Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 961

    Colocado por: maria rodriguesTalvez vinagre? Eliminámos uma praga de formigas, com "asas", que saíam, aos montes, de janelas de madeira carunchosas, com recurso a vinagre. Foi remédio santo!

    Vinagre não experimentei, vai ser a próxima coisa..
    Colocado por: branco.valterktm333 isso é mesmo à antiga! Por aqui ou é à mão (os parvos como eu), ou à máquina (grande parte). Já ninguém usa animais para esse trabalho.

    Para as formigas eu já usei vinagre e noutras ocasiões borra de café, sempre com algum sucesso.


    Só as batatas é que são assim à antiga, e porque o vizinho ainda mantém a égua, mas mais ano menos ano vamos ter se arranjar um moto-cultivador como a maior parte já faz.. A batata temporã(Semeada em Janeiro/Fevereiro), é plantada à enchada, apenas porque é pouca quantidade..
    As borras de café experimentei mas sem resultado, resta saber outra coisa, é depois de usado ou antes?
  2.  # 962

    Colocado por: branco.valterJá há muitos produtos semelhantes no mercado que eu já os uso à anos. É mais uma opção.
    Concordam com este comentário:PedroBorga


    Atenção que este não vem cheio de plásticos e vidros... E não cheira mal.
  3.  # 963

    Boas,

    Tenho uma ameixeira carregada de piolho.
    Sugestões caseiras para resolver este assunto.

    Obrigado
  4.  # 964

    Foi o mais rápido que consegui encontrar. Haverá outras soluções, vamos pesquisando.

    http://apimoreira.blogspot.pt/2013/06/piolho-pulgao.html#!/2013/06/piolho-pulgao.html

    «Ideia errada, "Não aparecem joaninhas porque estas foram dizimadas" esta é uma ideia errada. Na realidade os pulgões aparecem porque há formigas. As formigas "pastam" estes pulgões como se de ovelhas se tratassem e até as mudam de pastagem, neste caso de árvores. Neste processo defendem as suas ovelhas dos "lobos" (joaninhas e demais insectos predadores), O primeiro passo para o sucesso de eliminação de pulgões, é só conseguir controlar o formigueiro, elimina-lo ou impedir que este tenha acesso ás árvores resulta muito bem pois vai permitir que as joaninhas façam o seu trabalho sem problemas.
    Água de urtigas também mata os pulgões e acrescenta azoto às plantas. E não mata abelhas pois não deixa resíduos. As vespas e abelhas apenas aproveitam a melada dos pulgões.»

    Podem criar abrigos de inverno para joaninhas, há muitos modelos no google. Bons cultivos
  5.  # 965

    Obrigado.

    Em tempos também li que água com detergente da loiça também era bom. Alguém confirma?

    Obrigado
    • RJD
    • 23 abril 2017

     # 966

    Colocado por: barreiraObrigado.

    Em tempos também li que água com detergente da loiça também era bom. Alguém confirma?

    Obrigado

    Li isso algures,mas tem de ser numa numa mistura de 10/1(10 água e 1 detergente) e depois pulverizar
  6.  # 967

    Colocado por: RJD
    Li isso algures,mas tem de ser numa numa mistura de 10/1(10 água e 1 detergente) e depois pulverizar
    sabão branco e azul o detergente é para efeito fixador ...
  7.  # 968

    Colocado por: barreiraEm tempos também li que água com detergente da loiça também era bom. Alguém confirma?

    Se não estou errada será detergente e óleo/azeite usado. Este último, para ajudar à fixação do detergente nas folhas. Não sei exactamente a proporção, embora me pareça que a gordura (azeite) tem como finalidade fixar a mistura por isso, talvez, apenas umas gotas.. Usar um pulverizador com furos suficientes para projectar o líquido nas folhas. Dar atenção à parte de traz das folhas já que é aí que o piolho/pulgão se fixa em maior quantidade.
  8.  # 969

    Soluções para a lepra dos pessegueiros? Já borrifei água com limão.

    Obrigado.
  9.  # 970

    Colocado por: miguel.fernandesSoluções para a lepra dos pessegueiros? Já borrifei água com limão.

    Obrigado.


    http://diariodahorta.blogs.sapo.pt/79064.html

    «O tratamento da lepra é essencialmente preventivo. concordo. Sendo que uma altura crucial de intervenção contra a lepra é ao entumescimento dos gomos. Experimente e terá sucesso se fizer decocção de cavalinha, em aplicação preventiva e regular.
    CAVALINHA (rica em Si)
    —10 Kg plantas frescas (ou 1,5 Kg secas) /100 L de água,
    ferve 40 minutos
    —dilui-se a 1/5 em macerado de urtiga
    —dilui-se a mistura a 1/5 em água»

    «É verdade, com cavalinha resulta. Comigo também resultou plantar alho nas caldeiras, debaixo da copa da arvore. Além disso, como a transmissão do fungo é por contacto, sempre que vejo uma folha infectada tiro-a. E assim consegue-se fruta saborosa sem o uso de químicos.»

    Não sei se conhece a cavalinha, ou a erva pinheira . Encontra-se facilmente junto a pequenos ribeiros ou pequenas valas de regadio.
    Procure na internet a imagem da planta. É facilmente identificável.
    Também pode tentar usar calda bordalesa feita com cal e sulfato de cobre. Um dos processos mais antigos, do tempo dos nossos pais e avós. Talvez resulte!
  10.  # 971

  11.  # 972

    No dia da liberdade eu e a minha mais que tudo (também conhecida por metro e meio de mau feitio), decidimos comprar peixe para o almoço. Compramos carapaus dos grandes e como todos sabemos a melhor forma de comer essa iguaria é feita na brasa, acompanhada por batata cozida, uma boa salada e azeite. Pois bem, assim o fizemos, fomos à horta, levamos a nossa mesa de plástico e lá fui eu todo contente para a frente do fogareiro. Só posso dizer que soube-nos pela vida, e depois do almoço ainda estivemos na horta a ver como estavam as coisas. A minha pequena adorou e os pais da pequena também.
    Concordam com este comentário: dedao, 21papaleguas, ktm333, rafaelisidoro, maria rodrigues
  12.  # 973

    A minha pequenota adora ir dar milho pela mão às cabras.
    Nasceram-me 5 gansos esta semana e ela também gosta de ir lá vê-los, mas os como os pais são muito agressivos, ela pela-se de medo.
    Concordam com este comentário: ktm333, rafaelisidoro, branco.valter
  13.  # 974

    Colocado por: branco.valterA minha pequena adorou e os pais da pequena também.

    Colocado por: 21papaleguasA minha pequenota adora ir dar milho pela mão às cabras.

    Dou-vos os parabéns pela atitude, a maior parte dos pais que vejo, protegem de mais os filhos, não os deixam brincar porque podem aleijar-se, se se sujam ficam logo de castigo, já ninguém sabe o que é brincar as escondidas(Pareço um "velho" a falar, mas não sou lol)..... E é assim que se criam "Inuteis", não sabem fazer nada para além de jogar PC, Playstation e ver filmes! Just My Opinion... ;)
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, 21papaleguas
  14.  # 975

    A minha sabe mais de horta com 5 anos que muita gente grande !!!! Ela costuma a falhar muito pouco no nome das hortaliças , identifica-as na terra e no prato lol para não se pisarem eu costumo gritar e tenho pena de não ter um olho em cada cabelo , agora sujar eheheehh ... até eu faço a perna .
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, branco.valter
  15.  # 976

    Eh eh eh, neste ponto somos todos parecidos.
    Ktm (bom nick), eu cresci assim, no meio dos bichos. Não obrigo a nada, só lhe pergunto se quer vir comigo fazer isto ou aquilo, ao qual ela responde de prontidão logo de seguida.
    Rafael, a minha também tem 5 e também já conhece muitas das hortícolas que ponho na terra. Também, sempre que lá ando com ela pergunto lhe e ensino lhe o que é o quê.
  16.  # 977

    Mas é mesmo isso que é preciso, incentivar as crianças, jovens, até os adultos, cada vez vejo mais a agricultura e as aldeias a morrer, literalmente... Eu também fui criado assim, com 8 anos já "conduzia" o trator e nem chegava aos pedais lol, desde pequeno que nas "férias grandes", ia para a aldeia e ajudava a minha avó e os vizinhos, e hoje em dia continuo, quando tinha muito tempo não conseguia fazer grande coisa, agora que consigo não tenho tempo, mas vai-se sempre fazendo alguma coisa a minha avó se a mulher está parada fica doente, já tem todos os cantinhos da horta ocupados(e não estou a brincar)...
  17.  # 978

    Colocado por: 21papaleguas (...) mas os como os pais são muito agressivos, ela pela-se de medo.

    E tem razão em ter medo. Os gansos, adultos, são muito agressivos, não ficam atrás de um bom cão de guarda. Não deixam que um intruso se aproxime deles, mais ainda quando têm uma prole a defender. É bom que não deixe a sua filhota aproximar-se porque podem fazer-lhe mal. Quando resolvem atacar, abrem as asas, crescem em altura e vá de darem valentes bicadas a ponto de deixarem um sujeito em muito maus lençóis! Sem falar no escarcéu que fazem, principalmente se for de noite, a ponto de acordarem os donos e porem os intrusos em fuga.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  18.  # 979

    É gansos e patos mudos lol é fugir da frente ...
  19.  # 980

    É bem verdade Maria Rodrigues.
    Há uns dias atrás, ainda antes de terem nascido as crias, estava com os meus cães dentro da cerca deles é um dos gansos apanhou o pastor alemão distraído e deu-lhe uma valente bicada. O cão como tem muito pelo nem sentiu, mas se fosse numa pessoa ou numa criança, era capaz de deixar marcas.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
 
0.3144 seg. NEW