Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

estou em fase de procura de um imóvel para compra e neste momento surgiu uma proposta bastante interessante, no entanto visto que não tenho qualquer conhecimento sobre arquitectura ou engenharia civil, alguns aspectos do apartamento deixam-me um pouco de pé atrás.

Prédio de construção de cerca de 1950

Ora, na visita ao imóvel realmente ficámos muito bem impressionados com as àreas e, visto que já sabiamos que seria para remodelação total o estado do chão e paredes não nos parece terrível.

MAS, a casa cedeu para um dos lados, quero dizer com isto que existe um desnível muito claro ao nível do chão que está inclinado e também se nota nas umbreiras das portas e um pouco nos tectos.

Já tinha reparado neste tipo de desnível em outro imóvel do mesmo género que visitei. A explicação que me deram das 2 vezes (pessoas diferentes) é que "é normal, os prédios em tabique cedem sempre". Não reparámos em rachas nas paredes nem outros defeitos que pudessem ser causados pela falta de paredes de suporte.

Há alguém que me consiga explicar exactamente o que é que querem dizer com isto?

Nunca compraria o imóvel sem antes ele ser avaliado por um perito no entanto gostaria de ter pelo menos uma ideia da normalidade ou não deste fenómeno.

Obrigada!
  2.  # 2

Normal não é.. .Na baixa pombalina de Lisboa os predios pombalinos também tem deformaçãos ( problemas de fundações)... mas estes já contam mais de 300 anos.

Deve mandar efectuar uma inspecção tecnica, existem diversas empresas que realizam esse tipo de vistoria.
    Meta umas fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanassimao
  3.  # 3

Colocado por: joanassimaoestou em fase de procura de um imóvel para compra e neste momento surgiu uma proposta bastante interessante, no entanto visto que não tenho qualquer conhecimento sobre arquitectura ou engenharia civil,

Ler: estou a preparar-me para operar uma pessoa ao cérebro mas nada sei de neurocirurgia.
    É bom encontrar alguém que admite que não é verdade que de "arquitecto e de louco todos temos um pouco" (o Pedro Barradas, por exemplo, dirá que não é louco).

Colocado por: joanassimaoPrédio de construção de cerca de 1950
    Isso é vago. Confirme o ano e diga-nos a localizaçao.
    Se for em Lisboa, eu diria que foi ver um prédio de +/- 1935...

Colocado por: joanassimaoA explicação que me deram das 2 vezes (pessoas diferentes) é que "é normal, os prédios em tabique cedem sempre"
    Concordo com o Pedro Barradas: "Normal" não é.
    Seria preciso mais dados para perceber as causas (em que piso; proximidade de janela ou fachada exterior; houve alterações no piso/apartamento de baixo), mas comecemos pela hipótese mais simples (k.i.s.s.): as vigas em madeira do pavimento apodreceram.

Não sendo "normal", também não é uma catástrofe (seria muito pior se houvesse fendas consideráveis nas paredes-mestras). Considere o valor dessa reparação quando estiver a negociar o valor da compra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanassimao
  4.  # 4

Obrigada pelas respostas!

De facto acho que mais vale admitir à partida que não se percebe disto e procurar quem perceba do que estar a enterrar tempo e dinheiro em algo que só vai causar problemas.

É um prédio de 4 andares na Penha de França, de facto penso que 1935 possa estar mais perto da realidade que 1950, mas vamos pedir que nos enviem esses detalhes e a planta do imóvel para tentar perceber mais pormenores.

O local onde a inclinação é mais acentuada é junto a uma das paredes que delimitam o apartamento, julgo que é a parede onde estão encostadas as escadas do prédio. Não fica de todo junto a qualquer fachada.

Já estamos a considerar que todo o pavimento terá de ser levantado e substituído pois, infelizmente para mim que adoro o chão de tábua corrida, este encontra-se mesmo muito deteriorado.
    • jafn
    • 2 setembro 2016

# 5

Boas, se gosta do chão pode sempre fazê-lo de novo, aplicando as mesmas técnicas que se usavam para colocar soalho de tábua corrida, tendo hoje em dia a vantagem de ter materiais para fazer o devido isolamento do pavimento, anteriormente há sua colocação
  5.  # 6

Colocado por: joanassimaomas vamos pedir que nos enviem esses detalhes e a planta do imóvel para tentar perceber mais pormenores.
    A questão da idade é apenas (minha) curiosidade histórica.
    A planta do piso pode ajudar a compreender (porque é pouco provável haver um abatimento na parede que encosta à escada sem haver fendas visíveis... a não ser que.... terão reparado e pintado a escada recentemente?).

A Penha de França é perto de mim (Areeiro). Se precisar de ajuda desinteressada, apite (por mensagem privada).

Colocado por: jafnse gosta do chão pode sempre fazê-lo de novo, aplicando as mesmas técnicas que se usavam para colocar soalho de tábua corrida
    É verdade.

Colocado por: jafn...anteriormente há sua colocação
    Não há, não. À !
    ;-)
    • jafn
    • 2 setembro 2016

# 7

Colocado por: Luis K. W.Não há, não. À !

porque não?
    Só se não tiver altura, ou nenhuma alternativa para criar essa dita altura, e depois entre barrotes, pode sempre colocar aglomerado de cortiça

0.0123 seg. NEW