Iniciar sessão ou registar-se
    • xavier
    • 25 agosto 2016 editado

# 1

Bom dia a todos os foristas!!

Tenho acompanhado o Fórum há já algum tempo, observado que há foristas que realmente dominam os conhecimentos na área da construção e resolvi pedir a V/ opinião.

Encontro-me neste momento a ponderar seriamente a compra de uma moradia terminada de pedreiro, com 360 m2 de área coberta, não precisaria de tanto, mas uma vez que a moradia tem terreno de 800 m2 e o valor me parece atractivo, resolvi considerar seriamente esta opção.

A compra a efectuar-se, andará pelos 90.000 €, tenho disponibilidade de orçamento de mais 70.000,00 € para a conclusão das obras.

Na V/ opinião, será orçamento suficiente para terminar a casa?

Muito obrigado.
  1.  # 2

Acho curto,.. mas não estou a ver como é a casa e qual é o seu conceito de fase de pedreiro...
    Se de facto são 340m2, se calhar precisa de investir mais uns 120.000€ a 140.000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xavier
  2.  # 3

tb acho curto, mas depende de muita coisa.

já verificou se a licença de construção continua válida? e não se esqueça que não poderá aceder ao credito habitação clássico para a compra, uma vez que a casa não está concluída.
  3.  # 4

Eu nunca comprava uma moradia com 360 m2 de área coberta se não precisasse mesmo deles, por melhor que fosse o negócio...o pior depois é a manutenção desses metros todos....
    Mas é só a minha opinião
  4.  # 5

E o IMI dessa casa dá certamente uma bela anual renda anual ao senhorio Estado...

Colocado por: isabelinha64Eu nunca comprava uma moradia com 360 m2 de área coberta se não precisasse mesmo deles, por melhor que fosse o negócio...o pior depois é a manutenção desses metros todos....
    Mas é só a minha opinião
  5.  # 6

Realmente é muita área. ... vai perder muito tempo em limpeza e manutenção.
    70 000 euros parece muito curto.
    Talvez se levar lá um empreiteiro para ver e lhe apresentar um orçamento preliminar para acabar a obra . Ja fica com uma ideia .
    Concordam com este comentário: franciscouto86
  6.  # 7

È concelho e não conselho (de conselheiro)... Embora aqui o autor do tópico queira é bons conselhos, tendo em vista o grande buraco financeiro e imobiálrio em que pode vir a cair...

A licença de construção dessa casa ainda está válida?

Colocado por: Anonimo09092021

Boa tarde, posso perguntar em que conselho fica a casa? Há um ano andei a ver uma que bate ponto por ponto no que referiu...
  7.  # 8

É atractivo porque acha que compra o lote por 90 e acaba a casa com 70.
    Pois, mas se calhar precisa de 150 para a acabar minimamente. Será que assim o preço ainda é atractivo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 9

Antes de mais o meu muito obrigado pela V/ participação ;)

A minha ideia original era uma casita térrea com 3 quartos e a rondar mais ou menos os 150m2, implantada num terreno como aquele onde se encontra esta, com 800m2.

O problema é que na minha zona, Santa Maria da Feira e arredores, os preços da habitação são principescos, aqui não se vendem casas nem terrenos, pedem-se valores incríveis por m2, o pessoal quer o dinheiro e a casa!!!

Surgiu este negócio a 4 km da Feira e pensei que de alguma forma até estava com relativa sorte, pois pareceu-me um "achado", os construtores desistiram de dar seguimento à obra em 2011 (plena crise do subprime), para não arriscarem as últimas poupanças e daí estarem na disposição de a vender pelos 90.000 como está.(esteve à venda por 128000 até há pouco tempo, durante muito tempo)!!

Já fui à Câmara tentar saber das coisas e disseram-me que teria que pedir nova licença, desta feita, licença especial de acabamentos.

No orçamento estimativo dos construtores, datado de 2007, mencionam:

Cave - 120m2 * 90,00 € = 10.800,00 €
    R/C - 119,70 € * 200,00 € = 23.940,00 €
    Andar - 119,70€ * 200,00 € = 23.940,00 €
    Muros de Vedação (já efectuados, a propriedade encontra-se toda vedada) - 5.000,00 €

TOTAL - 63.680,00 € para a obra toda!!!

Se a casa já se encontra pronta de pedreiro, só falta assentar o telhado (as telhas já lá estão), orçamentei cerca de 70.000,00 € para acabamentos:

Capotto = 8.887,50 € (355,50 m2 * 25€/m2)
    Pavimento Cerâmica Interior (Cave, Cozinha, WC's e Varandas) = 1.864,50 € (186,45 m2 * 10,00 €/m2)
    Pavimento Cerâmica Exterior - (210 m2*10,00 €) =2.100,00 €
    Pavimento Flutuante (1º Andar todo e Sala) - (145,70 m2 * 12€/m2) =1.748,50 €
    Reboco/Pintura e Estanhar interior - (934,40 m2 * 10€/m2) = 9.344,00 €
    Telhado 4 águas (mão de obra para terminar já com lavagem das telhas - material já lá se encontra) - 750,00 €
    Impermeabilização Lã de Rocha placa do telhado (96,70 m2 * 8€) =773,60 €
    Pichelaria e Electricista - 15.000,00 €
    Carpintaria - 10.000,00 €
    Alumínios - (58 m2 * 300,00 €) = 17.400,00 €
    Painel Solar - 2.500,00 €
    Radiadores - (6 * 250,00 €) = 1.500,00 €
    Cozinha c/ electrodomésticos) - 5.000,00 €

TOTAL - 68.868,10 €

Já pedi alguns orçamentos (tudo de boca mas com visita ao local) e já os tive até por valores inferiores aos que calculei, assim como do dobro :p

A V/ ajuda é de facto preciosa para quem não percebe nada disto, mais uma vez muito obrigado pela V/ participação!!

P.S.:

Por tudo o que expus, pensei que de facto seria um bom negócio e que dificilmente encontraria igual!!

Mas estou a ver que ainda muita água vai correr!!

De qualquer forma e para ter acesso a orçamentos por escrito para poder decidir da melhor forma, terei que facultar o projecto aos empreiteiros, documento que ainda está no Eng.º responsável da obra que por sua vez se encontra de férias!!

Disseram-me também na Câmara que se mantivesse o projecto tal como está, que seria mais fácil de conseguir a licença especial de acabamentos!! Isto implica manter o mesmo Eng.º?! E em termos de honorários o que é que lhe vou ter que pagar? A execução da folha de obra?

Peço desculpa pela ignorância, mas só a perguntar é que se fica a saber ;)

obrigado.
    • jafn
    • 25 agosto 2016

# 10

boas, pois se mantiver o mesmo projecto, devera manter o mesmo Engenheiro, pois foi ele o responsável pelo mesmo, quanto aos honorários, é uma questão de se assentar há mesa com ele e chegarem a um acordo de verbas, que penso que será fácil de alcançar, porque o Engenheiro também deverá ter interesse em concluir uma coisa que começou de raiz.
  9.  # 11

Coloque cá um extrato do projecto
  10.  # 12

As WCs não vão ter loiças, torneiras e afins? Onde está a mão de obra para instalar o flutuante por exemplo
  11.  # 13

Essa cave a 90 euros/m2 foi mesmo um achado....não ligue à malta do fórum, eles tabelam o preço/m2 a 400 euros, siga em frente
    • jafn
    • 25 agosto 2016

# 14

As carpintarias, para essa área, 10.000€, é pouco, tal como a cozinha com electrodomesticos
  12.  # 15

Por acaso era o que ia dizer...5000€ para cozinha com eletrodomésticos... dependendo dos eletrodomésticos, se for para os mais baratos que encontrar, não gasta menos de 2000€... sobram só 3k para a cozinha?

Só se for uma cozinha do IKEA, sinceramente -_-

E realmente, 10k para carpintarias é para uma casa de metade do tamanho da sua...
  13.  # 16

Colocado por: xavierPavimento Cerâmica Interior (Cave, Cozinha, WC's e Varandas) = 1.864,50 € (186,45 m2 * 10,00 €/m2)
    Pavimento Cerâmica Exterior - (210 m2*10,00 €) =2.100,00 €
    Pavimento Flutuante (1º Andar todo e Sala) - (145,70 m2 * 12€/m2) =1.748,50 €

Falta a mão de obra, colas e betumes .... e o material tem que do baratucho.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 17

Colocado por: xavierTOTAL - 68.868,10 €

Onde é que estão as louças sanitárias, móveis wc, resguardos de duche...?
    A casa não tem uma escada?
    • jafn
    • 25 agosto 2016

# 18

Diz que a casa está pronta da parte de pedreiro, pelo que escreveu ainda tem muito mas muito trabalho para pedreiros e serventes, não se esqueça que os electricistas, canalizadores, etc.. não trabalhão de maceta na mão, nem tapam roços e muito mais.
    • assf
    • 25 agosto 2016

# 19

Não o quero desanimar, mas eu comprei uma casa mais ou menos nas mesmas condições, com cerca de 240m2 cobertos e estimo que quando tudo acabar ande na casa dos 60000€/65000€. E atenção que esses valores não incluem nada de "luxos" tipo painéis solares, pisos radiantes, ar condicionado...
  15.  # 20

Colocado por: xavierTOTAL - 68.868,10 €

Já pedi alguns orçamentos (tudo de boca mas com visita ao local) e já os tive até por valores inferiores aos que calculei, assim como do dobro :p

Pois é.. Abaixo que descreveu.. Acho que vai dar "raia",....está a ver o dobro dá aquilo que tinha escrito uns posts mais acima.

0.0191 seg. NEW