boa tarde , alguém sabe aonde poderei fazer uma denuncia sobre a má aplicação de herbicidas que contaminou terrenos alheios e para além de provocar danos materiais , contamina e mostra o desrespeito perante a sociedade ... alguém sabe aonde se deve dirigir uma queixa assim ! será GNR ou em alguma secretaria do Ambiente ?
Colocado por: LuBjá foi avisado , os castigos da GNR são muito severos , não lhe pedi nada ( ao vizinho ) nem quero guerra com ninguém até porque nem é preciso apresentar queixa , basta pedir para analisar o meu terreno e as minhas plantas , o interesse deles é maior que o meu ... mas agradeço e muito . entretanto a terra já foi lavrada ... o que estava contaminado já se foi .
Rafael:
O meu marido foi funcionário da Direcção Geral de Saúde (agora está reformado).
Enquanto lá esteve teve de intervir muitas vezes para resolver esse tipo de problemas...
Eram uns a queixar-se que a vizinha lhe vinha depenar as galinhas á porta, e tinha asma... outro que estava envenenado porque a pocilga do vizinho lhe estava a escoar para dentro do poço...
Pode enviar umas cartinhas registadas, ou e-mails, para os departamentos oficiais (DG Ambiente, DG Saúde...)
Entretanto, conhecendo você o seu vizinho, tome algumas cautelas... É que ele pode ser mais venenoso que o herbicida...
Colocado por: branco.valtero Rafael é de São Miguel
Colocado por: ktm333dias 2 ,3e4 é dia de rally se tiveres por CA vais gostar ...
Em principio vou ai fazer uma visita(A ilha), no inicio de Junho! Era para ser a Terceira, mas consegui-mos alterar para S. Miguel, mais barato ainda. LOL
Colocado por: rafaelisidorodias 2 ,3e4 é dia de rally se tiveres por CA vais gostar ...
Colocado por: ktm333lol isso é meados e não no início eheheh
Nop, 12 13 14 e 15..
Colocado por: barreiraAlguem me sabe dizer que camoeca é esta:
Colocado por: rafaelisidoroIsto é do herbicida que a nossa lavoura consome !!! Infelizmente a lavoura está desgraçada pelo menos em são Miguel , os lavradores criaram vícios governo é o maior culpado , agora o governo açoriano como que desfarsa e pensa que é tudo tolo ... Existe uma petição para um estudo que o governo tanto não quer incomodar , o estudo baseia-se em tentar perceber "porque é que a partir da entrada dos Açores na UE os valores da causa de morte de doenças oncológicas dispararam para números mais altos da europa ... E este governo teima em não querer saber !!!! ??????? Tomara como a economia é a lavoura o que seria descobrir que os herbicidas e os nitratos que ate provocam mortes súbitas nas vacas são de certeza a causa de tal disparate ... Ficam atentos , carnes só bravas , na terceira e no pico ainda ha disso por cá na maior desconheço ... Evitam a carne e o leite de são Miguel !
Colocado por: C. Lobopercebo a ideia e fico descansado que haja gente atenta ao que eu digo ... Eu nunca fui adepto do que " como sera" gosto mais do que " como é" e eu vejo muito mesmo ... Atualmente preferia comprar agros mas não chega cá ... Limito ao maximo o consumo de leite que tem sido tao desmistificado por alguns estudos ... Não confundir Açores com são Miguel... É o único conselho que lhe posso mostrar !!!!! Espero e acredito que a coisa vai mudar mas ate lá esteja atento ...
Caro Rafael lá por casa ultimamente até se tem comido quase sempre derivados de leite provenientes dos Açores, pelo simples facto de ser mais barato; ajudar a economia portuguesa e os Açorianos e pela clara evidência de que tem qualidade e sabor pelas suas origens.
Mas se o que diz é assim, então e nos outros países como é que é? Deve ser igual ou ainda pior...
Infelizmente ainda não temos cá comercialização dos produtos IsidoroBrothers...
Colocado por: larkheAté ao ano passado nunca cá tinha tido processionarias, mas o ano passado isto encheu se delas.No site do ICNF... há alguma informação sobre o que fazer
Colocado por: maria rodriguesTenho a percepção de que as copas estão muito juntas, densas, com sombreado (?) a mais. Ou então sou eu que não pesco nada do assunto e ponho-me a dar palpites...
Colocado por: maria rodriguesNão me passaria pela cabeça mandar enxertar os pinheiros. Portanto... aprender, aprender até morrer.Não se espante de não saber, é uma técnica muito recente, começou a ser feita na década de 80 em Portugal.
Colocado por: Mighty SparrowNo site do ICNF... há alguma informação sobre o que fazer
http://www.icnf.pt/portal/florestas/prag-doe/ag-bn/processpinh
http://www.icnf.pt/portal/florestas/prag-doe/resource/doc/proc/processionaria-controle-12fev2015.pdf
http://www.icnf.pt/portal/florestas/prag-doe/resource/doc/proc/proc-florest-2015.pdf
O ideal é ataca-las logo que comecem a aparecer... com uma vara com tesoura na ponta, julgo que por volta de Outubro, e tira-las das árvores e esmaga-las ou queima-las. Mas sempre BEM protegido, nessa altura do ano os pêlos delas ainda não são muito urticantes, mas não convém arriscar, até porque depende dos anos.
O problema é quando são muitas ou as árvores já são muito altas e o dono do terreno já não consegue dar conta. Aí já se tem de ir por outros meios (armadilhas com feromonas, armadilhas de cola, inibidores de crescimento, etc) depende da dimensão do terreno. Em França verificaram que se se plantar um linha de Bétulas ou certos carvalhos de folha caduca à volta do Pinhal faz reduzir o ataque das processionárias... agora não sei se em Portugal isso também funciona. Há uma serie de pássaros que também ajudam a combater: chapins; poupas; morcegos etc. mas (na minha opinião) num pinhal com uma praga de processionárias você precisava de uma praga de chapins para come-las todas.
Mas a processionária normal não mata a árvore... são os outros insectos. Por isso não deixe lenha no chão para não atrair os bichos da madeira, esses sim quando apanham a árvore debilitada acabam por a matar.
(Há uma outra processionaria descoberta na zona de Leiria, que ataca no verão, essa pode vir a ser mesmo preocupante, se apanhar essa contacte alguma Associação ou o ICNF)Estas pessoas agradeceram este comentário:larkhe
Colocado por: ktm333http://www.noticiasmagazine.pt/2016/a-morte-silenciosa-das-abelhas/