Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Por cá não chove nada!!! Tenho o feijão , tirei batata doce , abóboras e estou na pimenta e piripiri CPM fartura ... Daqui a nada vou salgar mais dois centos da apanha de hoje ...
  2.  # 602

Pelo menos a pimenta pica como o diabo !!!!
    Concordam com este comentário: branco.valter
      IMG_20160917_180306.jpg
  3.  # 603

Olá , uma boa companhia sem duvida lol
      IMG_20161008_213833.jpg
  4.  # 604

Fui à horta... está tudo em águas de bacalhau. Nunca mais chove e antes de isso acontecer não consigo fazer seja o que for.
  5.  # 605

já começam as primeiras aguas por aqui , mas já devia ter uma horta grande ... enfim quando não chove dá nisso !!!
  6.  # 606

O ano passado por esta altura já tinha a sementeira da aveia(Para feno) feita, este ano nem sei quando será, nunca mais chove e sem chover não vale a pena.. é esperar!
    A couves já ando a pensar desbastar, ultimamente temos usado uma "moda" diferente, semeiam-se em Maio na mesma altura que o primeiro milho quando acabam as geadas e vêm as ultimas chuvas, e durante o verão todo não se regam, as que secarem secam, as que ficarem assim que vêm as primeiras águas parecem outras, ficam bonitas e grandes, até agora tem corrido sempre bem.!
  7.  # 607

Hoje fui a terra rebuscar umas coisinhas para a sopa aqui e acolá , a seca foi enorme mas temos trabalhado agora com estas águas , vou dar tréguas a terra ( partes dela) para a alimentar e tratar-a bem ... Vejam as produções danificadas pela seca ( inhames) e daqui a dias vão ver a diferença ...
      IMG_20161021_175227.jpg
  8.  # 608

Já não consigo colocar fotos lol que raio .
      IMG_20161021_175131.jpg
      IMG_20161021_175141.jpg
      IMG_20161021_175306.jpg
      IMG_20161021_175214.jpg
  9.  # 609

Colocado por: rafaelisidoroPor cá não chove nada!!! Tenho o feijão , tirei batata doce , abóboras e estou na pimenta e piripiri CPM fartura ... Daqui a nada vou salgar mais dois centos da apanha de hoje ...

Olá Rafael , seja bem aparecido por estas bandas. Adaptando o provérbio Nem só de pão vive o homem para: "Nem só de futebol vive o homem", folgo em vê-lo às voltas com a sua horticultura, a qual muito aprecio, como já sabe, e a alimentar o «nosso» tópico de eleição.
    Não resisto a perguntar-lhe qual o uso que vai dar a tanto pimentão vermelho? Aparentemente é o que me parece, se bem que o Rafael fala em "pimenta e piripiri."
  10.  # 610

No fim de semana passado também andei de volta da Horta, lavrei uma parte do quintal para plantar as couves, semeei uma parte do quintal, e mais 2 terrenos perto de casa de aveia, uns para feno outros para as cabras "se entreterem", andei a limpar umas oliveiras e a preparar a lenha para cozer as couves(Também..), as aboboras(Morangos?!) ameaçavam não dar mas afinal enganaram-me, Romãs está quase tudo estragado, de resto está como se vê nas fotos..

Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  11.  # 611

Colocado por: maria rodrigues

Olá Rafael , seja bem aparecido por estas bandas. Adaptando o provérbioNem só de pão vive o homempara:"Nem só de futebol vive o homem",folgo em vê-lo às voltas com a sua horticultura, a qual muito aprecio, como já sabe, e a alimentar o «nosso» tópico de eleição.
    Não resisto a perguntar-lhe qual o uso que vai dar a tanto pimentão vermelho? Aparentemente é o que me parece, se bem que o Rafael fala em "pimenta e piripiri."
    ola Da Maria , eu expliquei porque não vim aqui , a culpa foi da seca ... Muita seca pouca cultura , não havia fotos nem nada a partilhar , tem sido um martírio ... Felizmente as primeiras aguas chegaram e já começa a brotar as novidades da terra ...

Os pimentos é mesmo piripiri já estão enterrados e em decomposição lol tive pimentas normais e piripiris ( cayene ) e malaguetas ... Fiz um colheita boa tive mais de 500 arvores , vendi alguns kg para cobrir a despesa e ofereci muito como sempre ...

Agora tenho parte da terra com fava para outono ( para lavrar e dar de comer a terra ) batata doce para tirar , plantada de novo , e pouco mais ... Foi valendo os ultra congelados caseiros ... Já tenho algumas sementeiras feitas e amanhã é dia de trabalhar a batata inglesa nova que está a rasgar na outra terra ... Depois vou deixar fotos do nosso trabalho se não chover lol
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, ktm333
  12.  # 612

Ktm333 , eu adoro as tuas fotos e agradeço-as sempre porque em relação ás minhas nota-se muito mais natureza ... Há algo nelas que nunca terei nas minhas ... São fantásticas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333
    • ktm333
    • 22 outubro 2016 editado

# 613

Colocado por: rafaelisidoroKtm333 , eu adoro as tuas fotos e agradeço-as sempre porque em relação ás minhas nota-se muito mais natureza ... Há algo nelas que nunca terei nas minhas ... São fantásticas .
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ktm333

Nota-se muito mais natureza por 3 razões, a primeira é a "maquina" que tem qualidade(Nem as consigo meter diretamente no fórum) :P a seguir vêm as árvores no meio da Horta, e o facto de NUNCA serem usados herbicidas, o que faz com que estejam sempre a crescer ervas(é bom e mau..), outra das coisas(na minha opinião a que mais ajuda), é a "abundância" de água, mas também existem coisas nas suas que nunca terei nas minhas, essa terra é uma delas, a "minha" daqui é meio barro, cheia de torrões sempre que se lavra, dura, a dai aparenta ser o contrário.. e o clima! Ai consegue-se ter muita variedade de coisas durante todo o ano.
    Outra coisa que me deixou curioso, foi o facto da sementeira das favas, "para lavrar", tenho lido por ai que a fava é um excelente produtor de azoto, necessário para a maioria das outras plantas, mas resulta mesmo?!
  13.  # 614

Uma fotografia desfocada e atrasada de uma ida à horta:

14.  # 615

Colocado por: ktm333lavrar
    A minha terra tá muito forte em matéria orgânica , as favas que realmente são muito boas para azotar a terra foi para ocupar a terra uma vez que no terreno e no clima que vai haver até fevereiro pouca coisa cresce , assim conforme for aparecendo coisas para semear vou lavrando .... A minha terra é puro barro e também quando virada com o arado levanta cada torrão lol como tem muita matéria orgânica fica mais fácil trabalhar .
  15.  # 616

Hoje fui tratar das batatas como disse ontem
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333
      IMG_20161022_142707.jpg
      IMG_20161022_142723.jpg
      IMG_20161022_164124.jpg
      IMG_20161022_164135.jpg
  16.  # 617

Olha aí ktm333 , isso é muito torrão para uma chrrua pequenina , numa terra virada muita vez já ... Alias 3 ou 4 x por ano ,
      IMG_20160227_153359.jpg
      IMG_20160227_164025.jpg
  17.  # 618

Colocado por: rafaelisidoroHoje fui tratar das batatas como disse ontem

Com as primeiras águas cresce logo erva aos montes! Os terrenos que semeei agora de aveia já estavam assim parecidos, foi uma boa altura, "perde-se" mais a erva, e a terra está boa para a sementeira. Com um trator pequeno é outra história se fosse eu tinha de ser a enxada lol
    Colocado por: rafaelisidoroOlha aí ktm333 , isso é muito torrão para uma chrrua pequenina , numa terra virada muita vez já ... Alias 3 ou 4 x por ano ,

A terra da primeira foto que coloquei foi lavrada este ano desde janeiro 6 vezes, e está como se pode ver, a ultima vez foi em Julho, desde então mal choveu não era para estar dura, a da quarta foto era de aveia, era quase só torrões, agora é aveia de novo para o ano fica a descansar, agora só volto a mexer nas terras na primavera, até lá cria erva, na primavera, lavro tudo com a charrua para enterrar a erva, passado umas 2 a 3 semanas depois da erva "desaparecer" passo com a grade(escarificador) e semea-se numa parte milho, e as couves que se vêm na primeira foto, e a minha avó começa com as plantações(Enche sempre a horta toda lol)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  18.  # 619

Não sei se percebeste o que quis dizer , mas vou tentar explicar melhor , aquela maquina azul é de 14 cv e fui testar , a minha é grande 18 cv e tem uma charrua que ta a levantar 40cm , é muita terra ... Aquela terra aperta muito , é barro puro sem nenhuma pedra por azar nem mesmo do tamanho de um berlindo ... É qualquer coisa como betão armado ... Para isso viramos a terra muita vez e depois usamos uma fresa em modo lento para podermos semear as novidades que temos ... A única terra que fica virada é a que plantamos os inhames , dito isto , é possível mecanicamente trabalhar estas terras e quanto mais melhor , este ano desde que te foste o sol brilhou ate à uns 15 dias atrás lol nunca me lembro disso . outra coisa que usamos muito para soltar este barro é a madeira , lenha de estufa , aparas etc etc ... Mais a matéria organica , tudo isso ajuda a soltar o barro , imagina que eu nesta terra atualmente não consigo arrancar uma cenoura sem usar a picareta lol e uso a curta de verão se usar uma comprida nem te conto ... Mas tirando isso aquela charrua pequena que ate faz uma cava de um sacho normal levanta muito torrão imagina a minha grande ... É que levamos muito tempo a partir torrões com a saxo lol estávamos a testar ali mesmo em terra fresada porque tinha sido uma compra .
  19.  # 620

Colocado por: rafaelisidoronesta terra atualmente não consigo arrancar uma cenoura sem usar a picareta lol

E eu também não estou para aí virado ;-)) .... procura outro !!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro

0.2196 seg. NEW