Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 19 agosto 2016 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Na casa onde estou temos uma caldeira a gasoleo instalada há cerca de 15 anos.
    Em função de já estar bastante usada e tambem do preço do gasoleo quase ter duplicado, estava a pensar substituir a caldeira a gasoleo por uma caldeira electrica.
    A caldeira actual fornece aguas quentes e aquecimento central, uma vez que a casa é bastante fria no inverno.

    A pergunta que faço é:
    1) Que tipo de caldeira recomendam?
    2) A instalação da mesma no local onde está a caldeira a gasoleo será fácil?
    3) A caldeira nova poderá continuar a fazer o aquecimento das aguas e aquecimento central?

    PS- A caldeira ficará instalada fora da casa, no anexo a cerca de 10 metros da casa principal, no local onde está a actual.


    Agradeço algumas dicas.
    Obrigado pela atenção.
  1.  # 2

    Quando fala em caldeira eléctrica fala a gás?
    •  
      GF
    • 19 agosto 2016 editado

     # 3

    Refiro-me a uma caldeira/termoacumulador totalmente electrico, sem gás.
    Mas tambem tenho no anexo ao lado duas botijas de propano 45kg, poderá ser outra alternativa, estao vazias e não são usadas para nada.

    PS- para aquecimento de aguas será para banhos approx 4 pessoas, para aquecimento central será apenas no inverno naturalmente, uso pontual, existem 5 radiadores de 7 elementos cada.

    Obg
  2.  # 4

    totalmente electrico tem 2 opções.
    uma bomba de calor HT com cop a rondar os 3,5 a 4
    ou uma caldeira termione com cop a rondar os 1,5,

    é escolher a que melhor se adequa ao seu caso, sabendo que a termione tem um consumo muito superior em relação á bomba de calor.
  3.  # 5

    Por uma bomba de calor de alta tmeperatura.... é a única solução electrica que vejo adequada para substituir uma caldeira a gasóleo.

    E esse troço de 10m , é exterior, está devidamente isoaldo!? se não tiver tem perdas térmicas enormes aí.
  4.  # 6

    Colocado por: jorgealvesou uma caldeira termione com cop a rondar os 1,5,

    é escolher a que melhor se adequa ao seu caso, sabendo que a termione tem um consumo muito superior em relação á bomba de calor.


    Pois...
    •  
      GF
    • 19 agosto 2016 editado

     # 7

    Obrigado pelas respostas.
    Não referi atrás que sendo a casa arrendada, o custo de instalação é algo importante, pois o orçamento é limitado. Já dei umas vistas de olhos nas bombas de calor HT e parecem-me ser muito acima do possível.... para o momento.

    O troço de 10m ate à casa, não sei se está devidamente isolado, pois nao sei como foi efectuada a instalação, mas posso dizer que a agua actualmente sai nas torneiras praticamente a ferver com a caldeira actual...
  5.  # 8

    Realmente foge ao topico, mas pode ponderar a conversão da caldeira a gasóleo para pellets.
    Fora isso, a electricidade só mesmo bomba de calor ou a outra termiose
  6.  # 9

    Não conheço essa Caldeira Termione
    dá pra meter aqui um Link ou um catálogo?
    obrigado
  7.  # 10

    http://www.ionizheat.com/pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
    •  
      GF
    • 20 agosto 2016 editado

     # 11

    Um termoacumulador de 200 litros é ideia disparatada? Algo deste genero: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Termoacumuladores/14905793.aspx

    Para as aguas quentes (banhos e cozinha), parece-me que resolvia bem, mas para o aquecimento central teria de ser outra solução qualquer... digo que, que nao percebo nada disto...
    Em termos de consumo mencionam 2kW/24h, qualquer coisa como 10 euros por mes, parece-me barato....
    • ik
    • 20 agosto 2016

     # 12

    Para o aquecimento central a única solução mais económica na aquisição e utilização seria gás natural mas mesmo assim nunca é muito económico muito menos para uma casa alugada

    Pode também usar uma solução de caldeira a "peletes" mas vai sempre gastar uns milhares
    • ik
    • 20 agosto 2016

     # 13

    Colocado por: GFUm termoacumulador de 200 litros é ideia disparatada? Algo deste genero:http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Canalizacao/Termoacumuladores/14905793.aspx

    Para as aguas quentes (banhos e cozinha), parece-me que resolvia bem, mas para o aquecimento central teria de ser outra solução qualquer... digo que, que nao percebo nada disto...
    Em termos de consumo mencionam 2kW/24h, qualquer coisa como 10 euros por mes, parece-me barato....


    Para aquecer água para banhos serve perfeitamente
    •  
      GF
    • 20 agosto 2016

     # 14

    Colocado por: ik
    Para aquecer água para banhos serve perfeitamente


    Pois... fica a faltar a questao do aquecimento central...
    A instalação será facil no lugar da caldeira a gasoleo? As tubagens já existem todas... com disjuntor proprio no anexo.
  8.  # 15

    Colocado por: GFEm termos de consumo mencionam 2kW/24h, qualquer coisa como 10 euros por mes, parece-me barato....

    2 KW/24h não é o consumo do termoacumulador. é quanto ele perde em 24 Horas.
    por exemplo a água é aquecida a 65º e depois desliga-se o aparelho durante 24 horas. depois é ligada a resistencia eléctrica e é quantificada a energia necessária para repor a água a 65º.
    •  
      GF
    • 21 agosto 2016 editado

     # 16

    Colocado por: fernandoFerreira2 KW/24h não é o consumo do termoacumulador. é quanto ele perde em 24 Horas.
    por exemplo a água é aquecida a 65º e depois desliga-se o aparelho durante 24 horas. depois é ligada a resistencia eléctrica e é quantificada a energia necessária para repor a água a 65º.


    Obrigado pelo esclarecimento. Quanto gastará em media real um termoacumulador destes?
    • ik
    • 21 agosto 2016

     # 17

    Colocado por: GF

    Pois... fica a faltar a questao do aquecimento central...
    A instalação será facil no lugar da caldeira a gasoleo? As tubagens já existem todas... com disjuntor proprio no anexo.


    A ligação é simples, liga a agua fria no ponto azul e a agua quente no vermelho :)

    Pode usar as "bichas" flexíveis para fazer as ligações e ligar a ficha numa tomada

    O aquecimento central não lhe vai ficar barato
 
0.0221 seg. NEW