Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Oh Dona Maria , como não ficar todo derretido com um texto assim eheheh as folhas picadas são incensos , uma árvore caída por acaso que servirá para soltar , aquecer e alimentar a terra e as couves , um inhame é um tubérculo muito forte mas muito saboroso é servido cozido ou com uma fritura ... Ás vezes com pimenta e um fio de azeito faz-se uma refeição , quando de boa qualidade como os meus parecem manteiga ... A salsa grande é mesmo aipo , de resto o conhecimento da Maria não engana nada , é mesmo uma mulher entendida no assunto .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  2.  # 342

Por cá vai tudo mais tarde para a terra ... Hoje tivemos a testar a nova compra antes de a desmontar ... Muito jeitosa no trabalho ali nas mãos do meu irmão ... De resto a batata , as bananas couves repolhos enfim ... Para finalizar o dia desmontamos a maquina que vai seguir para a linha de pintura lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, C. Lobo
      IMG_20160227_153359.jpg
      IMG_20160227_153441.jpg
      IMG_20160227_153534.jpg
      IMG_20160227_163931.jpg
      IMG_20160227_163948.jpg
      IMG_20160227_164025.jpg
      IMG_20160227_164040.jpg
      IMG_20160227_182142.jpg
      IMG_20160227_182152.jpg
      IMG_20160227_182200.jpg
      IMG_20160227_182212.jpg
      IMG_20160227_182223.jpg
      IMG_20160227_182233.jpg
      IMG_20160227_182255.jpg
      IMG_20160227_182304.jpg
  3.  # 343

Hoje andei a adubar as arvores, mandei-lhe 150g de amicote 8.12.12.
    Segundo o eng. da ADP o adubo melhor/mais completo que anda no mercado.

Vamos aguardar pelo desenvolvimento e pelas fotos, hoje tava muito frio para andar de repórter.
  4.  # 344

Hoje andei rodeado de porcos, ovelhas e cabras... infelizmente não eram minhas, mas já deu para ver o trabalhão que é preciso ter para ter todos estes bichos. Na minha familia estamos mais habituados a animais de outro porte (galinhas, patos, faisões, coelhos, etc). Dito isto... adorava!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  5.  # 345

Boas caros agricultores ou projetos de agricultores.

Ando numa luta danada na escolha de adubo solido para as oliveiras.

Cotem aqui as vossas experiências neste campo para ver sr tiramos algumas conclusões benéficas à produção e à carteira.
  6.  # 346

Colocado por: ultrahipermegaBoas caros agricultores ou projetos de agricultores.

Ando numa luta danada na escolha de adubo solido para as oliveiras.

Experimente abrir uma cova, de médias dimensões, à volta do tronco das oliveiras e espalhe mato roçado (e triturado pela roçadora) na dita cova. Cubra com a terra, que saiu da cova, e aconchegue para que não se disperse com o vento. Também pode aproveitar a rama de oliveira, das podas, colocá-la junto ao tronco e esperar que apodreça. Saiba que as árvores agradecem.
    Nota: não sou agricultora, já fui um projecto, rocei muito mato que apliquei no tronco de árvores (carvalhos) e digo-lhe que elas muito se desenvolveram, inclusive algumas oliveiras.
  7.  # 347

Obrigado pela resposta Maria.

O problema que vejo nessa técnica é o tempo de mão de obra, não estou a falar de 50 ou 60 oliveiras, tenho de fertilizar cerca de 400 este ano, mas tenho aqui amigos que mandam-se para as 6000.

Actualmente usa-se muito por aqui o fertijet da ADP, mas em algumas teses que li a primeira observação que fazem é a do excesso de azoto, pois é prejudicial á floração.
    Pelo que pude apurar um olival que produza 1000Kg de azeitona gasta:

-5kg de azoto
    - 2kg de fosforo
    - 10kg de potassio
    - 4kg de calcio;

Então teriamos de repor nesse mesmo terreno estas quantidades de nutrientes.

Problema 1.
    Saber qual a composição do solo.

Problema 2.
    Mediante a analise do solo encontrar um adubo que reponha com a máxima exactidão estes nutrientes.

Problema 3.
    Não conseguimos ter 2 solos iguais.

Quem concorda e quem discorda com isto?
  8.  # 348

Já contactaste com a ADP a expressar o vosso problema ?
  9.  # 349

Hoje pela hora de almoço passei na terra ...
      IMG_20160302_135506.jpg
      IMG_20160302_135440.jpg
      IMG_20160302_135322.jpg
      IMG_20160302_135305.jpg
      IMG_20160302_135254.jpg
      IMG_20160302_135115.jpg
  10.  # 350

Colocado por: rafaelisidoroJá contactaste com a ADP a expressar o vosso problema ?

Já, estou a estudar isso com um téc. da adp. Mas na folha é uma coisa e na pratica pode ser outra.
  11.  # 351

Colocado por: ultrahipermega

Já, estou a estudar isso com um téc. da adp. Mas na folha é uma coisa e na pratica pode ser outra.
    tas te a referir aos resultados ? Ou aos produtos ????
  12.  # 352

Sei que num olival é totalmente desaconselhado o uso de frese perto das oliveiras aquando se quer dar um jeito na terra.
  13.  # 353

Colocado por: rafaelisidorotas te a referir aos resultados ? Ou aos produtos ????

Resultados
  14.  # 354

Colocado por: C. LoboSei que num olival é totalmente desaconselhado o uso de frese perto das oliveiras aquando se quer dar um jeito na terra.

A oliveira alimenta-se por raizes superficiais, logo so pode lavrar com escarificador
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  15.  # 355

Colocado por: ultrahipermega

Resultados
    e já experimentou outras marcas ? tipo Bayer , Cadubal , Nufarm , e um estudo da planta nos serviços agrónomos ????
  16.  # 356

Colocado por: ultrahipermegaA oliveira alimenta-se por raizes superficiais, logo so pode lavrar com escarificador

As do quintal da minha avó até com charrua são lavradas, eu ainda vou tendo cuidado próximo delas levanto para ficar superficial, o meu tio não, sempre no fundo, as vezes arranca com cada raiz.. LOL
    O melhor adubo que pode por, cheguei a conclusão que é não meter nada! Tenho as oliveiras do quintal que levam estrume, adubo, são lavradas... dão o mesmo que outras que tenho que apenas são lavradas de ano a ano!
  17.  # 357

Isso dependa muito da fertilidade do solo.

Mas já encontrei o mais correcto, nergetic 20.8.10 é a melhor adubaçao para a oliveira aqui na minha zona.
  18.  # 358

Colocado por: ktm333
    As do quintal da minha avó até com charrua são lavradas, eu ainda vou tendo cuidado próximo delas levanto para ficar superficial, o meu tio não, sempre no fundo, as vezes arranca com cada raiz.. LOL
    O melhor adubo que pode por, cheguei a conclusão que é não meter nada! Tenho as oliveiras do quintal que levam estrume, adubo, são lavradas... dão o mesmo que outras que tenho que apenas são lavradas de ano a ano!

Uma prova disso é as oliveiras que eu tenho perto da janela da cozinha.
  19.  # 359

Então e abóboras, alguém que possa aconselhar o seu cultivo?
    É que eu não percebo nada disso, mas este ano quero pôr disso também, dizem que faz muito bem e para não ter de comprar...
  20.  # 360

Colocado por: 21papaleguasEntão e abóboras, alguém que possa aconselhar o seu cultivo?
    É que eu não percebo nada disso, mas este ano quero pôr disso também, dizem que faz muito bem e para não ter de comprar...
    abobora é colocar as sementes intervaladas 2.5m numa boa cama , dar um saxinho ou dois e não se olha mais para aquilo ...
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas

0.1621 seg. NEW