Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Na sequência de um pedido de crédito para aquisição de habitação, tenho sido confrontada com informações contraditórias, relativamente ao processo de avaliação do imóvel.
    1- quem é que contrata os serviços da empresa de avaliação? O próprio banco ou o banco de Portugal?
    2- quem é que assume os custos referentes ao processo de avaliação?
    3- quem é que pode aceder ao relatório efectuado?
    4- se for necessário solicitar uma reavaliação, existem custos associados ao processo?
    Obrigada
  2.  # 2

    Allo.
    1. Penso que é o banco onde temos o processo de CH.
    2. Paga o cliente. Não sei se o valor é o mesmo para todas as empresas que fazem a avaliação.
    3. Não sei.
    4. Não sei se é possível, mas mesmo não havendo custos associados, a empresa/avaliador não serão os mesmos?! Logo, não fugirão mt da primeira avaliação... Mas não sei.
  3.  # 3

    3 - teoricamente só que gere e trata do seu processo. Pode sempre pedi-lo pois na realidade ele é seu pois pagou o mesmo. Na maioria os bancos 'esquecem' de lhe entregar a não ser que o peça.
  4.  # 4

    4 - é sempre possível, na maioria não serve para nada pois o pedido têm de ser fundamentado. E o mesmo tem custos.

    Como a avaliação têm sempre um factor teórico muito raramente existem 2 avaliações iguals. O problema é que normalmente quem 'volta' a avaliar é o mesmo perito.

    Vou dar um exemplo que ocorreu comigo num pedido de crédito à avaliação veio com n itens que não fazia sentido, por exemplo
    *a áreas das varandas estavam avaliadas pelo dobro das áreas da box
    * como havia poucos t4 na urbanização foi considerado que esse era um factor depreciativo

    Resultado : avaliação do apartamento novo = valor apartamento usado (5 anos ) sem box e área util menor.
    Reclamei da avaliação - resposta : o valor da avaliação já tinha em conta todas as situações identificadas e o valor era aquele.

    Mais tarde vim a descobrir que o banco em causa tinha apartamentos à venda nessa urbanização e que aquele em especifico era de um construtor sem qualquer ligação à esse banco .
    Os apartamentos desse banco até tinham um valor de avaliação superior mas eram apartamentos (a meu ver) muito mal 'arrumados'
  5.  # 5

    É claro que tive que suportar os custos e não comprei o dito
  6.  # 6

    Para reclamar o valor da avaliação, a quem devemos dirigir a mesma?!
  7.  # 7

    Ao próprio banco. Normalmente entrega a mesma ao gestor do seu pedido de crédito que o irá encaminhar para quem de direito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fsantos23
 
0.0104 seg. NEW