Colocado por: lilianapBom dia,
Nao sou mto entendida no assunto dai a estar a escrever aqui para ver se encontro ajuda de quem esta mais a vontade nesta área.
estou neste momento a pensar se compro terreno e contruo-o ou se compro casa e reconstruo-a...a questao é que na zona onde moro (porto) casa para reconstruir nunca vai pra menos de 80000€ e com esse valor acho k já ajuda pra construir uma coisa ao meu gosto. Tambem nao queria gastar mt....o meu limite eram mesmo os 120000€, e tambem nao quero uma coisa mt grande...sera que me podem elucidar um pouco sobre este assunto?
obg
Colocado por: Luis K. W.lilianap
O fernando gabriel arq vai pensar que isto é perseguição. :-)
É que não há maneira de estarmos de acordo!
A minha opinião é, portanto, diferente.
1. A aquisição de um imóvel prende-se sobretudo com a LOCALIZAÇÃO. O problema de um imóvel não é a cozinha ser medonha, os azulejos serem horríveis, ou ter quartos a mais e a sala ser pequena. Isso muda-se.
A LOCALIZAÇÃO é que não (ou não seria um «imóvel»!) :-)
Sugiro que procure o que há à venda (terrenos E casas antigas) NA ZONA onde pretende viver, e só depois faça contas.
Além disso, o IVA sobre a mão-de-obra numa construção nova é de 20%, enquanto que numa remodelação é de 5%, e isto pode ser uma diferença significativa no valor final da obra.
Para além disso, todo o processo (incluindo burocracias) de construção de uma casa nova pode demorar 3 anos (ou mais), enquanto que uma remodelação não deveria mudar nem 1 ano.
Colocado por: Luis K. W.do que comprar um palácio (ou um terreno para construir um palácio) situado por baixo de um viaduto de autoestrada, com comboio e postes de alta tensão na traseira, e rodeado por bairro de lata onde prospera o tráfico de droga.