Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Um grande viva a todos dos Açores

Tenho uma grande paixão por madeira e gostava de mudar o tampo da minha cozinha em madeira.
    Eu sei que terei de ter cuidados extras mas adoro bancadas em madeiras. Já estive a ver vários materiais como formicas mas nada se compara ao efeito da madeira.

Agora sobre a minha pergunta, qual a madeira a escolher? Já estive a pesquisar sobre o assunto e pela pesquisa que fiz deparei-me que as melhores madeiras são Kambala e Afizélia. São madeiras de que suportam melhor "águas" e não tendem tanto a empenar. Refiro que essa foi a conclusão que cheguei da minha pesquisa.
    Alguém aqui pode confirmar isso? Ou acham que seria melhor outra madeira?

P.S. - Eu moro nos Açores, o que quero dizer com isso é que temos humidade para dar e vender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidloivos
  2.  # 2

Use uma qualquer.... Importante e ter cuidados de manutenção e utilização.
    Vai meter madeira maciça ou lamelada colada? a lamelada colada assegura melhor comportamento dimensional.

Tenho uma bancada em madeira lamelada colada maciça de carvalho, numa banca de oficina e aguenta-se. Mas claro é algo frágil ao punçoamento...
    Concordam com este comentário: tiyxu
  3.  # 3

Viva, estava a pensar em madeira maciça.
    Eu queria o toque e aspecto da Madeira a 100%.

Mas então tanto a Kambala e Afilezia são boas para bancadas de cozinha?
  4.  # 4

Também acho muito bonito.
    Esta é teca
      Screenshot_2016-08-24-20-34-58.png
  5.  # 5

Colocado por: silvaferreiraTambém acho muito bonito.
    Esta é teca

Teka seria sempre a minha primeira escolha. Adoro e tem uma resistência extraordinária á humidade.
  6.  # 6

Olá, quando montei a minha cozinha também fiquei apaixonada pela bancada em madeira, mas depois de muito "discutir" com o carpinteiro aceitei as opiniões dele:

1. É bonito à vista? é sim senhor,
    2. É muito bonito nas revistas? é sim senhor,
    3. É á prova de água? é sim senhor,
    4. Exige muitos cuidados? se exige!
    5. É á prova de riscos? nem pensar.

Ou seja, é muito bonito, recebe um tratamento hidrofugo (acho que é este o chavão) mas exige muitos, mas mesmo muitos cuidados. Só quem não utiliza a cozinha no dia a dia é que pensa nas bonitas cozinhas de exposição, mas a cozinha do dia a dia não é uma cozinha de exposição.

Quem lida constantemente com elas sabe que podem acontecer muitas coisas que vos passam despercebidas porque as bancas de pedra resistem aos maus tratos. Depois á que ter em atenção as crianças. Evitar objectos metálicos que possam riscar. Imaginem deixar cair uma simples lata de conservas.
    Concordam com este comentário: joaosantos, tiyxu
  7.  # 7

Colocado por: reginamarSó quem não utiliza a cozinha no dia a dia é que pensa nas bonitas cozinhas de exposição, mas a cozinha do dia a dia não é uma cozinha de exposição.

Quem lida constantemente com elas sabe que podem acontecer muitas coisas que vos passam despercebidas

Também pensava assim até viver num apartamento arrendado com essa solução e não vejo inconveniene nenhum. Não corto nada directamente no tampo (algo que ja fazia com a de pedra) e não coloco panelas quentes tiradas da place directamente para o tampo. E após 3 anos na casa estava impecável. Além de que se for mesmo descuidado/a na cozinha, a madeira também permite ser rectificada ou substituida e pelos preços praticados nas grandes superficies, comparando com a pedra nesses mesmos locais dá para trocar de tampo umas 3 vezes.
  8.  # 8

Olá Trekker666, não era essa a informação que tinha. Eu comprei a pedra directamente ao fabricante e era naquela altura uma solução mais barata, comparada ás bancas de madeira com qualidade (pelo menos as vendidas pelas fabricantes dos móveis). Agora, concordo consigo, desde que se tenha sempre cuidado, as coisas duram...

Agora se formos mesmo muito descuidados, após duas ou três trocas, a pedra fica mais em conta, até porque esta dura uma vida! E tenho muitas dúvidas quanto á qualidade do material vendido nas ditas grandes superficies.

Mas isto faz-me lembrar uma amiga que têm a mesa de cozinha toda envidraçada comprada em "promoção" num evento anual tudo xpto na exponor, e que (só) lhe custou mais de 2 milenas... Quando reune lá em casa os amigos avisa sempre: cuidado que a mesa é de vidro! Se fosse como a minha, de madeira... relax, não se passa nada!!!
    • tiyxu
    • 26 agosto 2016 editado

# 9

Colocado por: RuiAçoresUm grande viva a todos dos Açores

Tenho uma grande paixão por madeira e gostava de mudar o tampo da minha cozinha em madeira.
    Eu sei que terei de ter cuidados extras mas adoro bancadas em madeiras. Já estive a ver vários materiais como formicas mas nada se compara ao efeito da madeira.

Agora sobre a minha pergunta, qual a madeira a escolher? Já estive a pesquisar sobre o assunto e pela pesquisa que fiz deparei-me que as melhores madeiras são Kambala e Afizélia. São madeiras de que suportam melhor "águas" e não tendem tanto a empenar. Refiro que essa foi a conclusão que cheguei da minha pesquisa.
    Alguém aqui pode confirmar isso? Ou acham que seria melhor outra madeira?

P.S. - Eu moro nos Açores, o que quero dizer com isso é que temos humidade para dar e vender.
    em 2011 fiz um restauro de uma casa na baixa de Porto onde o tampo da cozinha foi escolido em faia maciça da Ikea fico muito bunita a cozinha mas depois vieram uns turcos que alugaram a casa e num dia deixaram uma panela ou isso diziam que fizeram e aquilo encheu de tal maneira que ate metia medo...uns 5 cm em todas direcois..depois meti um tampo em granito...a mulher dise madeira nunca mais quer se nao fose na cada onde ela mora e ela cuida...esa era para alugar aos turistas a casa e na rua de são joao onde tem uma boneca nua pronta para saltar da veranda....ela a boneca vai ser restaurada outra ves...a partir de setembro...
  9.  # 10

Acabei por fazer a minha bancada em Madeira como queria e até fiz um video a falar da sua construção.
    Fiz uma asneira, mas não foi o fim do mundo -> https://youtu.be/EpGJR3rFecE
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, brunoa, LrLisboa
      bancada.jpg
  10.  # 11

essa parte mais clara normalmente retira-se,é o carnás(z) da madeira.

Eu adoro essa parte, por isso não tirei :)

aquilo a que chamou de borboletas chamam-se malhetes.

Sinceramente já ouvi pelos menos uns 6 nomes para isso, hoje ouvi o sétimo. Parece que em todas as terras de Portugal "isso" tem um nome diferente.

se tivesse usado óleo natural a madeira respirava....a madeira é como a nossa pele.

É verdade o que diz, mas há duas razões porque não usei óleo natural.
    1 - Leva eternidades para secar e eu tinha alguma urgência.
    2 - Aquele tampo é um tampo de "trabalho", vai levar com tompos, nicos e tudo o que pode imaginar como sendo um tampo de cozinha e um Verniz de soalho consegue uma proteção a longo prazo muuuuuito superior ao óleo.
  11.  # 12

Tampo de cozinha = tratamento a oleo.
    Concordam com este comentário: treker666

0.0179 seg. NEW