Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou em vias de iniciar construção de moradia na zona do grande Porto , em que está previsto instalar PRH+BC.

Ao ler sobre o sistema bekotec-therm, pareceu-me interessante a capacidade de reação rápida e fiquei inclinado para esta solução, até porque o perfil de ocupação que prevejo é do tipo das 18-24h e 7-9h.

Em termos de paredes exteriores o que está previsto no projeto é ETICS+bloco térmico+gesso cartonado. A caixilharia será de bom isolamento (cortizo 4600 HI), e os vidros guardian sun inteligente a nascente e poente. A dúvida com que agora me deparo é se devia apostar em isolar a casa por dentro também (colocando lã de vidro+BPV dentro do gesso cartonado), para baixar a inércia térmica e tirar mais rendimento do aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  2.  # 2

E qual é a opinião dos projectistas?
  3.  # 3

Colocado por: PicaretaE qual é a opinião dos projectistas?

ainda não coloquei a questão aos projetistas. Mas irei fazê-lo claro.
  4.  # 4

Depois de tar a opinião dele passe cá
  5.  # 5

Colocado por: LuisVLA dúvida com que agora me deparo é se devia apostar em isolar a casa por dentro também (colocando lã de vidro+BPV dentro do gesso cartonado), para baixar a inércia térmica e tirar mais rendimento do aquecimento.

De facto essa solução baixa a inércia da habitação. Se tiver dinheiro "a mais para gastar" é uma solução válida. Tem que ponderar se no Verão não lhe faz falta esse inércia.

As paredes interiores são em gesso cartonado ou alvenaria?
  6.  # 6

Colocado por: alexp
    As paredes interiores são em gesso cartonado ou alvenaria?

em alvenaria de 11.
    No Verão prevejo usar o piso radiante para arrefecer. Como a casa será bem isolada por fora (ETICS), não tendo vidros a sul, espero que seja suficiente.
    • MGS
    • 29 agosto 2016

# 7

Aquilo que se pretende com este tipo de sistema é precisamente o contrário, ou seja, ter uma boa inércia térmica.
    Quanta mais energia conseguir armazenar nos elementos construtivos da casa, maior será o conforto e menor será o consumo.
  7.  # 8

Colocado por: PicaretaE qual é a opinião dos projectistas?

Esses só servem para ficar com o guito e reencaminharem a malta para o fórum ahahahah
  8.  # 9

Colocado por: JoaoPina

Esses só servem para ficar com o guito e reencaminharem a malta para o fórum ahahahah

É o normal. Não faltam por aí exemplos:
    https://forumdacasa.com/?CommentID=952678
  9.  # 10

não percebi a citação ao meu topico
  10.  # 11

Colocado por: MGSAquilo que se pretende com este tipo de sistema é precisamente o contrário, ou seja, ter uma boa inércia térmica
    que raio é uma boa inercia térmica?? muita inercia ou pouca inercia?

quanto maior for a inercia mais lenta é a resposta do sistema podendo comprometer as condições de conforto aquando de variações rápidas nas condições do imóvel, por outro lado obriga a consumir energia para vencer a inercia inicial sem se traduzir em energia debitada, portanto é um sistema para estar permanentemente ligado,

baixa inercia permite controlar mais eficazmente a energia em cada compartimento e com isto poupar pois somente é utilizada a energia efectivamente necessária.

mas são ambas opções validas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisVL
    • MGS
    • 31 agosto 2016

# 12

Para mim boa inércia significa, ter a inércia adequada ao regime de funcionamento pretendido.

Faz-me um pouco de confusão eleger um sistema de aquecimento por PRH quando se pretende ter períodos muito curtos de utilização. Este tipo de sistema garante um conforto total e deve ser pensado em função desse conforto!

O sistema deve ser dimensionado de forma a ir de encontro ao perfil de utilização do utilizador. A questão levantada pelo LuisVL é pertinente, ou seja, se tiver menor inércia aquece mais rápido, consigo fazer variar as temperaturas com maior facilidade nos diversos compartimentos, etc., etc. Porém, também arrefece mais rápido e o conforto não total, etc...

Compensa mais ter um sistema poucas horas ligado a uma potência maior, ou ter o sistema ligado mais tempo a uma potência inferior? Nós precisamos de energia para aquecer.

Não tenho dúvidas que maior inércia significa invariavelmente maior conforto e pode não significar, necessariamente, maior consumo.

Na minha opinião talvez fosse melhor eleger uma solução de PRH com menor inércia (talvez que permitisse uma camada de betonilha menor) e esquecesse o resto, ou seja, arranjar formas de anular a inércia noutros elementos da casa como, por exemplo, nas paredes.
    Concordam com este comentário: Andreia G.
  11.  # 13

Boa noite,
    Já não consigo adicionar comentários nas outras discussões, pelo que pergunto lhe aqui se me pode mandar por mensagem privada o valor que gastou na primeira fase do projecto (alvenaria e betão armado). Vou iniciar a construção de uma moradia semelhante.

Obrigada,
    Joana

0.0175 seg. NEW