Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: SMMTM (...) Semeei salsa há cerca de 2-3 semanas e até agora, nada... É normal? Ou simplesmente não é altura para esta sementeira?

É, com certeza. A salsa é quase de geração espontânea: reproduz-se em espaço onde caia a semente da mesma; em Janeiro e em Maio - espero não estar a fugir da verdade - habitualmente espiga, pelo que está mais do que na altura de renovar o canteiro. Ou a semente era demasiado velha, ou faltou-lhe a água em "abundância" - tem de ser borrifada (o vaso ou o tabuleiro/canteiro) até nascer. E, após, deve ser regada regularmente sem empapar o espaço onde está semeada. Há salsa o ano inteiro, pelo que enquanto uma espiga e larga a semente, a outra nasce logo ali ao lado. E é uma erva aromática resistente, depois de bem nascida.
    Os morangueiros "domésticos", nesta altura já deveriam estar em flor, adiantada, e a apresentar os primeiros morangos (ainda meio verdes, ou já a amadurecer), pelo que me parece que, nesta altura, semeá-los não é a melhor solução. Dê preferência à planta em vez da semente. E a semear, seria mais cedo, e em qualquer copo de iogurte só para experimentar; depois teriam de ser transplantados para terreno fértil, com intervalos razoáveis por causa das guias. Isto de se ser hortelão também se aprende, errando e repetindo até melhorar. Pode, também, entrar em sites de jardinagem e afins para tirar ideias; da mesma forma tem o velhinho «Borda D' Água» que dá muitas dicas. Quanto ao pepino é melhor plantar do que semear; para quem não é experiente em sementeiras (até os mais experimentados recorrem à compra das plantas prontas a transplantar) o ideal é passar num mercado de rua - há-os por aí em pequenas localidades ou mesmo em espaços mais urbanos -, e adquirir as plantas que pretende. Pode sempre trocar umas palavras com o hortelão vendedor e fica a saber umas "coisas". Espero ter dado uma pequenina ajuda e boas sementeiras (a seu tempo) e melhores colheitas. ☺
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMMTM
  2.  # 562

Cara Maria Rodrigues, agradeço a sua resposta, a disponibilidade e simpatia.
    De facto, hoje já tenho umas plantunhas a crescer no local onde semeei a salsa.
    Quanto aos morangueiros, eu devia saber que a sua sementeira é difícil. Tenho alguns pés plantados e estes sim, já deram frutos e estão em flor novamente..,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  3.  # 563

Eu adorava fazer formação com este senhor!

https://vimeo.com/72559327
  4.  # 564

5.  # 565

Sao Miguel
    Concordam com este comentário: branco.valter
      1467299160161-1859022041.jpg
  6.  # 566

Rafael, este faval parece-me soberbo. Diga-me: esta foto é antiga ou é actual? Espanta-me que em fim de Junho - amanhã já é Julho - haja um faval tão viçoso e carregadinho de favas. Que terra abençoada!
  7.  # 567

Colocado por: maria rodriguesRafael, este faval parece-me soberbo. Diga-me: esta foto é antiga ou é actual? Espanta-me que em fim de Junho - amanhã já é Julho - haja um faval tão viçoso e carregadinho de favas. Que terra abençoada!
    é de hoje , amanha mostro outras da terra , tava sem bateria ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, maria rodrigues
  8.  # 568

Já agora, deixo esta pequena história retirada do face.

Batatal (à hora do almoço daí não estarem com aspecto tão fresco). Não cavei, apenas as coloquei em cima da terra, cobri com composto, depois com folhas de carvalho e por fim, palha. Corto os fetos que aparecem todos os dias mas não tiro as ervas. Reguei apenas nos últimos dias devido ao muito calor que se faz sentir por aqui (tirando o Alentejo, Braga tem sido a cidade mais quente do país). Variedade Agria, batata branca, 3 meses na terra ( 4 meses no final de Julho). Tenho outras metidas a 26 de maio que estão quase iguais. Cada vez gosto mais da ideia de não cavar e não arrancar ervas

Atimati Aroso
      batatal.jpg
  9.  # 569

Boas,

Numa zona do meu quintal vou colocar tela no chão, e queria colocar herbicida antes da tela.
    Nos tempos que correm não é possivel ao comum dos mortais comprar herbicida. Alguém tem sugestões?

Obrigado
    PB
  10.  # 570

Se vai colocar tela, para quê colocar herbicida?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, maria rodrigues
  11.  # 571

Colocado por: branco.valterSe vai colocar tela, para quê colocar herbicida?

Boa pergunta!...
  12.  # 572

Porque arranquei a relva já há algum tempo e já começou a aparecer grama, e além disso recomendam fazê-lo antes de colocar a tela.
  13.  # 573

Colocado por: barreiracomeçou a aparecer grama

Cure as vezes que quiser, vai aparecer sempre! A menos que cure, e arranque as raízes, de referencia em Agosto, esqueça(Falo por experiencia)! Se vai colocar a tela, a grama em principio não se desenvolve, caso queira mesmo avançar com a cura(Acho desnecessário...), procure o amigo do amigo do tio do primo que tem um cunhado que pode comprar ou que vende..
  14.  # 574

Na minha terra é assim , tudo anda no mesmo , é produzir ...
      IMG_20160701_170959.jpg
      IMG_20160701_170905.jpg
      IMG_20160701_170815.jpg
      IMG_20160701_170801.jpg
      IMG_20160701_165153.jpg
      IMG_20160701_165142.jpg
      IMG_20160701_165125.jpg
      IMG_20160701_163927.jpg
      IMG_20160701_163853.jpg
      IMG_20160701_163752.jpg
      IMG_20160701_163748.jpg
      IMG_20160701_163737.jpg
      IMG_20160701_170642.jpg
      IMG_20160701_163727.jpg
      IMG_20160701_163717.jpg
      IMG_20160701_163709.jpg
      IMG_20160701_163659.jpg
      IMG_20160701_163652.jpg
      IMG_20160701_1651422.jpg
  15.  # 575

Fotos deste fim de semana, tal como já esperava, as batatas secaram-se todas com o míldio, nem nos chateamos muito, foi logo com o trator, tinham algumas batatas mas muito pequenas, acabamos por colocar na terra numa parte minho e na outra umas batatas velhas que eram para ir para os animais(As vezes são as que produzem melhor lol), vamos ver no que vai dar.. O resto está normal, o milho quase pronto a cortar/arrancar, o feno(para as cabras) já debaixo de telha.. O resto as fotos "dizem"! :)

16.  # 576

Mais um batatal, Rafael? Desta feita é de batata doce, ou estou enganada? Dou graças pela oportunidade, que nos dá, de visualizar as fotografias do vosso recanto tão bem cuidado e amanhado. É um regalo apreciar tantas e tão diversas culturas - feitas com muita mestria - quem sabe, sabe...!
    Concordam com este comentário: jorgand, branco.valter, Toino
  17.  # 577

Colocado por: maria rodriguesMais um batatal, Rafael? Desta feita é de batata doce, ou estou enganada? Dou graças pela oportunidade, que nos dá, de visualizar as fotografias do vosso recanto tão bem cuidado e amanhado. É um regalo apreciar tantas e tão diversas culturas - feitas com muita mestria - quem sabe, sabe...!
    é batata doce em diversos tamanhos , tenho ai visível fava para comer seca esperando o tempo ... Inhames , batata , batata doce , feijão Catarino , alfaces , Pimenta , piripiri , pepinos , tomates , cenouras , couves , couve flor , broculos , alho francês , rúcula , espinafres , beterraba , cebolim , cebolas já a secar , salsa , feijão de rolinho verde , repolhos , nabiça , nabos , cebola verde , nesta acho que tirando as ervas aromáticas já não tem mais nada !!!! Na outra tenho as abóboras , bananeiras , milho doce , feijao e agrião ... Tá composta a horta Dona Maria ????
  18.  # 578

Ainda tem as courgetes!!!
  19.  # 579

Colocado por: rafaelisidoroTá composta a horta Dona Maria ????

Sim Rafael, é um regalo ver tudo tão bem tratado!

Colocado por: rafaelisidoroAinda tem as courgetes!!!

E o alecrim faz parte das aromáticas? Aquele lindo e viçoso milheiral é de milho doce? Que espectáculo, Rafael, que terra abençoada!
    A propósito de batata doce para além de ser muito saborosa frita em palitos (temperada com uma pitadinha de sal, sem abusar...), também é muito saborosa tipo «pala-pala». De preferência batatas novas que se cortam às rodelas (com a ajuda de um cortador de batatas) finas, deixam-se na água umas horas, ajuda a perder amido, ficam mais rijas. Fritam-se o mais soltas possível, para não se colarem umas às outras, até ficarem douradinhas. Dá um certo trabalho mas sabe bem...
  20.  # 580

O milho que vê não é meu , é de um lavrador ... O alecrim , aipo , mas tem mais umas quantas louro , tem mais mas não sei os nomes lol são coisas do pai .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues

0.3789 seg. NEW