eu estava a dizer :)

Para o tipo de obra não precisa de licenciamento por isso penso que 2000€ para um projecto de remodelação é o suficiente visto não ter burocracias que consomem tempo e recursos

Tenha algum cuidado com orçamentos que não incluem materiais, a menos que possa acompanhar a obra a 100% Se quer estar descansado peça orçamentos "chave na mão" e como quer trabalhar com um arquitecto ele pode fazer um mapa de quantidades ou caderno de encargos onde esteja tudo discriminado e não se chateie com nada, deve ficar mais caro que os 2k€ mas compensa largamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergini
  10.  # 18

Era mais por aí que eu queria saber se valeria a pena falar com um arquiteto, para um projeto de remodelação. Assim sendo, se os preços forem esses, jásão mais aceitáveis, falta saber se há por aí alguns arquitetos que estejam interessados.

Obrigado!
    • ik
    • 19 agosto 2016

# 19

Colocado por: SerginiEra mais por aí que eu queria saber se valeria a pena falar com um arquiteto, para um projeto de remodelação. Assim sendo, se os preços forem esses, jásão mais aceitáveis, falta saber se há por aí alguns arquitetos que estejam interessados.

Obrigado!

Vale sempre a pena falar com um arquitecto porque têm uma "visão" estudada e trabalhada para os espaços que nós não temos

Outra vantagem é que lhe irá valorizar a sua casa do que a ser feito um "projecto" em cima dos joelhos

Provavelmente a primeira coisa que vai aconselhar é alterar essa fachada e para isso já vai precisar de projecto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergini
  11.  # 20

Boa tarde,

Venho pelo seguinte deixar o meu contacto, caso pretenda obter Proposta de Honorários de Arquitectura e Especialidades, para elaboração do projeto de remodelação da sua moradia.

Tenho gabinete próprio na Póvoa de Varzim e estamos a desenvolver trabalho no Porto. Terei todo o gosto em marcar uma reunião consigo no local da obra, sem custos para si, uma vez que aproveitarei as deslocações frequentes que tenho feito ao Porto, para me encontrar consigo.

Durante a reunião mostrarei as obras que desenvolvemos e as que estamos a desenvolver, para ter uma ideia do nosso tipo de trabalho.

Ao dispor,

Cumprimentos,

Pedro Pontes Pimenta de Almeida, Arquitecto

email: [email protected]

0.0230 seg. NEW