Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus pais tem uma casa num terreno que é artigo unico.
    Mas o terreno nao ta em comprimento.. ou em largura.. a onde termina uma parte... mais ao lado começa a outra.O terreno ta abrangido por 2 estradas.
    O terreno é só um artigo.
    Gostaria de saber se é possivel doar parte desse terreno para poder construir uma casa.
    E se posso depois colocar em meu nome esse terreno para pedir emprestimo.
    É na zona da Lousã. Distrito de Coimbra.
    Gostaria de resposta se for possivel
  2.  # 2

    Colocado por: Ricardo_a4Meus pais tem uma casa num terreno que é artigo unico.
    Mas o terreno nao ta em comprimento.. ou em largura.. a onde termina uma parte... mais ao lado começa a outra.O terreno ta abrangido por 2 estradas.
    O terreno é só um artigo.
    Gostaria de saber se é possivel doar parte desse terreno para poder construir uma casa.
    E se posso depois colocar em meu nome esse terreno para pedir emprestimo.
    É na zona da Lousã. Distrito de Coimbra.
    Gostaria de resposta se for possivel


    De certeza que consegue. No meu caso foi-me doado um terreno por parte dos meus pais, após umas partilhas feitas pela minha avó. Existia um terreno e uma casa. Houve uma divisão do terreno em dois (para dois irmãos) e a casa (para outros dois irmãos). Uma parte do terreno foi-me doado posteriormente para a construção da minha casa.
    O meu conselho é dirigir-se ao notário da zona, e expor-lhe a situação. Ele vai informar todos os passos a dar.

    Cump.
    Lucílio
  3.  # 3

    Isso vai dar uma trabalheira, deixe ver se eu percebi, os seus pais tem um terreno que está registado numa conservatoria do registo predial como um unico artigo. É isso? Ou o terreno nem sequer esta registado na conservatória, é que dependendo de estar ou nao estar a resposta é diferente. Se estiver registado basicamente tem que fazer uma planta do terreno (com recurso a topografia) e ir à conservatória pedir o destacamento de um artigo. identifica a area que irá pertencer a cada um dos artigos (a ideia de fazer um loteamento é desaconselhada por causa das taxas, emolumentos e impostos que terá de pagar) concluido o processo na conservatoria é facil se tiver mais irmãos todos eles tem que consentir na doação, depois disso é marcar uma escritura de doação (tera que juntar uma serie de documentos mas para ter informações mais precisas dirija-se a um notario e pergunte o que é necessário para celebrar uma escritura de doação). Efectuada a escritura terá depois que proceder ao registo na conservatoria e nas finanças. Se o terreno nao estiver registado na conservatória, vai ter que dar inicio ao processo de registo, juntando a escritura de compra e venda, de doação ou de partilha de herança (basicamente um documento que prove que os seus pais são os proprietários do terreno), a planta do terreno com identificação de todos os vizinhos e declarações dos vizinhos atestando os limites da propriedade e requerer o registo na conservatoria (naturalmente serão necessários mais documentos, mas se fôr à conservatoria predial competente e perguntar dão-lhe todas as informações). Boa sorte!
 
0.0097 seg. NEW