Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Vamos construir uma moradia com 3 andares, incluído a cave e neste momento temos um projecto onde a sala de estar e de jantar têm um pé direito duplo, ou seja, cerca de 5 m de altura. Gostamos muito do aspecto mas algumas coisas que nos preocupam, por exemplo o aquecimento de um espaço assim. As 2 salas são open space e têm cerca de 50 mts2 ao todo. Opiniões? Contras de um espaço assim?
    Obrigada!
  2.  # 2

O principal contra acho que já identificou... gastos com aquecimento!

Sendo uma sala muito grande tem que ter cuidado com a sua decoração para que não fique pouco acolhedora. Espaços demasiado grandes correm o risco de se tornarem pouco acolhedores.

O pé direito duplo tb vai ter teias de aranha... nada que não se resolva!

Essencialmente essa é uma questão pessoal, da forma como vivemos a nossa casa e do dinheiro que temos disponível para investir.
    Já esteve numa divisão com as dimensões similares às que se refere e com pé direito duplo? Se sim, onde e o que lhe pareceu?

Na minha opinião é algo giríssimo mas que não quereria para minha casa e a razão principal seria pelas exigências ao nível do aquecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ferrão&Oliveira
  3.  # 3

Ainda não vimos nenhuma casa ao vivo, só em imagens, e gostamos. Enfim, vamos pensar novamente. Agradecemos o seu comentário.
  4.  # 4

Eu acho que fica muito bonito, com a decoração adequada. Mas exige mais € investido.
    Não sei se tem um orçamento apertado para a sua casa... mas verifique o sistema de aquecimento que irá necessitar.
  5.  # 5

Tenho uns amigos que têm mezanine na sala, e nunca conseguem aquecer a sala deevidamente.

Têm lareira e ar condicionado
  6.  # 6

tb acho bonito, mas para climas mais quentes. conheço tb um caso que só tem a sala quente ao final do dia, se ligar a lareira logo de manha. ou seja, no dia a dia tem a sala sempre fria
    • JFTP
    • 31 agosto 2016

# 7

Eu vivi 5 anos numa moradia de 2 pisos em que, durante os primeiros 3 anos, só tinha lareira na sala... era um problema para conseguir aquecer a sala. tinha de fechar as portas dos quartos do piso de cima e mesmo assim era uma "ventania" na zona das escadas (ar quente a subir e o frio a descer)... nada confortável...

Só quando instalei aquecimento central (caldeira a gás com radiadores), é que deixei de ter esse efeito. Desde que aquecesse os quartos a ~18ºC, já conseguia ter 19ºC na 20ºC na sala, sem "correntes de ar" significativas...

Da minha experiencia, se tem 2 andares / mezanine, vai precisar de ter o piso de cima aquecido para conseguir aquecer o de baixo.

JFTP
    • emad
    • 31 agosto 2016 editado

# 8

Ainda está na fase de minimizar os erros/ arrependimentos.
    Isto de construir casas de sonho em detrimento do conforto e do controlo de custos é como uma bomba com controlo remoto da sua detonagem.
    Sem dúvida que uma casa terrea e mais pratica, sem obstaculos e se for bem dimensionada o aquecimento e muito mais fácil de acontecer.
    O seu arquitecto ainda não percebeu bem o que vocês querem. E com o orçamento de 220k foram vocês que o puseram a sonhar.
    • FFAD
    • 31 agosto 2016

# 9

adoro
  7.  # 10

Caro forista, nós temos a sala de jantar e estar com pé direito triplo (3 pisos). Confirmo que o único inconveniente é mesmo a dificuldade em conseguir um aquecimento adequado no
    inverno (atualmente, temos como opções a lareira com ventilação, aquecimento central e ar condicionado). À exceção deste ponto, trata-se de uma casa cheia de luz, moderna e esteticamente interessante. Se não se importar de ter gastos significativos de energia no Inverno não vejo razão para desistir da ideia. Por que havemos todos de gostar do mesmo? Também aprecio casas térreas mas são casas diferentes, não dá para comparar, julgo eu.
    Concordam com este comentário: Raquek
  8.  # 11

As casas com duplo pé-direito na sala ficam com um carisma diferente e pessoalmente gosto muito de ver. O único senão mesmo será o aquecimento e o arrefecimento. Se achar que não se vai arrepender todos os dias que tiver de liga-lo, avance. Se achar que vai ser um peso para a carteira desajustado, desista.
  9.  # 12

Colocado por: Ferrão&OliveiraPé direito duplo

Sempre avançou com o Pé direito duplo?

0.0149 seg. NEW