Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Normalmente essas travessas são rectangulares mas têm fundo redondo

As fotos que coloquei todos os ganhadores tem fundo redondo.
    Agora há realmente panelas e travessa rectangulares, nada baratas. Em relação às panelas, podem ser facilmente substituídas por um tacho redondo Grande.
    •  
      damned
    • 25 agosto 2016 editado

# 42

Colocado por: callinasNormalmente essas travessas são rectangulares mas têm fundo redondo

As fotos que coloquei todos os ganhadores tem fundo redondo.
    Agora há realmente panelas e travessa rectangulares, nada baratas. Em relação às panelas, podem ser facilmente substituídas por um tacho redondo Grande.

As que eu postei estão nessa categoria do "nada baratas" e de "comum" pouco tem. As bases são sempre no formato do artigo em questão.

Panelas tem até 7 camadas (depende da gama) de base, com diferentes materiais para diferentes propósitos:

Frigideiras, sertã, travessas tem não só a base com as "até 7" camadas, como as camadas percorrem de forma continua até as pontas, são folhas inteiras de material prensadas de base ao topo.

O propósito das bases é uma confecção completamente uniforme, seja em que ponto for da panela/travessa etc , assim como uma acumulação de calor muito mais efectiva e duradoura. São pesadas como tudo, muita gente só pelo peso já não as queria, preferem aquelas de que empenam em meia dúzia de dias e depois só dão calor ao centro.

Depois as pegas são soldadas e não rebitadas como na grande maioria dos fabricantes, os rebites são bons para acumular lixo e efectivamente partir e ganhar folga.

Depois para uso caseiro tem 30 anos de garantia e profissional tem 10 anos...

São baratas? Não. Duram uma vida? Sim. E mais vale 3 destas que um trem de cozinha todo pipi com 7 itens em que várias que nem uso tem para a casa onde estão... são opções. Há quem ande com carros de 50k e com pneus fracos como tudo, cada um sabe de si e da sua carteira...

---------------

Seja como for e em relação ao tema das zonas flexíveis, o caminho é esse, todos os fabricantes aos poucos vão caminhar para a placa ser toda ela uma zona flexivel de ponta a ponta. Deixa de existir "zonas" definidas e passa a ser uma "grelha" de dezenas de mini-zonas que activam consoante o acessório de cozinha que estivermos a usar. Seja redondo, oval, rectangular, coloquemos nos na horizontal, na vertical, de esguelha...não interessa!

Tipo esta: https://www.youtube.com/watch?v=ozhZYXnycsc

Ou esta: https://www.youtube.com/watch?v=DJtOHiR7CYQ
  2.  # 43

E depois como coloca a panela 1 a ferver o grelhador 2 no nível 5 a panela 3 a manter aquecida e a 4 no nível 7?
    Isto da zona flexível são modas, há sempre qu ache que precisa de algo mais caro quando vai usar um par de vezes ao ano, e se não tivesse também passava sem ele.
    •  
      damned
    • 25 agosto 2016 editado

# 44

Colocado por: callinasE depois como coloca a panela 1 a ferver o grelhador 2 no nível 5 a panela 3 a manter aquecida e a 4 no nível 7?
    Isto da zona flexível são modas, há sempre qu ache que precisa de algo mais caro quando vai usar um par de vezes ao ano, e se não tivesse também passava sem ele.

As mini-zonas são agrupadas (para serem controladas como uma só) quando o dispositivo é detectado e todas elas tem controlo de potencia independente. Não são zonas apenas on/off.

Não estou a perceber a dúvida.

Toda a gente pode passar bem pior do que passa, você também passava com um carro pior, com uma casa pior, até sem um membro ou outro ou até um órgão.. Nos humanos somos um "bicho" bastante flexível também, ninguém colocou isso em questão.

Já fazemos "fumo" à uns milénios, mas antes disso também se comia cru....

Estes brinquedos flex que postei agora são caros, daqui a uns anos vão ser comuns, é isso que estou a dizer, vai passar a ser standard porque simplesmente faz sentido ser assim. As placas de indução também já foram caras todas elas, agora... nem por isso.
  3.  # 45

Epá espectacular.... lol lol lol embora tenha que concordar com ambas as opiniões se não tivesse zona flexível eu passava bem sem ela, mas havendo acho que vou usar e também acho que será esse o caminho, até lá está, pela acomodação do tacho ou panela na placa, pode ser mais acima ou mais para baixo, sem problema, eu também tenho um conjunto de cozinha que é bom desses de 9 camadas, que foi caríssimo, mas não tenho ainda nenhuma travessa nem grelahdor para indução, até porque sempre usei gás e agora é que quero mudar para indução, por isso teria de comprar...
    Voltando ao assunto da zona flexível isso é mesmo imperativo, tal como disse a minha mulher dá-me com o rolo da massa se não tiver...
    E nesse âmbito e faixa de preço e design que a minha mulher gostou as "melhores" opções são as:

Ariston Hotpoint KIS 641 F B --> 375€ + 40€ para + 3 anos de Garantia, Total: 415€

Electrolux EHI6740 FOK --> 485€ -15% (70€) Reembolso dado pela Electrolux até 31 Agosto Total: 415€+60€ para Garantia extra de 3 anos dá um Total: 475€

OTROLIG do Ikea --> 549€ Já com 5 anos de garantia total.

Ou mais alguém tem ai uma boa opção para me indicar!?
    Ou dentro destas qual escolher?
  4.  # 46

SiemensEX675LYC1E

SIEMENS iQ300 EH651BN17E
  5.  # 47

6.  # 48

Electrolux EHI6740 FOK--> 485€ -15%

Esta placa tem 20% de reembolso e não 15%
  7.  # 49

Colocado por: callinasSIEMENS iQ300 EH651BN17E

Siemens EX675LYC1E a mulher gasta desta... Mas eu não gostei do preço... 1000 e tal euros acho demasiado...

SIEMENS iQ300 EH651BN17E é mais uma boa opção a ter em conta...

Balay a minha mulher não gosta da marca....

Colocado por: tiago_cbr

Esta placa tem 20% de reembolso e não 15%

E no folheto da campanha da Electrolux os 20% de reembolso é apenas para os modelos da gama Infinite, os restantes é apenas 15%, pelo menos foi o que entendi de ler a campanha... mas deixo o link do foleto o folheto caso interesse.

http://www.electrolux.pt/LocalFiles/Portugal_Portuguese/Major_Appliances/Local%20campaigns/Chef%20na%20sua%20cozinha/Folheto%20Campanha%20Electrolux%20Chef%20na%20sua%20cozinha%20Junho%20Agosto%202016.pdf
    • MariaL
    • 26 agosto 2016 editado

# 50

Sei que não é bem o tema do tópico, mas de todo o modo aqui fica: tenho uma placa de gás da Teka, que quero troca.
    Já usei, em varios sitios, placas de indução e fiquei bastante satisfeita.
    A minha duvida é: qual a mais economica? Tendo em conta o preço da eletricidade e do gás natural, compensa mudar para a indução?
    Se souberem de tpicos onde a questão já esteja apreciada agradecia que me informassem, pois não encontrei.
  8.  # 51

Se for gás natural de cidade do baratinho, em principio compensa a placa a gás, No entanto são realidades bem distintas.
  9.  # 52

Colocado por: MariaLSei que não é bem o tema do topico, mas de todo o modo aqui fica: tenho uma placa de gás da Teka, que quero troca.
    Já usei, em varios sitios, placas de indução e fiquei bastante satisfeita.
    A minha duvida é: qual a mais economica? tendo em conta o preço da eletricidade e do gas natural, compena mudar para a indução?
    Se souberem de topicos onde a questão já esteja apreciada agradecia que me informassem pois não encontrei.

A indução será sempre mais económica, não tenho testes que o comprovem apenas li bastante sobre o assunto tanto artigos como opiniões em fórum... e todos asseguram que a indução é mais económica até porque podes desligar antes e manter o comer a fazer apenas com o calor... Se bem que gás natural é mais barato... não sei a certeza...<
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaL
  10.  # 53

.
  11.  # 54

Qual calor?
    O calor residual da panela? É que a indução aquece os alimento e não a panela. Desliga a boca, acabou o aquecimento.
    O gas aquece a panela. Desliga a boca, a panela está quente, continua a aquecer a comida. Pode desligar a boca antes do tempo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MariaL
  12.  # 55

Sim é gás natural/rede/cidade.
    A minha duvida é ao nivel de consumo de energia, porque em termos de facilidade de limpeza nem duvidada, trocava para indução imediatamente.
  13.  # 56

Colocado por: callinasQual calor?
    O calor residual da panela? É que a indução aquece os alimento e não a panela. Desliga a boca, acabou o aquecimento.
    O gas aquece a panela. Desliga a boca, a panela está quente, continua a aquecer a comida. Pode desligar a boca antes do tempo.

As minhas panelas têm um fundo muito grosso (próprio para indução com 9 camadas de não sei o quê) que quando comprei a senhora explico que podia e devia desligar o bico antes de o alimento estar totalmente cozinhado, pois a panela irá manter a temperatura durante um X de tempo e acabará de cozinhar o alimento poupando assim eletricidade, inclusive até lhe disse isso acontece também com o gás e uma panela normal, e foi explicado que não... porque os tachos que não são próprios para indução não conseguem reter o calor, e o calor dissipa-se de imediato assim que se desliga o gás, já na indução devido ao tacho próprio o calor mantem-se a cozinhar por ainda alguns minutos...
    Isto foi o que me explicaram pois experiência própria não tenho pois tal como disse sempre usei gás, agora é que irei mudar..
  14.  # 57

Diariamente cozinho com gás, mas já cozinhei varias semanas com indução, e até com panelas iguais ás que tenho em casa, e que uso para o gás.
    A experiencia diz-me que essa explicação não está muito correcta.
    Na indução, pode desligar antes de estar cozido porque a propria placa ainda fica quente e demora algum tempo a arrefecer. E esse calor que tem vai passando para as panelas e acaba por cozinhar.
    No caso do gás, desligando, a panela fica só com o calor que já tinha.
    Em ambos os casos e se as panelas tiveram um fundo que retenha o calor, pode desligar-se antes do tempo, só que na indução isso pode ocorrer mais cedo.
    Concordam com este comentário: Obras em casa
    •  
      damned
    • 26 agosto 2016 editado

# 58

Colocado por: callinasQual calor?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MariaL

Não está minimamente correto isso callinas...

A indução "aquece" efetivamente a panela, é a panela que vai cozinhar os alimentos e não eles a si mesmos, simplesmente o meio pelo qual é aquecida difere do gás. Se fosse como diz então qualquer panela servia, não teria de ser uma panela com ferro (base pelo menos, hint magnética..) para ser produzido o efeito de indução, uma vez que como diz, o que aquece são os alimentos, então o efeito de indução estaria a ser produzido neles e não no tacho... o tacho até nem seria necessário.. então é só experimentar por lá os alimentos em cima da placa de indução a ver se eles aquecem...

O que "não aquece" é a placa, embora o vidro mantenha algum calor residual...

O efeito de calor residual que fica no tacho é visível tanto no gás, como na indução, como na vitroceramica, como num forno... no que quiser, o metal do tacho VAI ACUMULAR CALOR!

Simplesmente o meio pelo qual o calor foi transmitido da fonte até ao tacho é diferente.

No gás é direto pela chama à panela e o metal desta aquece e acumula o calor da forma tão eficiente quanto o metal constituinte deste tacho o permitir, um tacho de ferro fundido com 0.5cm de espessura vai acomular muito mais calor que um tacho de alumínio tipo folha de papel.

Na vitroceramica é uma resistência que transmite ao vidro e depois este à incide sobre o metal da panela, e este vai acumular, igualmente o calor da forma como o metal constituinte desta o permitir.

Indução é por efeito de indução eletromagnética e este efeito é produzido directamente no tacho! Onde houver ferro para produzir o efeito, ela vai aquecer, e de que forma! E vai manter o calor, de igual modo, dependendo da constituição da panela mais ou menos tempo! Se for aquela de ferro fundido que falei vai manter e de que forma... Ou aquelas que coloquei que são desenhadas especificamente para terem acumulação de calor.

Se duvidar é fácil, experimente lá levantar fervura em duas panelas iguais que sejam preparadas para gás e indução, desligue quando começar a ferver e veja se elas mantém o calor o mesmo tempo ou não... eu cá tenho a certeza absoluta que sim..

Ou está a confundir com o micro-ondas que efetivamente aquece os alimentos, isto é, especificamente, as moléculas de água nestes ditos alimentos.
    Concordam com este comentário: inquilinopt, rabino
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DCautosport
  15.  # 59

E o damned diga-me uma coisa e essas panelas "pipi" têm por exemplo uma entrada para os cabos das colheres grandes nao baterem na panela ou na tampa como a gama WMF Function 4?
  16.  # 60

Colocado por: jccgoldWMF Function 4

Não conheço essa função na gama WMF Function 4, ou não estou a perceber essa questão das colheres. Por acaso até passei as vistas pela gama toda da WMF em tempos inclusive esse modelo e a única coisa que estou recordado é aquele rebordo/lábio de silicone que lhe dá nome, de Function 4, pelas 4 funções que tem.

De resto recordo-me perfeitamente que não seriam panelas que escolhe-se para mim, pelas opiniões de clientes que li na altura, esse lábio de silicone tem uma tendência a acumular sujidade e é sujeito a não durar muito. Nem tão pouco pode ir ao forno (com testo).

As que vi na altura que me agradou mais na marca WMF foi o modelo GOURMET PLUS e o modelo CONCENTO, como disse as Function 4 nunca equacionei se quer, não me agradou.

Mas não trocava um conjunto desses por uma das "pipi". :) Que para mim nada tem de pipi, são do mais simples que pode existir a nível funcional, não são um produto/marca pretensioso cheio de funções, nem tão pouco é uma marca "comercial". O design também não é nada xpto (fora a gama john pawson), isto falando da gama atlantis que é a que conheço.

Mas cada um sabe de si e como utiliza as suas panelas etc para o seu tipo de cozinha, muita gente nunca meteu uma frigideira no forno ou um panela! Sendo portanto indiferente alguns dos pontos que referi.

0.0266 seg. NEW