Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

agora imagine casa com teto falso com la de rocha com papel ,caixa de ar do teto de 25 cm
    eu sendo do ramo da construçao a muitos anos gosto sempre de ouvir sempre outras opinioes.
    quanto a barreira de vapor de 4 orçamentos que pedi e preguntei se era necesario todos os 4 disseram que era dinheiro deitado fora
    nao seria por 200 euros que nao a metia.. vamos ver se nao terei problemas.
  2.  # 22

Colocado por: Anonimo16062021
    Jorge,esses artistas biscateiros que dizem isso são aqueles que não evoluíram no tempo
    Concordam com este comentário:simples
    nao digo que nao ,agora um nao pode saber de tudo temos confiar desconfiando..
  3.  # 23

Bom dia,

Vou introduzir nesta conversa, pois é de todo o meu interesse. A cobertura da nossa moradia será plana, e a solução que temos em vista neste momento é a seguinte: após a lage, colocar roofmate (com espessura a designar), pendentes, tela PVC e, posteriormente, caso seja possível em termos monetários, outra camada de roofmate e a manta geotêxtil. No fim colocar godo ou argila expandida. Qual a vossa opinião?
  4.  # 24

Colocado por: MSA001Bom dia,

Vou introduzir nesta conversa, pois é de todo o meu interesse. A cobertura da nossa moradia será plana, e a solução que temos em vista neste momento é a seguinte: após a lage, colocar roofmate (com espessura a designar), pendentes, tela PVC e, posteriormente, caso seja possível em termos monetários, outra camada de roofmate e a manta geotêxtil. No fim colocar godo ou argila expandida. Qual a vossa opinião?

Como já foi dito aqui os isolamentos duplos devem ser evitados.

As membranas de PVC à partida não são uma má solução, no entanto são bastante sensíveis a variações de temperatura. Procure instalar uma membrana que lhe dê algumas garantias em termos de qualidade (no mínimo deve ter uma espessura de 1,2mm mas melhor seria 1,5mm).

Importante no caso do PVC é também garantir que não haja incompatibilidades entre materiais. Se por exemplo não houver uma camada de separação entre o Roofmate e o PVC, os plastificantes do PVC vão migrar para o isolamento e a membrana começa a ressequir, tornando-se mais vulnerável.

Não se esqueça também de instalar uma barreira pára-vapor antes de colocar o isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 25

Colocado por: simples

Como já foi dito aqui os isolamentos duplos devem ser evitados.

As membranas de PVC à partida não são uma má solução, no entanto são bastante sensíveis a variações de temperatura. Procure instalar uma membrana que lhe dê algumas garantias em termos de qualidade (no mínimo deve ter uma espessura de 1,2mm mas melhor seria 1,5mm).

Importante no caso do PVC é também garantir que não haja incompatibilidades entre materiais. Se por exemplo não houver uma camada de separação entre o Roofmate e o PVC, os plastificantes do PVC vão migrar para o isolamento e a membrana começa a ressequir, tornando-se mais vulnerável.

Não se esqueça também de instalar uma barreira pára-vapor antes de colocar o isolamento térmico.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

quanto à espessura no mínimo será 1.5, ainda não encontramos superior. então não aconselham duas camadas de roofmate?
    qual a sequência que aconselham?
    Ja ouviram falar em telas de alumínio para o isolamento?
  6.  # 26

MSA0001, O sistema de impermeabilização por telas em PVC, prescreve a solução para o qual foi ensaiadas e certificada, Utilize a solução preconizada pelo fabricante.Deixem-se de invenções.

As telas de aluminio.. tipo aquelas com bolhinhas ou similares..... esqueça...

O que dizem os autores dos projectos?
  7.  # 27

Aproveito o tópico do nosso colega, espero que ele não se importe, para me darem a vossa opinião do que trocavam ou melhoravam da proposta de cobertura que irá ser feito em minha casa.
    Algum aspecto que tenha de ter principal atenção nesta sequência?

• espt
    • 8 setembro 2016

# 28

É acessível a cobertura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt
  8.  # 29

Falcon 16 esse sistema que postou custa quanto por m2?
  9.  # 30

Colocado por: esptÉ acessível a cobertura?

Não, espt, não é acessível mas entendo a pergunta...o objectivo é "aligeirar" na carga sobre a laje

Colocado por: C. LoboFalcon 16 esse sistema que postou custa quanto por m2?

Boa questão....só fazendo contas
    • espt
    • 8 setembro 2016

# 31

A mim parece-me que vai gastar muito mais nas lajetas com isolamento, e vai ter muito trabalho a limpar as mesmas se forem visíveis.

Tirando isso, não sei se a lá de rocha "faz muito sentido" sobre o gesso no último andar, mas os entendidos que comentem... EU acho que faz mais sentido se tiver habitação por cima para abafar acusticamente, mas como é cobertura, a chuva com essas camadas não se ouve... :)

Se tiver dito uma "bacurada" perdoem-me
  10.  # 32

As mantas com alumínio funcionam como refletoras de calor por radiação, no resto são limitadas, mas têm o seu uso, tanto quanto têm as películas de baixa emissividade e o enchimento com Argon nos vidros duplos...
  11.  # 33

Colocado por: esptA mim parece-me que vai gastar muito mais nas lajetas com isolamento, e vai ter muito trabalho a limpar as mesmas se forem visíveis.

Tirando isso, não sei se a lá de rocha "faz muito sentido" sobre o gesso no último andar, mas os entendidos que comentem... EU acho que faz mais sentido se tiver habitação por cima para abafar acusticamente, mas como é cobertura, a chuva com essas camadas não se ouve... :)

Se tiver dito uma "bacurada" perdoem-me

As lajetas não vão ficar visíveis, e por acaso achei que para futura limpeza/reparação seria mais fácil com as lajetas do que com o godo...já não falando do peso superior que o godo tem em relação ás lajetas.

A minha ideia quanto à lã de rocha, foi pelo aspecto térmico. Assim estava a limitar o aquecimento da laje. Ou se calhar o que vou ganhar com a lã de rocha não compensa o investimento?!
    • espt
    • 9 setembro 2016

# 34

Se não se vêm menos mal, mas sempre achei que isso é muito bonito novo, quando começar a ficar sujo tem de andar de máquina de pressão e o xps de baixo não vai gostar se calhar :) O godo sempre disfarça :) Mas isto é uma opinião pessoal; alem disso, depois de limpar, o lixo vai ficar muito entre as telas e o xps que está "no ar".

Eu não vejo grande benefício na lá no teto da cobertura, MAS se calhar faz sentido, não sei, deixe falar com sabe e tem conhecimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tiagof
  12.  # 35

Colocado por: falcon16Aproveito o tópico do nosso colega, espero que ele não se importe, para me darem a vossa opinião do que trocavam ou melhoravam da proposta de cobertura que irá ser feito em minha casa.
    Algum aspecto que tenha de ter principal atenção nesta sequência?

Caros foristas, avanço com esta proposta?
  13.  # 36

Se as pendente forem complicadas, eu não meteria lajeta.

Mantendo a lajeta, aumentava o PU, para 8cm... e as lajetas, seriam do tipo simples ( pois não faz qq sentido serem providas de isolamento termico nessa situação)
    E a lã de rocha, não sei porque precisa dela ( já tem o isolamento sobre a laje!!!? Veja isso com o projectista da termica. ( não sei como é a correcção de pontes termicas da restante envolvente - leva ETICS?)
  14.  # 37

eu deixava na mesma a lã de rocha. com preço reduzido, além de isolamento acustico, faz isolamento térmico a cerca de 20 cm abaixo do tecto. pode ajudar a reduzir a ponte termica linear na ligação entre a parede e a laje de cobertura. mas era necessário + elementos de projeto pra confirmar isso.
    quanto as lajetas termicas, são sispensáveis
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 38

Colocado por: Pedro BarradasSe as pendente forem complicadas, eu não meteria lajeta.

Mantendo a lajeta, aumentava o PU, para 8cm... e as lajetas, seriam do tipo simples ( pois não faz qq sentido serem providas de isolamento termico nessa situação)
    E a lã de rocha, não sei porque precisa dela ( já tem o isolamento sobre a laje!!!? Veja isso com o projectista da termica. ( não sei como é a correcção de pontes termicas da restante envolvente - leva ETICS?)

Não as pendentes serão fáceis de executar.
    Não percebo porque diz que não faz sentido terem isolamento térmico, não é uma mais valia para as telas serem protegidas do sol ou das geadas?Porque mesmo com as lajetas simples à transmissão de calor para as telas certo?
    A ideia da lã de rocha seria sobretudo para não estar a aquecer a laje no inverno, ou seja, teria uma primeira barreira térmica antes da laje...Acha que o que vou gastar na lã não vai compensar no futuro no aquecimento?

Obrigado Pedro!
  16.  # 39

Boa tarde,

Contactamos outra empresa de impermeabilização e o que esta empresa nos propôs foi fazer a cobertura de forma invertida, ou seja, primeiro a tela PVC e depois 10mm de roofmate, seguida de manta geotêxtil e godo. Argumentaram que a tela PVC é mais frágil que o roofmate, por isso deveria ficar protegida. O que acham?
  17.  # 40

Tem comparativos de custos?

Colocado por: falcon16Não percebo porque diz que não faz sentido terem isolamento térmico, não é uma mais valia para as telas serem protegidas do sol ou das geadas?Porque mesmo com as lajetas simples à transmissão de calor para as telas certo?

Protege as telas da acção directa do sol... mas para isso não precisa lá estar o isolamento termico( nas lajetas).Entende? a placa de betão já faz de protecção., como vai meter sobre apoios, tem uma pequena caixa de ar.

Colocado por: MSA001Contactamos outra empresa de impermeabilização e o que esta empresa nos propôs foi fazer a cobertura de forma invertida, ou seja, primeiro a tela PVC e depois 10mm de roofmate, seguida de manta geotêxtil e godo.

é uma boa solução também.

Colocado por: MSA001Argumentaram que a tela PVC é mais frágil que o roofmate, por isso deveria ficar protegida.

Explicaram mal ou não percebeu a explicação.

Colocado por: falcon16ideia da lã de rocha seria sobretudo para não estar a aquecer a laje no inverno, ou seja, teria uma primeira barreira térmica antes da laje...Acha que o que vou gastar na lã não vai compensar no futuro no aquecimento?

essas contas tem de ser o seu projectista da termica a fazer. O técnico tem todos os dados para lhe explicar isso e simular as diversas opções.

0.0258 seg. NEW