Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: clasus.
    Nós só o fazemos uma vez por ano. Por vezes coloca-se alguma mas muito pouca mesmo fora desta 'época normal' mas não é costume. Sinceramente, das pessoas que conheço aqui à volta, nenhuma semeia fora desta época. É certo que o melhor tempo para ela é agora. Fora isso é muito incerto e pode chover estragando a batata. Curiosamente, o ano passado estive para semear alguma em setembro mas acabei por não fazê-lo.

O armazenamento para mim não é muito problematico. A vantagem de semear em várias épocas é só ter batata Nova ao longo do ano. No entanto, por aqui ela aguenta-se bem. Ainda estou a comer da do ano passado!
    às vezes gostava que vocês tivessem o nosso ( açoriano ) clima ... A produção anual cá é qualquer coisa boa ... O meu pai que esteve em Angola diz que se tivéssemos o clima de lá cultiva-mos 6xmais e eu penso e Portugal continental !!!!???? Vocês vêem que eu aqui com pouco mais de 2000 m2 cultiviáveis tenho uma produção variável fantástica. .. Por vezes o que custa mais é gerir a rotação das culturas nestese terrenos ...
  2. Rafael eu já tinha dito, aqui se tu mijas fora do penico levas, ou seja, se semeias ou plantas fora de época não consegues nada.

Na minha zona a batata tem que ir para o chão em Fevereiro ou Março e não pode ser nem antes ou depois. Se for antes a rama vai queimar toda com a geada se for depois a batata sai toda bichada.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  3. Branco, por aqui o normal é ir para a terra em março mas dado que o tempo não estava em condições, só agora é que foi. Vamos lá ver como saí...
  4. Espero que saia muito e boa!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, clasus
  5. a maior causa que me leva a produzir menos quantidade mas muitas mais vezes é sem duvida o armazenamento , como o nosso clima é ameno fica no ar muita traça borboleta e isso pode causar graves prejuízos ... como não usamos químicos para proteger a batata de armazenamento por vezes fica difícil , temos nos dado bem com os rebentos de eucalipto , a goma com flor do incenso ( muito boa ) e alecrim , tambem usamos lavanda e já algum tempo ( anos ) que a praga não nos vence !!!bem bom , uma vez alem de abrir uma cova bem funda chorei baba e ranho para enterrar umas toneladas , não é facil !!!
    Concordam com este comentário: branco.valter, clasus
  6. Quando isso aconteceu num ano que semeie muito tarde, dei a batata à minha prima para ela dar aos porcos.
  7. Já tive anos seguidos onde saía muita batata podre. Felizmente o ano passado foi um bom ano em termos de quantidade e qualidade. Este ano também espero que seja pelo menos igual ao ano anterior.
  8. Colocado por: branco.valterQuando isso aconteceu num ano que semeie muito tarde, dei a batata à minha prima para ela dar aos porcos.
    mas eu não tinha porcos ahahahah ... tava mesmo horrivel 15 dias e não havia uma unica batata a modos de se aproveitar sequer ...
    • ajcr
    • 28 abril 2018
    Estou triste com o pé da laranjeira que trouxe para casa.
    As folhas estão a cair e apareceram folhas pobres.
    Parece que o pé está a morrer ou ficar doente.
    Estou a pensar de fazer uma estufa a volta do pé para ajudar a recuperar.
    O que acham?
    Ou acham que devia aplicar algum produto para pôr o pé a ficar forte e saudável?
      IMG_20180428_134149.jpg
    • ajcr
    • 28 abril 2018
    Mais fotos:
      IMG_20180428_134127.jpg
      IMG_20180428_134135.jpg
  9. Procura ajuda no serviço agrário da sua zona ...
  10. Belo domingo ...
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
      20180429_093338.jpg
      20180429_093311.jpg
      20180429_093402.jpg
  11. Colocado por: rafaelisidoroBelo domingo ...

Ainda chamam mete nojo ao fiscal zé das silvas.... Vens para aqui mostrar batata já bastante desenvolvida e amontoada e corgete já com flor e as minhas coisas ainda não têm uma semana na terra.

Brincadeiras à parte isso está com bom aspecto 👍
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  12. Que conselhos para plantar um pequeno pomar no quintal.
    Faz sentido afastar muitos as árvores?
    Covas grandes ou do tamanho do vaso?
    Encher a poça com o que?
    Alguém conhece algum site com conselhos?
  13. Colocado por: callinasFaz sentido afastar muitos as árvores?

Depende das árvores pois umas crescem mais que outras. Vai depender também se vai querer andar a podar ou vai deixar crescer livremente.

Colocado por: callinasCovas grandes ou do tamanho do vaso?

Eu costumo abrir um buraco maior que o vaso para libertar a terra.

Colocado por: callinasEncher a poça com o que?

Eu coloco compostagem que no meu caso é mato, borra de café, restos de comida, fruta que cai das árvores e não aproveito, etc.
  14. Não percebo nada de horta
    Alguém me sabe dizer se este alho já está pronto?

Semeei cenouras... pensei que passados 3 meses já estavam prontas... quando as tirei eram mais pequenas que o meu dedo :)
    (também não fiz o desbaste). De quantos em quanto centímetros é que as cenouras devem ficar espaçadas?
      alho forum.jpg
  15. Colocado por: tinoE eu como pouco, só frutos secos (nozes, avelãs e amêndoas), vegetais (crus, apanho-os na horta e como-os ali mesmo diretamente da planta) e muitas frutas

Colocado por: tinoEnfim, podemos reverter qualquer doença apenas mudando a forma como nos alimentamos (e há cada vez mais pessoas a descobrir isso)

Este era médico e nasceu em 1879 e viveu até aos 108
    Pedro Indíveri Colucci
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Ind%C3%ADveri_Colucci

Mas julgo que é preciso ter bons conhecimentos... e o problema é que mesmo os vegetais e frutos estão carregados de roundups e outras porcarias que já deviam ter sido proibidas há muito tempo. E a união europeia que antigamente era mais conscienciosa em relação à segurança alimentar nas últimas décadas deixou-se corromper completamente pelos lobbies americanos
  16. Alguém me sabe dizer se o que está nas fotos é aquele pero-bravo: soromenhos (Pyrus bourgaeana, popularmente chamado de catapereiro, carapeteiro, pereira-brava, cachapirro, escalheiro-manso ou escalheiro-preto)

São necessários 2 para frutificarem?
    Dá para enxertar com pera-rocha?
      P1010500.JPG
  17. Colocado por: miguelcristovao7 amendoeiras, 6 ferraduel e 1 lauranne. Falta-me comprar outra para completar o espaço, e convem que seja diferente das ferraduel, mas que a floração se dê ao mesmo tempo.
    Aonde comprou?
    Quanto custou?
    Só tem uma lauranne porque? Serve como polinizadora das outras?
    Há para aí na net uma tabela de floração de muitas variedades de amendoeira (especialmente espanholas)

Procure por guara (semi-dura); belona(dura) e soleta(dura)
    (não sei se floram ao mesmo tempo)
  18. Colocado por: Mighty SparrowAonde comprou?
    Quanto custou?
    Só tem uma lauranne porque? Serve como polinizadora das outras?
    Há para aí na net uma tabela de floração de muitas variedades de amendoeira (especialmente espanholas)

Procure por guara (semi-dura); belona(dura) e soleta(dura)
    (não sei se floram ao mesmo tempo)

Olá bom dia,

Curiosamente as amendoeiras até foram encomenda da minha esposa.
    Acabei por comprar outra LAuranne e plantei 2 ferraduel-1lauranne-2ferraduel-1lauranne-2ferraduel.
    No sábado fui ao viveiro, e confirmaram que estas espécies floram ao mesmo tempo, para polinização cruzada, e trouxe outra.
    Esta que trouxe é bem superior às outras que compramos, custou 5 euros, tem 120cm e um tronco já com uns bons 2,5cm diâmetro (Viveiros Valter, tem pagina net), e custou 5 euros.
    À partida não devo mudar de viveiro, estou satisfeito com as outras arvores de fruto que lá comprei, e com esta amendoeira, que foi ontem para a terra (e mais 2 aveloeiras).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mighty Sparrow

0.8112 seg. NEW