Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros amigos,

    venho junto de vós ver se mais alguém para além do Ricardo tem o já teve experiências com este tipo de alvenaria?
    Será uma boa solução para aplicar o sistema Etics? Estou a pensar propor este tipo de alvenaria à equipa de arquitectas que irá coordenar o projecto da minha futura moradia.

    Aguardo as vossas opiniões.
    • eu
    • 26 agosto 2009 editado

     # 2

    Também tenho esta dúvida. As paredes exteriores da minha vivenda estão projectadas da seguinte forma, do interior para o exterior: tijolo 11 + caixa de ar 3 cm + tijolo 11 + ETICS 6 cm.

    No entanto, isto obriga o construtor a construir dois panos de alvenaria e num deles tem que forrar a laje e os pilares no exterior, com tijolo de 4 cm, pois os pilares têm apenas 20 cm de largura (O Eng. não viu que era para levar ETICS e por isso foram projectados para o isolamento tradicional).

    Será que não é mais fácil, barato e eficaz substituir estes dois panos de alvenaria por um único pano de tijolo térmico de 19 cm ? Eis a questão que me está a atormentar... a mim e ao construtor.
  2.  # 3

    Pode construir com um único pano de tijolo, visto uma das vantajens do capoto é a de reduzir a espessura das paredes exteriores colocando o isolamento pelo exterior.
    Agora tenha em atenção de que modo foi calculado o projecto térmico.
    • eu
    • 26 agosto 2009

     # 4

    Colocado por: chenne
    Agora tenha em atenção de que modo foi calculado o projecto térmico.
    Pois o problema está mesmo nessa questão: a nova estrutura da parede não pode ter um isolamento térmico e acústico inferior à solução original...
  3.  # 5

    Colocado por: euTambém tenho esta dúvida. As paredes exteriores da minha vivenda estão projectadas da seguinte forma, do interior para o exterior: tijolo 11 + caixa de ar 3 cm + tijolo 11 + ETICS 6 cm.

    No entanto, isto obriga o construtor a construir dois panos de alvenaria e num deles tem que forrar a laje e os pilares no exterior, com tijolo de 4 cm, pois os pilares têm apenas 20 cm de largura (O Eng. não viu que era para levar ETICS e por isso foram projectados para o isolamento tradicional).

    Será que não é mais fácil, barato e eficaz substituir estes dois panos de alvenaria por um único pano de tijolo térmico de 19 cm ? Eis a questão que me está a atormentar... a mim e ao construtor.


    Mas o tijolo térmico é mais caro do que o tijolo "comum" não é? Cada um com a sua função: isolamento térmico » EPS, XPS, Poliuretano projectado, Lã de rocha, etc; Apoio/suporte estrutural » tijolo.

    Eu no seu caso (e no meu) faria as paredes exteriores com tijolo comum 20 (mesma espessura dos pilares) e para garantir um melhor comportamento térmico face à solução projectada, aplicaria ETICS 8cm em vez dos 6cm.

    Custo final semelhante, comportamento térmico superior, -3 cm de espessura nas paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 26 agosto 2009

     # 6

    Colocado por: nunoneiva75
    Eu no seu caso (e no meu) faria as paredes exteriores com tijolo comum 20 (mesma espessura dos pilares) e para garantir um melhor comportamento térmico face à solução projectada, aplicaria ETICS 8cm em vez dos 6cm.


    Provavelmente será essa a solução que vou adoptar. Tenho é algumas reservas relativamente ao isolamento acústico dessa solução...
    • zeus
    • 26 agosto 2009

     # 7

    no meu caso será aplicado tijolo de argila de 24 mais o capoto
  4.  # 8

    Colocado por: eu
    Colocado por: chenne
    Agora tenha em atenção de que modo foi calculado o projecto térmico.
    Pois o problema está mesmo nessa questão: a nova estrutura da parede não pode ter um isolamento térmico e acústico inferior à solução original...


    Poder pode, desde que, no final, o CE apresente classe B- e o resultado dos ensaios acústicos cumpra o regulamento
    • eu
    • 27 agosto 2009

     # 9

    Colocado por: AugstHill
    Poder pode, desde que, no final, o CE apresente classe B- e o resultado dos ensaios acústicos cumpra o regulamento


    E será que tijolo de 20 cm + capoto 8 cm cumpre os requisitos acústicos? Quanto aos requisitos térmicos, tenho poucas dúvidas que cumprirá.
  5.  # 10

    Colocado por: eu
    Colocado por: nunoneiva75
    Eu no seu caso (e no meu) faria as paredes exteriores com tijolo comum 20 (mesma espessura dos pilares) e para garantir um melhor comportamento térmico face à solução projectada, aplicaria ETICS 8cm em vez dos 6cm.


    Provavelmente será essa a solução que vou adoptar. Tenho é algumas reservas relativamente ao isolamento acústico dessa solução...


    Isolamento acústico das paredes ETICS? Desculpe mas na nmo essa é uma falsa questão.

    Tem que se preocupar é com o isolamento acústico nas janelas, portas, etc, agora nas paredes? Não se preocupe com isso que tem mais com que se preocupar ! ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0164 seg. NEW